Fechar

Feno grego: o que você precisa saber sobre ele

O feno grego é uma espécie de trigo da família Trigonella foenum-graecum originária da Índia e Paquistão. Também chamada de alfarva ou alforva, é conhecida em todo o mundo por seus poderes medicinais e é muito utilizada como especiaria.

Esse alimento contém nutrientes muito importantes para a nossa saúde, como betacaroteno, cálcio, ferro, zinco, fibras — principalmente de polissacarídeos, que melhoram o metabolismo da glicose. Contém, ainda, taninos, hemicelulose, mucilagem e pectina que facilitam o controle do colesterol. Além disso, o feno grego tem proteínas, aminoácidos e vitaminas, tais como A, B1, B2 e C.

Quer saber mais sobre o feno grego e seus benefícios? Continue lendo nosso artigo e conheça um pouco mais sobre esse alimento.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais benefícios do feno grego para saúde?

Melhora a imunidade

O feno grego tem ação anti-inflamatória, graças aos flavonoides, alcaloides e saponinas presentes e que auxiliam nas inflamações crônicas. Além de anti-inflamatório, é antimicrobiano, combatendo bactérias, fungos e vírus.

Melhora a função gastrointestinal

O óleo extraído de suas sementes é capaz de proteger o sistema digestivo, diminuindo a incidência de úlcera gástrica. Isso ocorre por que a grande quantidade de mucilagem presente no feno grego, junto ao ácido fítico e as saponinas, age como calmante nas inflamações gastrointestinais.

Faz bem para o coração

O feno grego também é um aliado à saúde do coração, prevenindo doenças como aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, reduzindo o colesterol ruim. Isso porque as sementes de feno grego contêm 25% de um tipo de fibra natural solúvel chamada galactomanano, responsável por  diminuir as chances de doenças cardiovasculares.

Ajuda a regular os hormônios

Importante para a saúde das mulheres, o feno grego é capaz de diminuir os sintomas da menopausa e da TPM, mantendo os hormônios femininos equilibrados. Deve-se incluir na dieta a quantidade de 3g, três vezes ao dia.

Auxilia no controle do diabetes

O feno grego pode diminuir o açúcar no sangue, graças à presença do galactomanano. O aminoácido 4-hidroxiisoleucina estimula a produção de insulina e a libera, aos poucos, no organismo. Isso reduz picos de açúcar na corrente sanguínea, melhorando a função corporal total.

Como posso incluir o feno grego no meu dia a dia?

As principais versões do feno grego são o chá, as sementes (que podem ser trituradas para incluir em receitas) e as cápsulas.

Chá de feno grego

chá ajuda no tratamento de gastrite, inflamações, anemia, colesterol, celulite, prisão de ventre, raquitismo, cólicas menstruais, cárie, furúnculo, queda de cabelo, caspa, aumenta a energia, ajuda na perda de peso e diminui os efeitos da menopausa.

Veja a receita do chá:

  • ferva 400ml de água;
  • acrescente 1 colher de sopa de sementes de feno grego;
  • deixe ferver mais 1 minuto;
  • desligue o fogo;
  • aguarde cerca de 10 minutos e está pronto para consumir.

Cabelos

O feno grego auxilia no combate à queda, caspa, além de ajudar no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Confira como utilizá-lo nos cabelos:

  • 30 ml de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de feno grego em pó.

Aqueça um pouco o óleo de coco e misture ao pó de feno grego. Mexa bem. Aplique a mistura morna na raiz do cabelo ainda seco. Massageie suavemente todo o couro cabeludo com a mistura. Deixe agir por cerca de 1 hora. Lave o cabelo até retirar toda a mistura. Repita o tratamento uma vez por semana.

Pele

Por causa da sua ação anti-inflamatória e antibacteriana, o feno grego é um poderoso aliado contra a acne e marcas da acne, furúnculos e outros problemas de pele.

Veja como preparar uma pasta:

  • 1 colher de sobremesa de argila;
  • 1 colher de sobremesa do pó de feno grego;
  • 2 colheres de sobremesa de água.

Misture os ingredientes e aplique na pele com ajuda de um pincel. Deixe agir por cerca de 20 minutos e depois enxágue.

Apesar de fazer muito bem para a saúde de modo geral, o feno grego deve ser evitado pelas mulheres grávidas, pois pode provocar trabalho de parto prematuro e, até mesmo, aborto.

Compre grãos na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar