Em tempos tão corridos, buscar formas mais saudáveis de alimentação significa mais disposição e qualidade de vida. E isso pode ser feito de diversas formas: seguindo algum tipo de dieta, substituindo certos tipos de alimentos por outros etc.
Dentro desse contexto, há a dieta cetogênica, que vem se tornando cada vez mais popular atualmente. Saiba mais sobre esse método e veja seus benefícios!
Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é a dieta cetogênica?





Trata-se de uma dieta baseada em uma alimentação que visa a ingestão mínima de carboidratos e açúcares e é rica em gorduras, provocando o estado de cetose em seu corpo — estado metabólico no qual o organismo obtém a energia através do consumo de gorduras, diferente do estado normal em que a energia é tirada da glucose, a partir do consumo de carboidratos.
Quando consumimos pouco carboidrato e a glicose está em falta, nosso organismo começa a queimar as gorduras em forma de combustível para obter energia. É aí que o estágio do catabolismo chamado de cetose começa a acontecer.
Essa dieta foi criada exclusivamente para o tratamento da epilepsia, mas foi deixada de lado quando os anticonvulsivantes foram criados. Nos dias de hoje, a dieta cetogênica é utilizada para a perda de peso e tratamento de algumas doenças como o câncer, por exemplo.
Quais alimentos são permitidos e quais são proibidos?
Alimentos permitidos
- ovos;
- carnes;
- embutidos (bacon, linguiça, presunto);
- queijos;
- óleos saudáveis;
- iogurte sem açúcar;
- creme de leite;
- amendoim, castanhas, nozes;
- vegetais com pequenas porcentagens de carboidratos;
- bebidas adoçadas com adoçantes — chá e café, por exemplo;
- refrigerantes zero açúcar e sucos diets são permitidos, mas devem ser preferencialmente evitados.
Alimentos proibidos
- arroz;
- milho;
- feijão;
- soja;
- massas;
- pães;
- frutas com alto teor de açúcar;
- doces em geral;
- industrializados;
- cereais;
- tubérculos ricos em carboidratos como a batata e a mandioca.
Quais são as indicações para a dieta cetogênica?
Além de ser uma ótima maneira de perder peso, a dieta cetogênica também pode ser indicada para tratar algumas doenças. É o caso da diabetes, por exemplo. Esse tipo de dieta auxiliará o paciente na perda do excesso de gordura e na melhora da sensibilidade à insulina.
Outras doenças que podem ser tratados com a dieta cetogênica são:
Doenças cardíacas
O baixo consumo de carboidratos pode reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas como a pressão arterial alta, níveis de colesterol, gordura corporal e açúcar no sangue.
Câncer
Como dito antes, a dieta cetogênica auxilia no tratamento dos portadores de câncer e é capaz de retardar o crescimento do tumor, já que ele se alimenta de carboidratos.
Alzheimer
Reduzir o consumo de carboidratos ajuda a amenizar os sintomas da doença e retardar sua progressão.
Síndrome do ovário policístico
Com os níveis de insulina mais baixos, a doença é facilmente controlada com o auxílio da dieta cetogênica, já que a insulina desempenha um papel fundamental no em seu desenvolvimento.
Quais são os principais benefícios da dieta cetogênica?
Como vimos, a dieta cetogênica utiliza a gordura como fonte de energia. Dessa maneira, a perda de peso e de gorduras localizadas são mais fáceis, sem que a massa muscular seja comprometida.
Outro grande benefício da dieta é a redução dos fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, além de ser uma forma de tratamento para várias outras enfermidades. No mais, a baixa ingestão de carboidratos inibe o apetite, trazendo maior sensação de saciedade devido ao alto consumo de gorduras e proteínas.
Agora que você já sabe quais são os benefícios da dieta cetogênica e como ela funciona, converse com um profissional antes de iniciar qualquer mudança em sua alimentação, caso você queira inseri-la em seu estilo de vida.
Gostou do post? Então, confira nosso artigo do blog sobre dicas para diminuir a vontade de comer doces.