Fechar

Veja as diferenças entre alimentos orgânicos e não orgânicos

O setor alimentício do mercado é um dos mais dinâmicos de todos, com descobertas a cada dia. Algumas são bastante benéficas para a produção e para a saúde dos consumidores, enquanto outras, infelizmente, nem tanto. É nesse contexto que o uso de alimentos orgânicos se mostra importante para a população.

Como sabemos, há uma enorme demanda por alimentos em todo o mundo. Isso faz com que novas tecnologias surjam visando o maior volume produtivo, mas muitas vezes esse lucro não é acompanhado por ganhos na área da saúde. Por isso, consumir comidas sem o uso substâncias nocivas pode ser uma boa maneira de ser mais saudável.

Mas afinal, o que são os alimentos considerados orgânicos? Quais são as diferenças em relação aos que não são orgânicos? Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Afinal, o que são os alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são todos aqueles produzidos de modo completamente natural, sem a utilização de insumos químicos para potencializar o crescimento da planta ou mantê-la, por exemplo, livre de pragas (como é o caso dos agrotóxicos).

Além disso, as plantas empregadas no caso da agricultura orgânica não têm material genético transgênico. Isso significa que não foram modificadas em laboratório para ganhar produtividade ou resistência a diversos fatores ambientais.

Quais são as principais diferenças entre os alimentos orgânicos e os não orgânicos?

A principal vantagem do uso de alimentos oriundos da agricultura orgânica é a não utilização de produtos químicos potencialmente nocivos para a saúde. Para evitar problemas com pragas ou a queda de produção, os produtores orgânicos se valem de estratégias de cultivo. Assim, abrem mão de inseticidas que depois seriam consumidos por humanos e animais.

Outra diferença crucial está na utilização de fertilizantes naturais, ao contrário da indústria convencional, que emprega adubos com compostos químicos. Na orgânica, somente adubos também orgânicos ou provenientes de rochas são usados.

Isso faz com que o consumo dos orgânicos seja bem mais benéfico por não conter substâncias capazes de causar estrago em nosso organismo. Além disso, o sabor desses ingredientes é mais acentuado, originando refeições muito mais saborosas e saudáveis.

Por fim, podemos citar o tamanho dos produtos como outra diferença existente. Abrindo mão de estratégias químicas e tecnológicas para a produção, os alimentos orgânicos são normalmente menores do que os não orgânicos.

Como se não bastasse a vantagem para o organismo dos consumidores, a agricultura orgânica presta um grande serviço ao planeta Terra. Explica-se: a isenção do uso de produtos químicos poupa o solo e as águas utilizáveis da região, já que não há contaminação do meio ambiente.

Quais alimentos são produzidos de forma orgânica no Brasil?

Há uma grande variedade de produtos orgânicos produzidos em nosso país. Embora ainda seja um número pequeno em comparação aos que não são orgânicos, pode-se dizer que a quantidade vem crescendo graças à maior preocupação dos consumidores com a saúde.

Os maiores produtores orgânicos no território brasileiro são, ainda, oriundos de famílias que cultivam os próprios alimentos. No entanto, espera-se que esse mercado passe a ser de grande escala no futuro.

Os alimentos mais produzidos de forma completamente orgânica por aqui são:

  • mel;
  • óleo de palma;
  • pequi;
  • leite;
  • uva;
  • mel;
  • café;
  • cana;
  • palmito;
  • hortaliças e frutas em geral.

Como podemos ver, o consumo de alimentos orgânicos é extremamente benéfico para a saúde e para o meio ambiente. Por isso, sempre que possível, priorize esse tipo de ingrediente e contribua para a economia da agricultura familiar, para a saúde do nosso planeta e para o bem-estar do seu organismo!

Compre produtos orgânicos na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar