Fechar

Kombucha: conheça a bebida e seus benefícios à saúde

Se você segue um estilo de vida saudável e está sempre em busca de novidades quando o assunto é alimentação, com certeza já ouviu falar na kombucha. Essa bebida fermentada tem ganhado cada vez mais destaque pelos benefícios que traz à saúde.

Basta um rápido passeio pelas prateleiras dos mercadinhos orgânicos e de comida natural para encontrar esse produto, que promete melhorar o trato intestinal, o sistema imunológico, entre tantos outros aspectos.

Mas, afinal, você sabe do que é feita a kombucha e quais são as vantagens em consumi-la? Continue a leitura e desvende essa bebida com a gente!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é a kombucha?

Muito usada na cultura oriental, é uma bebida produzida a partir da fermentação do chá preto (ou verde), açúcar orgânico e uma cultura de bactérias, conhecidas como scoby (sigla em inglês para symbiotic colony of bacteria and yeast). A kombucha pode ser saborizada com diferentes ingredientes, como gengibre, maracujá, frutas vermelhas, entre outros.

A kombucha tem propriedades probióticas, ou seja, tem organismos vivos na composição que são semelhantes à flora intestinal. Eles trazem benefícios à saúde e ajudam na digestão. O produto é rico em vitaminas C e do complexo B, além de ter poder antioxidante, que combate os radicais livres, causadores do envelhecimento celular.

Quais são os benefícios dessa bebida?

O consumo da kombucha traz diversas vantagens à saúde. Veja algumas delas a seguir!

Ajuda a emagrecer

Ainda não há comprovação científica de que a kombucha faz você perder peso, mas ela auxilia nesse processo se aliada à uma alimentação saudável e à prática regular de exercícios. A bebida estimula o funcionamento acelerado do sistema digestivo, traz sensação de saciedade e dá uma carga extra de energia ao organismo.

Melhora o funcionamento do intestino

É uma ótima pedida para quem tem o intestino preguiçoso, pois vai ajudar no processo de digestão. Ela é rica em bactérias boas, que vão se espalhar pelo órgão e combater as bactérias ruins e, assim, melhorar o sistema imunológico.

Equilibra o pH do sangue

Não há dúvidas de que o consumo da kombucha traz inúmeros benefícios. Ao ajudar no equilíbrio do pH do sangue, a bebida deixa o organismo mais forte e, com isso, fica mais fácil prevenir e combater doenças.

Posso fazer minha própria kombucha?

Você pode produzir a sua própria kombucha. Para isso, você vai precisar do scoby, a colônia de bactérias e leveduras que serve de base. Normalmente, ele é doado por quem já faz a bebida. Depois disso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. separe o scoby e 100ml do líquido que vem com ele;
  2. prepare 1L de chá preto ou verde, adoce com a quantidade de açúcar que desejar e deixe esfriar;
  3. quando estiver frio, junte ao scoby, cubra o recipiente com um pano e prenda com elástico. Aqui é importante que as bactérias respirem para se reproduzirem;
  4. você deve deixar descansar de 4 a 8 dias para fermentação;
  5. depois desse período, é hora de saborizar. Acrescente cerca de meio litro de suco da sua preferência;
  6. coloque o líquido em garrafas e feche bem. Espere 3 dias e, após isso, coloque na geladeira e a bebida estará pronta para ser consumida.

Viu como é fácil fazer a sua própria kombucha? Mas se não tiver tanta disposição, não tem problema, você pode encontrar o produto em diferentes lojas de produtos naturais. O importante é tentar introduzir a bebida no seu dia a dia para sentir os inúmeros benefícios que ela traz ao organismo.

Compre Kombucha na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar