Fechar

Conheça 5 livros sobre dieta que você deve ler o quanto antes

Iniciar a reeducação alimentar pode parecer desafiador, mas a longo prazo proporciona benefícios tão grandes que o estímulo acaba se renovando. Para transformar hábitos e conhecer mais sobre alimentação saudável, uma boa alternativa é ter contato com livros sobre dieta que orientam a respeito de práticas e receitas adequadas para incluir no dia a dia.

Seja para emagrecer, combater alguma doença ou ter mais bem-estar e longevidade, o acesso a obras de especialistas em nutrição e de pessoas que se aprofundam em pesquisas sobre o tema é uma ótima maneira de obter conhecimento.

Continue a leitura do nosso artigo e acompanhe indicações de livros que você pode incluir entre suas referências!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. O peso das dietas, de Sophie Deram

Nesta obra que se tornou referência no Brasil, Sophie Deram, francesa e PhD em nutrição, fala de hábitos sustentáveis a longo prazo e sobre a importância de evitar dietas restritivas e comportamentos imediatistas que só garantem emagrecimento sem qualidade.

Em uma linguagem acessível, distribuída em capítulos que abordam temas como relação com a comida e nutrição comportamental, Sophie dá dicas de como melhorar hábitos alimentares sem banir alimentos prazerosos da rotina. Também mostra como encontrar o equilíbrio para fazer as melhores escolhas e garantir a manutenção do peso saudável, respeitando os limites individuais de corpo e mente.

2. Sugar blues: o gosto amargo do açúcar, de William Dufty

Para quem tem dificuldade de controlar o consumo de doces e deseja saber mais sobre os efeitos do açúcar no organismo, o livro de William Dufty, escrito em 1975, continua bastante atual. O autor aborda sua relação com o alimento e as modificações que teve em seu corpo e em seus hábitos depois que resolveu tirá-lo da dieta.

Sugar blues não pretende ser interpretado como verdade absoluta e nem controlar os hábitos alimentares de todos, mas ajuda a conscientizar sobre quão nociva essa relação com o açúcar pode ser, especialmente diante das epidemias de diabetes e obesidade que vivenciamos hoje — quadro ainda mais preocupante entre crianças e jovens.

3. Pense Magro — A dieta definitiva de Beck, de Judith S. Beck

Com ensinamentos que abrangem um planejamento de seis semanas para melhorar a relação com a comida e ser capaz de emagrecer, o livro aborda as mudanças que a autora Judith S. Beck adotou em sua vida, incluindo os fundamentos de terapia cognitiva, dada a importância da mente no processo.

Entre as indicações, destacam-se a relevância de distinguir a fome da vontade de comer, estabelecer objetivos a longo prazo, escolher um padrão alimentar que seja flexível em vez de um hábito completamente restritivo, comer porções menores e evitar a compra de produtos que possam sabotar a dieta.

4. O sabor da harmonia, de Laura Pires

Baseado nos preceitos da culinária ayurvédica — originada na Índia com o intuito milenar de promoção da saúde e do equilíbrio —, o livro de Laura Pires ensina a criar hábitos para que cada pessoa respeite os limites do próprio corpo, desintoxicando-o e curando seus males com receitas que envolvam ingredientes naturais e que colaborem a favor da plenitude.

5. Comer bem! Como? de Patrícia Bittencourt e Paula Azambuja Ribeiro

Escrito por autoras brasileiras, o livro é um manual acessível para estabelecer preceitos de uma vida saudável que não se restringe à busca eterna pelo emagrecimento.

Patrícia Bittencourt e Paula Azambuja Ribeiro abordam hábitos e métodos que permitem combater problemas relacionados a intestino preso, estresse, compulsão alimentar e indisposição, bem como ensinamentos sobre compra e preparo de alimentos.

Além de conferir livros sobre dieta, quem deseja emagrecer e encontrar um estilo de vida mais saudável deve procurar o apoio de profissionais nutricionistas e médicos que possam fornecer orientações de acordo com a individualidade de cada pessoa.

Gostou de nossas dicas de leituras e quer que mais amigos tenham acesso a este conteúdo? Então compartilhe nosso artigo em suas redes sociais!

Comentários

Comentário

Fechar