Fechar

Consumir alimentos integrais ajuda a prevenir doenças?

Uma alimentação saudável é fundamental para que o nosso organismo funcione da melhor maneira possível. Para isso, precisamos caprichar na variedade da dieta, que deve contar com frutas, legumes e alimentos integrais. Mas, afinal, o que é esse grupo alimentar e por que ele é tão importante?

O consumo de produtos integrais é importante para que o nosso organismo receba os seus nutrientes na forma mais pura e completa, já que tais alimentos não passaram por praticamente nenhum tipo de procedimento até chegar às prateleiras do mercado.

A seguir, conversaremos mais sobre os alimentos integrais e todas as vantagens que eles trazem para o nosso organismo. Além disso, mencionaremos também quais são os principais produtos desse grupo e como eles podem ser consumidos. Vamos lá? Boa leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que são os alimentos integrais?

Essa é a denominação atribuída aos alimentos que não perderam as suas propriedades nutricionais durante o processo de industrialização. Ou seja, tais produtos não passaram por procedimentos que alteram a sua forma e, principalmente, a sua composição (como acontece, por exemplo, durante o refino do açúcar).

Para isso, é fundamental que estruturas importantes não sejam retiradas do alimento (como o gérmen do trigo ou a superfície do arroz). Desse modo, o alimento preservará todos os benefícios para o organismo e será muito mais nutritivo para aqueles que o consumirem.

Quais são os benefícios desse tipo de alimento para a saúde?

Como já mencionamos, o consumo de alimentos integrais é extremamente benéfico para a nossa saúde. Mas, afinal, quais são as vantagens de comer esse tipo de ingrediente no dia a dia? Confira os principais a seguir:

  • melhora o trânsito intestinal;
  • auxilia no emagrecimento;
  • aumenta a sensação de saciedade no organismo;
  • melhora o sistema imunológico;
  • tem muito mais nutrientes;
  • auxilia no controle da diabetes;
  • reduz as taxas de colesterol ruim do organismo.

Quais são os alimentos integrais mais comuns?

Já deu para perceber que o consumo regular de alimentos integrais é muito vantajoso para todos os sistemas de nosso organismo, certo? Agora, veremos quais são os principais representantes desse grupo alimentar tão importante.

Trigo

Fundamental para a nossa dieta, o trigo está presente em praticamente todas as receitas do dia a dia. Por isso, substituir o trigo refinado pela sua versão integral é uma ótima maneira de incluir muito mais nutrientes no cotidiano e tornar as refeições mais leves e completas.

Aveia

A aveia é um dos alimentos mais completos e tem um custo relativamente baixo, o que permite incluí-la em muitos preparos diferentes. Ela está disponível nas versões em flocos, farelo, farinha e pode ser incorporada nas mais diversas receitas, como cookies, smoothies e pães.

Arroz

Não há nada melhor do que um belo prato de feijão e arroz, não é mesmo? Essa dupla infalível nos fornece todos os aminoácidos essenciais para a formação das proteínas de nosso organismo. Por isso, escolher o arroz integral torna esse prato ainda mais nutritivo.

Quinoa

Por fim, podemos citar a quinoa como um dos mais incríveis alimentos integrais. Esse superalimento é rico em inúmeros nutrientes, fibras e é responsável por trazer muita energia para quem a torna parte da dieta.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os alimentos integrais e os principais benefícios de seu consumo para a saúde? Agora, que tal incluí-los em sua dieta e torná-los parte de seu dia a dia? A sua saúde agradece!

Compre produtos integrais na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar