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13 alimentos que auxiliam na produção de colágeno

A produção de colágeno é super importante para a saúde, porque ele ajuda a manter pele, unhas e cabelos mais saudáveis e renova as células do corpo. Além dos benefícios, é fácil de encontrar alimentos que o contenha.

Com o passar dos anos a produção de colágeno no organismo cai, mas a boa notícia é que você pode repor consumindo alimentos ricos em nutrientes que auxiliam a sua produção.

Gostou? Continue a leitura e confira os alimentos que ajudam na produção do colágeno e os benefícios!

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Saiba o que é colágeno e a sua importância para o organismo

O colágeno corresponde a 30% das proteínas do organismo e é encontrada no coração, rins, vesícula biliar, vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, ossos, tendões, ligamentos etc. É constituído de arginina, glicina, hidroxiprolina e prolina, sendo responsável por dar sustentação às células, mantendo-as juntas. Encontrado em grande quantidade nas unhas e cabelos, é capaz de proteger e renovar as células, além de dar firmeza e elasticidade à pele.

Sua ausência no organismo pode causar fragilidade capilar, rugas precoces, tendinites e dores articulares, perda óssea, flacidez, unhas fracas e quebradiças etc. Para evitar os problemas citados, é importante fazer a reposição por meio de alimentos que estimulem a produção de colágeno.

Descubra quais alimentos auxiliam a produção do colágeno

Veja abaixo uma lista com 13 alimentos que você pode incluir na sua rotina para repor colágeno. Confira!

1. Linhaça

A linhaça é rica em fibras e ômega 3, essenciais para manter a pele sempre jovem.

2. Frutas cítricas

Alimentos de cor vermelha e cítricos são fontes de vitamina C, que auxilia na síntese de colágeno. Além disso, as frutas cítricas também contêm flavonoides, que atuam como antioxidantes, fortalecendo as células e combatendo o envelhecimento precoce.

3. Gelatina

A gelatina é muito consumida por quem está de dieta e é rica em colágeno. Por ser fonte de proteínas e vitaminas, ela traz diversos benefícios à saúde da pele.

4. Leguminosas e folhas escuras

Vegetais verde-escuros, como brócolis, rúcula, espinafre, couve e agrião; e as leguminosas, como lentilha e feijão; são fontes ricas de ácido fólico, fundamental ao nosso organismo. Esse nutriente é responsável pela formação de proteínas e colágeno, sendo então indispensável na replicação das células.

5. Ovos

Os ovos são muito consumidos por quem faz dietas e atividades físicas. Como é uma fonte de proteína, os ovos estimulam a produção de colágeno, o que ajuda enrijecer os músculos e combater a flacidez da pele.

6. Chá branco

Muito benéfico para a saúde da pele, o chá branco atua protegendo as proteínas existentes na estrutura, evitando a ação de enzimas que podem destruí-la.

7. Alho

O alho contém enxofre, taurina e ácido lipoico. Os dois últimos são capazes de reconstruir fibras de colágeno que já foram danificadas.

8. Ostras

As ostras são fontes de zinco, um mineral importante para a formação de colágeno no organismo.

9. Soja

A soja contém genisteína, um hormônio capaz de bloquear enzimas que promovem o envelhecimento da pele, e acelerar a produção de colágeno.

10. Amêndoas, castanhas e nozes

São ricas em vitamina E, que é fundamental para a produção de colágeno. Além disso, contêm ácidos graxos poli-insaturados, que ajudam a manter a vitalidade da pele.

11. Beterraba, pimenta e tomate

A beterraba, a pimenta e o tomate contêm o antioxidante licopeno, que age como um protetor solar natural, protegendo a pele contra danos. Além disso, aumenta os níveis de colágeno do organismo.

12. Aveia

Fonte de silício, um mineral que ajuda na manutenção da rigidez celular, a aveia age sobre as articulações, cartilagens, tendões e músculos, diminuindo dores e problemas originados pela falta de colágeno.

13. Carnes, peixes e derivados de animais

Esses alimentos são ricos em proteínas e vitaminas B6 e B12. São também essenciais para a saúde intestinal, pois atuam no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e lipídios.

O colágeno é a proteína em maior quantidade em nosso organismo e com o a idade sua produção diminui. É importante consumir alimentos que estimulem sua produção, para uma maior qualidade de vida.

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