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Conheça mais sobre a dieta nórdica

Comer como os vikings é a nova tendência para perder quilos e ganhar saúde. Essa é a promessa da dieta nórdica, que se baseia na alimentação dos povos escandinavos e nórdicos — ou seja, suecos, noruegueses, dinamarqueses, finlandeses, islandeses e groenlandeses. Contudo, você já sabe quais são os alimentos que compõe esse cardápio? É sobre isso que falaremos neste post!

Apesar de ter ganhado maior projeção atualmente, a dieta nórdica se tornou oficial ainda em 2004, quando um grupo de chefs, nutricionistas e cientistas estudaram a alimentação desses povos, que contém menos açúcar, menos gordura e duas vezes mais fibras. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura do post!

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O que é a dieta nórdica?

A dieta nórdica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma excelente opção para quem busca prevenir doenças, melhorar o funcionamento do organismo e perder peso — não voltando a engordar. Como já mencionamos, ela está baseada na alimentação dos povos escandinavos e nórdicos.

O cardápio desses povos originalmente é caracterizado por um alto teor de peixes, frutas, legumes e cereais integrais. Trata-se de uma dieta muito semelhante à mediterrânea, com diferença na fonte de gordura: enquanto a primeira enfatiza o óleo de canola, a segunda enfatiza o azeite.

Dessa forma, na dieta nórdica, é possível apostar no consumo dos seguintes alimentos:

  • peixes gordos, como arenque, salmão e cavala, que reduzem o risco de doenças cardíacas, são fontes de ômega-3 e ajudam a controlar a pressão;
  • frutas vermelhas, como amoras, mirtilos, framboesas, morangos etc, que tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, além de retardarem o envelhecimento da pele;
  • grãos integrais, como centeio, aveia e cevada (alguns dos principais cultivados em terras frias), ricos em fibras e com baixo teor de gorduras;
  • vegetais e verduras de raiz, como cenoura, beterraba, nabo, cebola, batata (quase sempre cozida) espinafre, couve, alho-poró, acelga etc.

Além disso, tanto os laticínios (como queijos, iogurtes, entre outros) quanto as aves, carnes vermelhas e de caça devem ser consumidos com moderação. Carnes processadas, industrializados e alimentos com grandes quantidades de açúcar não fazem parte da dieta.

Quais são os prós e os contras da dieta nórdica?

A dieta nórdica apresenta uma série de benefícios, que vão além da perda de peso. De acordo com uma pesquisa realizada na Suécia, pelo instituto Karolinska, comer como um viking pode trazer melhorias à saúde do cérebro durante a velhice.

Além disso, de acordo com a OMS, tanto a dieta nórdica quanto a mediterrânea ajudam a reduzir o risco de algumas doenças, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

Já as fibras presentes em abundância nos grãos integrais e os antioxidantes das frutas (sobretudo vermelhas) ajudam a reduzir o inchaço e a celulite, além de diminuírem as inflamações celulares e melhorarem a circulação sanguínea.

No entanto, é claro que, quando falamos de alimentação, é importante ressaltar que pessoas diferentes apresentam necessidades diversas. Por exemplo, algumas podem precisar de mais gordura, outras de menos.

Por outro lado, algumas precisam de mais carboidratos, enquanto outras devem ingeri-los em menor quantidade. Dietas como a nórdica generalizam necessidades nutricionais específicas para cada indivíduo.

Sendo assim, antes de iniciar qualquer dieta, é indispensável procurar primeiramente o auxílio de um profissional capacitado, como um nutricionista. Somente ele poderá fazer uma avaliação completa de cada caso para avaliar se a adoção do plano alimentar é ou não indicado, além de preparar de maneira correta o cardápio a ser seguido, assegurando uma alimentação saudável e sem danos à saúde e ao organismo.

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