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Entenda, definitivamente, o que é alimentação saudável

Já ouviu aquela expressão “saco vazio não para em pé”? Todos sabem que a alimentação é extremamente importante, no entanto, abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio é um gatilho para doenças como hipertensão, obesidade e diabetes.

Em contrapartida, não é difícil incluir no cardápio alimentos para manter uma boa qualidade de vida. Mas você sabe mesmo o que é uma alimentação saudável?

Cada vez mais a internet está cheia de informações boas sobre o assunto e também há muitas dietas malucas e mitos. Vamos conversar sobre isso? Continue lendo este post e tire suas dúvidas! Além disso, daremos dicas de como manter uma alimentação saudável. Vamos conferir?

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O que é alimentação saudável?

Alimentação saudável está ligada ao equilíbrio e à variedade da dieta, que é composta por proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, cálcio e minerais. É também uma alimentação rica em vitaminas. Uma alimentação equilibrada é variada por todos os tipos de alimentos, sem exclusão e abusos.

Ou seja, comer bem significa ingerir vários tipos de alimentos e nutrientes, incluindo verduras, frutas, legumes e cereais todos os dias e de forma balanceada. A soja, por exemplo, é um vegetal muito nutritivo devido a sua quantidade de proteínas — nutriente normalmente encontrado em alimentos de origem animal.

Além disso, é fundamental evitar o consumo de alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Por isso, quanto mais natural for a comida, melhor!

Quais são os benefícios de se alimentar bem?

Muitas pessoas ainda pensam que a alimentação saudável serve apenas para perder aqueles quilinhos indesejados, mas isso não é verdade. Apesar de ela ser essencial para manter o peso ideal, essa não é a única vantagem.

E é por isso que elaboramos uma lista com bons motivos para você manter uma alimentação proveitosa e deixar no passado os alimentos gordurosos e com muito açúcar. Saiba quais são os benefícios:

  • previne o surgimento de doenças, sobretudo as cardíacas, e ajuda o sistema imunológico;
  • melhora o humor e a memória;
  • reduz o cansaço e o estresse;
  • aumenta a qualidade do sono;
  • previne o envelhecimento precoce da pele;
  • melhora o sistema digestivo;
  • fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

E se você for gestante ou estiver amamentando, aí mesmo é que não pode deixar de ter uma alimentação saudável, pois ela é essencial para o desenvolvimento do bebê.

Como manter uma alimentação equilibrada?

Sabemos que a teoria é muito bonita, não é mesmo? Mas a verdade é que, durante o nosso dia a dia, temos diversas responsabilidades: trabalho, estudos, projetos, família e, muitas vezes, não sobra tempo para cuidar de nós mesmos na correria do cotidiano.

No entanto, é preciso mudar os velhos hábitos para viver mais e com qualidade de vida. Por isso, ter muita força de vontade e disciplina para evitar as besteirinhas em sua rotina, como o fast food e alimentos industrializados, é fundamental!

E sabe qual é a regra de uma alimentação saudável? Comida de verdade! Para isso, os nutrientes são divididos em dois grupos: os macronutrientes e os micronutrientes.

Os macronutrientes são as gorduras, como abacate e óleos; carboidratos, como pães, massas e batatas e as proteínas, que são os peixes, ovos, carne vermelha, frango e outras. Já os micronutrientes são os minerais e vitaminas, que estão presentes em alimentos como frutas, verduras e legumes.

Agora que você já sabe o que são macro e micronutrientes, veja algumas orientações que irão proporcionar uma alimentação saudável.

1. Não fique com fome

O café da manhã, almoço e jantar são importantes, mas não são suficientes para nutrir o corpo de forma adequada por 24 horas. O ideal é fazer de quatro a cinco refeições balanceadas durante o dia. A quantidade das porções deve respeitar o gasto calórico de cada organismo.

Não é interessante deixar a fome acumular. As chances de consumir comida industrializada aumentam muito quando estamos com forme. Além disso, é comum comer rapidamente e em mais quantidade do que o necessário.

2. Aprecie as refeições

Quem nunca aproveitou o horário do almoço para responder os e-mails? É bem comum se alimentar enquanto realiza outras atividades. Entretanto, o mais indicado é reservar uma parte do seu tempo para comer com calma.

Além de apreciar melhor o sabor, o cheiro e a textura dos alimentos, estar mais relaxado diminui a velocidade da mastigação e contribui para que os nutrientes sejam melhor digeridos.

3. Beba água

O nosso sangue é composto por 90% de água. E todo mundo sabe que beber água é importante para o funcionamento do corpo.

Mas você é daquelas pessoas que não adquiriu esse hábito e esquece frequentemente de se hidratar? Então, chegou a hora de mudar! E sabe por quê? Porque não adianta ter uma alimentação saudável e não ingerir a quantidade de água necessária — afinal, ela é responsável por transportar e ajudar na absorção dos nutrientes.

4. Leve lanche de casa

Quando passamos o dia inteiro fora de casa, as tentações começam a aparecer. Isso porque é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado na rua do que algo saudável.

E para que você não caia na tentação, que tal preparar lanches saudáveis para levar com você? Mix de castanhas, frutas ou até mesmo um sanduíche integral são excelentes exemplos para você evitar comer besteiras por aí.

5. Reduza o açúcar

Quem não gosta de comer um docinho que atire a primeira pedra! Para fazer o açúcar refinado, porém, toda a parte boa da cana-de-açúcar é retirada, sobrando apenas as colorias.

Por isso, reduzir a quantidade de açúcar é deixar de ingerir calorias desnecessárias que possam prejudicar o nosso organismo. Mas nem tudo está perdido! Você pode substituir a versão refinada pelo mascavo, pois ele não passa pelo processo de refinamento e, por isso, continua com os valores nutricionais.

Viu? Não é difícil manter uma alimentação saudável! Além de evitar problemas de saúde e ter mais energia, alimentar-se da forma correta pode ser muito saboroso e simples. Colocando em prática estas dicas, certamente você se sentirá melhor!

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