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Gengibre: conheça seus benefícios e saiba como usá-lo

Muito apreciado desde a antiguidade, o gengibre é uma raiz utilizada tanto na culinária quanto na medicina. Auxilia na manutenção de diversas funções do organismo, pois contém propriedades que o fazem atuar como anti-inflamatório natural, analgésico, entre outros. Mas, para que serve o gengibre?

Por ser um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o gengibre é um grande aliado na prevenção e no tratamento de doenças crônicas, como artrite, dores musculares e doenças respiratórias. Com tantos benefícios, ele se tornou um item indispensável para quem deseja ter uma boa saúde.

Continue a leitura deste post, conheça os benefícios do gengibre e saiba como usá-lo. Vamos lá!

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O que é o gengibre e para que serve?

O gengibre é um vegetal nativo da Ásia. É uma planta medicinal de sabor picante e de odor bem forte, sendo bastante empregada na culinária para temperar os alimentos. Portanto, essa especiaria pode ser encontrada em vários pratos de origem asiática, entre doces e salgados.

Considerado um alimento termogênico, o gengibre é capaz de acelerar o metabolismo e melhorar a queima de gordura corporal, pois os compostos 6-gingerol e 8-gingerol presentes nessa raiz têm como função aumentar a produção de calor, promovendo a queima de gordura.

No sistema digestório, ele auxilia na regulação do movimento do bolo alimentar ao longo do estômago e dos intestinos delgado e grosso, nos quais favorece o bom funcionamento do trato gastrointestinal. Entre as várias propriedades do gengibre podemos citar a ação anticoagulante, digestiva, vasodilatadora, anti-inflamatória, antiemética, antimicrobiana, analgésica e antipirética.

Quais são os principais nutrientes do gengibre?

Os principais nutrientes presentes no gengibre são a vitamina B6, o cobre, o folato, o cálcio, o magnésio e o potássio. Por ter ação antioxidante, promove o aumento da imunidade e previne o câncer, pois reduz a quantidade de radicais livres nas células.

Outra substância presente no gengibre é o gingerol, responsável pelo sabor picante, que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Tais propriedades se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente das encontradas no óleo essencial, sendo rico em canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Esses elementos protegem o nosso organismo contra doenças.

Valor nutricional do gengibre

Propriedades
Calorias 80 Kcal
Gorduras totais 0,8 g
Ferro 0,6 mg
Proteínas 1,8 g
Carboidratos 18 g
Cálcio 16 mg
Potássio 415 mg
Sódio 13 mg
Magnésio 43 mg
Zinco 0,34 mg
Cobre 0,22 mg
Manganês 0,22 mg
Vitamina C 5 mg
Selênio 0,7 mcg
Tiamina 0,025 mg
Riboflavina 0,034 mg
Niacina 075 mg
Vitamina B6 0,2 mg
Fósforo 34 mg
Açúcar 1,7 g
Fibra alimentar 2 g

Para que serve o gengibre?

O gengibre é considerado uma planta medicinal e está relacionado ao tratamento e à prevenção de várias doenças. Entretanto, em alguns casos, o seu consumo pode ser um risco à saúde. O uso descontrolado pode provocar efeitos colaterais, como reações alérgicas, aumento da pressão arterial, entre outros. Logo, o recomendado é consumir até 10 g de raiz fresca de gengibre ou, se for em pó, a metade dessa quantidade.

Por essa razão, é preciso ter cautela ao consumi-lo para evitar problemas intestinais ou até mesmo reações alérgicas. Apresentamos a seguir os benefícios do gengibre para a saúde.

Atua como anti-inflamatório

Uma substância presente no gengibre, o gingerol, é capaz de combater reações inflamatórias causadas por agentes infecciosos, agindo como um potente anti-inflamatório natural.

Portanto, é fundamental para o tratamento de portadores de artrite reumatoide e osteoartrite, diminuindo os níveis de dor e melhorando a mobilidade dessas pessoas. Além disso, propicia uma melhora nos sintomas associados aos processos inflamatórios decorrentes de doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

Alivia dores menstruais e de garganta

Por ser também um analgésico natural, o gengibre pode ser utilizado para amenizar as dores menstruais, que podem aparecer durante ou antes do período. Além disso, para quem sofre com dores de garganta, consumir gengibre em forma de chá ou suco pode ser uma alternativa para auxiliar no tratamento, pois combate as doenças das vias respiratórias, assim como da garganta, por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório.

Reduz os gases

São diversos os benefícios do gengibre para a saúde intestinal. É um alimento bastante utilizado no tratamento de gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício.

Além do mais, ajuda a reduzir as náuseas e vômitos decorrentes da gravidez ou subsequentes a procedimentos médicos como quimioterapia ou cirurgia, visto que o gengibre tem propriedades antieméticas, que favorecem o alívio desses sintomas.

Aumenta a imunidade

Como já mencionado, o gengibre funciona como um anti-inflamatório natural e, com isso, exerce forte influência no aumento da imunidade. Consequentemente, previne doenças como gripes e resfriados, visto que é um alimento rico em vitaminas C, B6 e tem ação bactericida.

Ajuda no emagrecimento

Como o gengibre é termogênico – quer dizer, aumenta a temperatura do organismo – isso contribui para que o seu corpo queime mais calorias ao ingerir esse produto e regula todo o movimento do bolo alimentar até o intestino. Mas, ao ajudar no emagrecimento, o gengibre não para por aí. Ele também ajuda a reduzir o apetite e a absorção de gorduras.

Inclusive, estudos realizados pela Columbia University (EUA) apontaram a relação entre o gengibre e o emagrecimento ao mostrar que o produto foi muito eficiente no quesito estimular o gasto de energia e aumentar a saciedade em cerca de dez homens com sobrepeso.

Ajuda a combater o câncer

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi bem-sucedida ao mostrar os possíveis benefícios do gengibre no combate ao câncer. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o gengibre tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A substância extraída do gengibre em pó inibe o crescimento de células relacionadas ao câncer de ovário e de mama e evita metástases para pulmão, ossos e cérebro.

Além desses benefícios anticancerígenos, o gengibre também pode ser eficaz em aliviar enjoos, náuseas e vômitos, sintomas muito comuns em pelo menos 70% dos pacientes durante o tratamento de câncer. Outra notícia boa é que com apenas uma colher de chá esses sintomas já podem ser bastante reduzidos.

Abaixa o colesterol

O colesterol alto é um grande vilão da vida moderna e, só no Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas ou 40% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem altos níveis de colesterol. Esses altos índices podem ser responsáveis pelo surgimento de doenças graves como o AVC, por exemplo.

Felizmente, o gengibre entra como uma boa opção para regular o colesterol no sangue em pouco tempo. Afinal, esse produto tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso quer dizer que o gengibre impossibilita a peroxidação lipídica e impede a sintetização do colesterol ruim (LDL) pelo fígado.

Controla a diabetes

O gengibre não tem altos índices glicêmicos. Isso quer dizer que ele não aumenta os níveis de glicose no sangue. Além disso, uma pesquisa da Universidade de Sydney mostrou que o gingerol, o principal composto do gengibre, ajuda a aumentar a captação de glicose pelas células musculares sem precisar da insulina. Isso contribui para o equilíbrio da glicemia.

E, ainda, a ingestão de pequenas doses diárias de gengibre pode inibir a progressão da doença catarata – a causa mais comum de cegueira evitável no mundo e bastante associada aos portadores de diabetes tipo 2.

Mesmo com todos os benefícios comprovados por diversos estudos, o gengibre, na maioria dos casos, só deve servir como uma ajuda extra e é preciso ter acompanhamento médico para obter resultados melhores.

Como consumir gengibre?

Por ser um dos alimentos mais versáteis, o gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Além disso, pode ser encontrado como raiz, em pó, fresco ou seco. O gengibre também está presente na preparação de sopas, na feijoada vegetariana, em assados de legumes e em receitas doces, assim como na fabricação de balas, produtos farmacêuticos e xaropes.

Ficou com vontade de se aventurar na cozinha usando o gengibre? Dê uma olhada na receita do Suco Pink!

Ingredientes

  • 300 ml de água de coco;
  • 1 beterraba sem casca picada ou ralada;
  • Raspas de limão siciliano;
  • Suco de 1 limão siciliano;
  • 2 maçãs grandes;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • Gelo.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba na hora. Serve duas porções.

Agora que você sabe para que serve o gengibre, reforçamos que o ideal é consumi-lo diariamente, mas dentro da quantidade adequada para não gerar prejuízos à sua saúde. Portanto, é importante procurar a ajuda de um profissional qualificado que poderá auxiliá-lo a incluir o gengibre na sua dieta de modo a aproveitar os seus benefícios da melhor forma.

Se você gostou deste post, que tal aprimorar seu conhecimento sobre o assunto e ler o nosso conteúdo sobre os 5 alimentos termogênicos que você precisa conhecer? Confira!

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