Fechar

Maca peruana: você sabe para que serve e como usar?

Já ouviu falar sobre a Maca Peruana e seus superpoderes? Esse alimento nativo dos Andes Peruanos tem feito sucesso por ser rico em nutrientes. Seu consumo é super simples e os benefícios que ela traz são incomparáveis.

O cultivo da maca é feito em altitudes entre 3.800 e 4.500 metros acima do nível do mar. Só isso já mostra a força que esse tubérculo tem. Ela é um vegetal crucífero semelhante ao rabanete, tendo na raiz sua principal fonte de consumo e nutrientes.

Sua popularização está completamente associada aos benefícios que oferece. Suas características favorecem o emagrecimento, previnem a diabetes, fortalecem a saúde do coração e a imunidade, dá energia, entre outros. Estudos mostram que a maca peruana atua, inclusive, na melhoria da memória e na performance esportiva.

Quem diria que um tubérculo pequeno teria tanta coisa boa para oferecer. A maca é rica em proteínas, cálcio – tem mais do que no próprio leite!–, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas, entre outros. Como bônus, o aumento da fertilidade e da libido estão entre os seus efeitos positivos.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA

Com tanto valor nutricional assim, já ficou claro o motivo de a maca parecer ter superpoderes. Confira seus principais pontos de ação:

Emagrecimento

Por ser rica em carboidratos, essenciais para o organismo produzir energia, e fibras, que auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade, a maca é excelente para a perda de peso. Além disso, tem poucas calorias – duas colheres de chá possuem apenas 30 calorias.

Libido e fertilidade

Um dos efeitos da maca peruana atua sobre o hipotálamo, região central do cérebro que regula os níveis de estresse e comportamento sexual. Ao auxiliar o controle do metabolismo, há um aumento do desejo sexual. Para completar, um estudo da Universidade Peruana Cayetano Heredia revelou que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhores índices de fertilidade ao consumir a maca peruana.

Prevenção da diabetes

Sua grande quantidade de fibras contribui para uma velocidade maior de absorção da glicose pelo corpo, além de evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez.

Coração

O Ômega 3 é o grande responsável por proteger o coração de doenças como a hipertensão arterial. Tendo esse nutriente em abundância, a maca peruana ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).

Combate à anemia

Esse tubérculo é riquíssimo em ferro. Cada 100 g de maca contém cerca de 166 mg de ferro. Por conta disso, é uma excelente ferramenta para o controle e prevenção da anemia.

Fortalecimento da imunidade

Por ser uma planta adaptógena (que ajuda na saúde adrenal), a maca favorece o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza o corpo, combate a fadiga, fortalece e dá uma melhor resistência muscular, além de ter um altíssimo teor de proteína.

Osteoporose

A maca peruana contém mais cálcio que o leite em sua composição (!). Para que se faça uma comparação, cada 100 g de leite possui cerca de 100 mg de cálcio; enquanto isso, cada 100 g de maca possui 150 mg do nutriente. Por isso, ela é ótima para o fortalecimento dos ossos, auxiliando no tratamento e prevenção da osteoporose.

Menopausa

Um dos efeitos da maca é que ela contribui para a regularização dos níveis hormonais. Consequentemente, os sintomas da menopausa são atenuados, como as ondas de calor, por exemplo.

maca peruana

Como Consumir

A maca peruana deve ser consumida em cápsulas ou em pó. Ela não pode ser ingerida crua porque, nessa forma, ela é tóxica.

Maca Peruana em pó

Sua versão em pó pode ser incluída em sucos, shakes, sopas, iogurtes, entre outros. No caso de sucos, ao usá-la com frutas cítricas, seus efeitos nutricionais são potencializados.

Maca Peruana em comprimido

Já quem prefere comprimidos, pode começar ingerindo duas cápsulas por dia, sempre acompanhado de alguma refeição. Tente não se empolgar demais, já que a dose máxima recomendada não pode passar de oito cápsulas em um único dia.

Quanto à indicação para o consumo, todos estão aptos para acrescentar a maca em sua dieta. Porém, vale a regra da parcimônia: em excesso, o alimento pode atuar de modo negativo sobre os níveis hormonais. E fique atento: caso você apresente qualquer tipo de alteração negativa no organismo, descontinue o uso imediatamente.

Com tantos benefícios assim, a maca peruana pode ser considerada quase que a super-heroína dos alimentos. Escolha sua forma preferida de consumo, insira essa raiz no seu dia a dia e aproveite os inúmeros efeitos positivos que ela trará para o seu organismo.

Comentários

Comentário

Fechar