Fechar

4 dicas para ter uma alimentação saudável

Nos tempos atuais, nossos dias parecem contar com menos horas do que deveriam. Em meio à rotina caótica na qual vivemos, muitas vezes, é quase impossível achar um tempo para pensar em uma alimentação saudável e equilibrada.

Entretanto, o hábito de recorrer aos alimentos pouco saudáveis pode ser, no longo prazo, um tiro saindo pela culatra. Com o passar do tempo, o organismo passa a sentir o peso de nossas escolhas alimentares inadequadas.

Felizmente, a falta de tempo não precisa mais ser desculpa para não ingerir produtos saudáveis! Hoje em dia, é possível manter uma rotina alimentar e se alimentar bem, mesmo tendo um cotidiano corrido.

Então, acompanhe este post e confira nossas 4 dicas imperdíveis para manter uma alimentação nutritiva e saborosa!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é uma alimentação saudável?

Comer bem significa ingerir uma grande variedade de alimentos, incluindo, no cardápio, algumas opções que passem por todos os grupos alimentares. Dessa forma, todos os nutrientes necessários (como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos) são obtidos por meio da alimentação, de forma balanceada.

Somada a uma vida mais ativa e sem vícios, uma nutrição adequada nos permite manter a saúde sempre em dia, reduzindo os riscos de doenças e de deficiências vitamínicas, extremamente prejudiciais para nosso organismo.

Como manter uma alimentação saudável?

Chegou até aqui e não faz ideia de como começar? Confira as nossas dicas a seguir!

1. Faça pratos coloridos

Essa dica é velha conhecida pela maioria das pessoas e resume bem um dos pontos mais importantes da alimentação saudável: a variedade de alimentos. Nós, brasileiros, somos extremamente sortudos por contar com uma vastíssima gama de produtos diferentes e ricos em nutrientes, que possibilitam a criação de pratos atrativos e coloridos.

Por isso, sempre tente deixar o seu prato cheio de cores. No reino vegetal, as cores dos alimentos normalmente nos dão uma dica de quais são os seus principais nutrientes, graças aos pigmentos contidos em suas estruturas. Escolhendo cores diferentes, você consumirá vitaminas e minerais diversificados.

2. Invista na escolha de alimentos ricos em fibra

Você lida frequentemente com problemas digestivos e falta de energia? Saiba que seu problema pode ser facilmente resolvido com a inclusão de mais fibras na dieta. Elas são estruturas dos vegetais que não são absorvidas pelo nosso organismo, auxiliando no processo de digestão e no funcionamento do metabolismo.

As fibras também colaboram com a redução dos níveis de colesterol ruim e nos ajudam a ter uma sensação maior de saciedade, contribuindo para um emagrecimento saudável. Uma boa maneira de obtê-las é abusar do consumo de frutas e de legumes.

3. Reduza o sal e o açúcar

A maioria de nós atribui o sabor das comidas a quantidades excessivas de sal e de açúcar. No entanto, tais produtos podem, inclusive, mascarar todo o potencial dos alimentos. Como alternativa para os preparos de salgados, podemos citar a utilização de temperos e especiarias. Já para adoçar as sobremesas, temos opções mais naturais, como stevia ou tâmaras, além de açúcares menos refinados e que contam com propriedades nutricionais, como é o caso do mascavo.

4. Prefira alimentos naturais e integrais

Nós somos aquilo que comemos e, por isso, devemos fazer escolhas inteligentes. A melhor alternativa para manter a saúde é, sem dúvidas, investir em alimentos naturais e integrais, com pouca ou nenhuma interferência de conservantes e realçadores de sabor.

Encontrar produtos saudáveis pode parecer um desafio, mas é bem simples se você souber onde procurá-los. Os programas de assinaturas, por exemplo, são uma opção viável e prática para que todos tenham acesso a esse tipo de alimentação. Procurar em feiras e mercadinhos de sua cidade também garantirá ótimos achados com preços justos.

Viu como é fácil ter uma alimentação saudável sem descuidar de seus outros afazeres? Afinal de contas, cuidar da alimentação é um investimento para o futuro e garante bem-estar e qualidade de vida, permitindo que você tenha mais energia e produtividade!

E aí, gostou do texto? Aproveite para conhecer os nossos produtos, todos pautados em uma alimentação saudável e inclusiva, sem perder a praticidade que almejamos. Até a próxima!

Comentários

Comentário

Fechar