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Kombuchá: tudo que você precisa saber sobre a bebida probiótica

Entre uma grande variedade de chás e refrescos que têm se popularizado em meio a quem cuida da alimentação, a kombuchá tem ganhado destaque. Rica em propriedades nutritivas, não é à toa que a bebida probiótica tenha caído nas graças de muita gente que busca um estilo de vida saudável.

A kombuchá é feita a partir da fermentação de um chá adoçado por uma colônia de leveduras e bactérias, chamada de kombucha. Embora tenha ganhado destaque como uma moda recente, é uma bebida milenar e a sua história longínqua começou na Ásia, onde era utilizada como anti-inflamatório.

Com ingredientes naturais, a kombuchá pode ser produzida com chá verde, mate ou preto e misturada a frutas e a outros ingredientes, como especiarias: canela, gengibre, açafrão e etc. Dentre os açúcares utilizados, podem estar o branco, o demerara e o cristal. Para saber mais sobre a bebida probiótica e entender como você pode incluí-la em seu dia a dia, continue a ler nosso artigo.

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Como é o preparo da kombuchá?

Para fazer sua própria kombuchá em casa, o chá escolhido deve ser adicionado em temperatuda ambiente à SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast – a colônia de bactérias), considerada a kombuchá mãe, com uma quantidade menor de kombuchá pronta. Após isto, a mistura é fermentada durante um longo período, que pode chegar a mais de 20 dias.

Depois da primeira fermentação, o líquido é saborizado e envasado para fermentar novamente, chegando ao resultado final, que pode ser conservado em geladeira. Para saborizá-la, experimente adicionar hibisco e frutas como laranja, limão, uva, morango, manga e maracujá.

Quais são os benefícios de consumir kombuchá?

Feita com uma cultura de leveduras e de bactérias benéficas para o corpo, que têm atuação probiótica, a kombuchá é excelente para estabelecer o equilíbrio da flora intestinal.

Antioxidante, combate a atividade dos radicais livres e promove a desintoxicação do organismo. Seus componentes também ajudam a purificar o fígado, já que probióticos são reconhecidos por melhorarem o desempenho de nossas funções vitais.

Quem apresenta problemas no sistema digestivo, tem a bebida como altamente indicada, já que auxilia no combate à bactéria H. pylori, responsável por causar gastrite. Além disso, reduz diarreias e úlceras. Também rica em glucosaminas, capazes de favorecer a saúde articular, a kombuchá reduz a perda de colágeno, fazendo com que a pele se mantenha firme e saudável.

Dada a sua composição abundante em probióticos, é recomendado introduzi-la aos poucos na rotina alimentar, já que quantidades excessivas podem mudar o ritmo intestinal e causar sintomas como diarreia.

De que forma incluí-la na rotina?

Por sua natureza frisante, a kombuchá pode substituir bebidas alcoólicas e refrigerantes. Em um almoço com os amigos, por exemplo, é um ótimo refresco, capaz de agradar diferentes paladares com seu sabor frutado.

Se for receber convidados veganos ou pessoas com outras restrições alimentares, como ao glúten ou à lactose, opte pela bebida. Também é possível utilizá-la como alternativa a sucos de frutas com grande quantidade de carboidratos. Isto porque, embora seja feita com açúcar, pode concentrar teores menores da substância.

A kombuchá, enfim, pode ser uma deliciosa e leve opção de bebida para quem busca se alimentar com qualidade, com vários benefícios, e também para quem simplesmente deseja provar novos sabores, com misturas que podem agradar a todos os tipos de paladares.

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