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Conheça os benefício de consumir algas marinhas

Você já pensou em consumir algas marinhas? A alimentação de pessoas com intolerância à lactose pode ser um desafio, e a principal preocupação desses indivíduos é em relação ao cálcio, um mineral que está presente em abundância no leite e em seus derivados.

A ingestão adequada do cálcio também é uma preocupação frequente na vida dos veganos, ou seja, pessoas que não consomem nenhum ingrediente de origem animal, como é o caso dos laticínios. Felizmente, há opções de alimentos que auxiliam os dois grupos citados. Um bom exemplo de alimento benéfico e rico em cálcio são as algas marinhas.

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e fique por dentro dos benefícios das algas para a saúde e saiba como é possível consumi-las e fazer desse consumo um hábito no dia a dia. Boa leitura!

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O que são as algas?

Por muitos anos, a ciência considerou as algas como plantas aquáticas. Hoje em dia, elas estão situadas em um grupo específico, já que possuem algumas diferenças em relação ao reino vegetal: uma delas, por exemplo, é a não existência de vasos condutores de seiva, presentes nas plantas.

Apesar disso, as algas também fazem fotossíntese e, portanto, retiram o seu alimento da energia solar. Outra característica desses seres é que eles podem ser tanto pluricelulares (ou seja, ter várias células em seu organismo) quanto unicelulares (aqueles que têm apenas uma célula).

Como podemos consumi-las?

As algas são parte fundamental da culinária de algumas culturas, principalmente as do Oriente. No entanto, é possível incorporá-las em seu dia a dia mesmo sem fazer alterações consideráveis em sua dieta.

Um bom exemplo de maneira de incorporar as algas na rotina é incluí-las em sucos ou bebidas variadas. Além disso, é possível utilizá-la em forma de pó, misturada às principais refeições.

Outra dica bacana é incluir as algas em saladas, já que elas combinam super bem com a maioria dos vegetais. Sopas também são uma ótima opção!

Quais são os benefícios de consumir algas marinhas para a saúde?

As algas marinhas são repletas de nutrientes, sendo os principais deles:

  • cálcio;
  • iodo;
  • magnésio;
  • vitaminas do complexo B;
  • ômega 3.

Além disso, elas são uma rica fonte de aminoácidos e fibras alimentares, contribuindo para a melhora de uma série de sistemas de nosso organismo. Confira, a seguir, algumas das vantagens de seu consumo.

Previne os problemas ósseos

Por conta de seu alto teor de cálcio, as algas são uma ótima maneira de prevenir problemas ósseos e articulares, como a osteoporose e a artrite. Além disso, elas auxiliam na saúde bucal, deixando os dentes mais fortes.

Melhora o funcionamento do cérebro

Como vimos anteriormente, as algas são ricas em vitaminas e minerais variados, além de vários aminoácidos. As vitaminas do complexo B, por exemplo, têm papel crucial na manutenção dos neurônios. Com isso, pode-se afirmar que elas são muito benéficas para a saúde do cérebro.

Previne problemas gastrointestinais

Os problemas gastrointestinais, como as úlceras, gastrites ou até mesmo a constipação são parte do dia a dia de boa parte da população. As algas são uma boa maneira, com poucas calorias, de reverter ou prevenir esse quadro, graças às fibras alimentares presentes em sua composição.

Melhora a saúde cardiovascular

Por fim, é possível afirmar que as algas são muito boas para a saúde do coração e de outros órgãos do sistema cardiovascular. Por serem pobres em calorias, elas contribuem para a prevenção da obesidade e auxiliam também na limpeza do organismo, desintoxicando-o e regulando os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Como podemos perceber, consumir algas marinhas é muito benéfico para os mais diversos sistemas de nossa saúde. Leves e saborosas, elas podem fazer parte da dieta de intolerantes à lactose e veganos, suprindo a necessidade desses grupos de consumir mais cálcio e vários outros nutrientes.

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