Fechar

Como preparar marmita? Confira o passo a passo

Ter uma refeição que foi feita por você no trabalho é uma forma saborosa de garantir que consuma os nutrientes de que precisa, distribuídos entre seus alimentos prediletos, sem excesso de sal e conservantes.

Pode parecer desafiador no começo, mas depois que você entende suas necessidades nutricionais, de acordo com o estilo de vida que possui, e passa a ter mais contato com o que come, é possível planejar refeições variadas e ainda economizar.

Em ambientes empresariais, o número de colaboradores que se alimentam com o que levam de casa tem sido cada vez maior. As marmitas se destacam como ótimas opções para controlar a alimentação.

Acompanhe nossa publicação para saber como preparar marmita e ter uma dieta mais saudável!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Organize um cardápio semanal

Para montar suas marmitas, considere o período em que você permanece no trabalho ou fora de casa e pense nos almoço e nos lanches que faz ao longo dele. Depois, vale a pena separar um dia da semana, como sábado ou domingo, para se organizar.

Para almoçar, monte a sua marmita com:

  • uma boa fonte de proteína: como frango, ovo ou peixe;
  • carboidrato: entre eles arroz integral, batata, mandioca;
  • leguminosa: como feijão, grão-de-bico, lentilha;
  • gordura: azeite e óleo de coco;
  • legumes e hortaliças: ricas em nutrientes e minerais.

No caso de vegetarianos e veganos, a recomendação é dobrar a porção de leguminosas ou substituí-las por alimentos como cogumelos, a fim de garantir o aporte diário de fontes proteicas.

Para os lanches, opte por preparações minimamente processadas e evite o excesso de açúcar. Considere organizar um mix de oleaginosas e frutas secas, que dispensam refrigeração e satisfazem a fome sem que criem picos de glicemia. Se dispuser de uma geladeira no local em que trabalha, vale também enriquecê-los com iogurtes ou ovos.

Além deles, cookies integrais, salgados funcionais e biscoitos feitos com farinha de aveia, coco, arroz, linhaça ou de baixo índice glicêmico, em geral, ajudam a controlar a fome.

Deixe os alimentos preparados

Para ter mais facilidade no modo como preparar marmita, cozinhe tudo em uma quantidade maior e distribua em recipientes. Se preparar muito feijão, por exemplo, você pode deixá-lo no congelador para utilizá-lo em outras semanas.

Lembre-se de que as marmitas prontas podem ser conservadas em geladeira por, em média, uma semana. No freezer, ficam de dois até três meses.

Para suas saladas e lanches, lave as folhas e frutas e as isole na geladeira, guardando-as na gaveta em que recebem menos frio, já que o excesso pode estragá-las.

Coloque as marmitas em recipientes adequados

Para guardar e transportar suas marmitas prefira potes de vidro, como os herméticos, cujo material não afeta o sabor da comida nem tampouco libera quaisquer substâncias que possam ser danosas à sua saúde.

Ao transporte, escolha bolsas e lancheiras térmicas que conservem os alimentos, evitando que a comida se estrague antes da hora de sua refeição.

Entender como preparar marmita e colocar o hábito em prática proporciona a você uma conexão mais próxima com a comida e uma excelente forma de ter saúde, conscientizando-se sobre as escolhas que faz em seu dia a dia.

Compre produtos para sua marmita na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar