Fechar

Movimento comida de verdade: como mudar os hábitos alimentares?

Valorizar o alimento nunca esteve tão em alta. Isso tudo por conta de uma onda saudável que vem ganhando cada vez mais adeptos — nela, o simples, o acessível e o “menos é mais” nunca fizeram tanto sentido. A mudança de costume está com força total e muito dessa alteração ocorre por meio do movimento comida de verdade.

Mas o que é esse movimento? A ação foi inspirada na conferência de segurança alimentar ocorrida em 2015 e organizada pelo Conselho de Nutrição. Seu maior objetivo foi propor à sociedade a volta de uma relação direta com todo tipo de alimento, ou seja: ter um vínculo concreto com o que se consome, desde o plantio até sua chegada à mesa.

Entenda um pouco sobre o movimento comida de verdade e como se adaptar a ele. Veja!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é comida de verdade?

O que se tem chamado de comida de verdade são aqueles alimentos que não passaram por nenhum processo de industrialização. De forma mais clara, é aquele tipo de produto “in natura”.

Isso significa que ele foi plantado, colhido e, então, chegou à mesa dos consumidores. Isso tudo sem passar por nenhum processo químico, mesmo aqueles que dariam ao produto um sabor a mais ou proporcionariam mais tempo de prateleira.

O maior desafio dos adeptos do comida de verdade hoje é convencer a população de que todo um ciclo pode ser crucial para nós como seres vivos.

O primeiro passo para começar a mudança de hábitos quanto à alimentação é entendendo que tudo o que é industrial ou que confere mudanças ao produto inicial não é benéfico.

Ainda que pareçam naturais, alguns produtos precisam de atenção. É necessário saber sua origem e estar atento aos rótulos. Saber as informações do que se está consumindo é uma maneira eficaz de identificar um possível agente causador de males.

Qual é a origem do movimento?

A motivação para defender o movimento comida de verdade surgiu a partir dos números que apontam como a população é dependente de indústrias e como o pequeno produtor tem sido deixado de lado pelo grande mercado.

A maior preocupação é na questão de saúde, tendo em vista o índice de casos de pessoas que acabaram adquirindo problemas intestinais ou alergias por não terem uma alimentação adequada ou por passarem a vida toda consumindo produtos inadequados.

Assim, a melhor forma de combater esses danos é com a conscientização, mostrando que é possível ser saudável de uma maneira simples!

Qual é seu objetivo?

O ponto principal para entender e adotar a comida de verdade é resgatando os princípios que foram tirados de nós com o tempo. Por vivermos uma globalização, em que tudo é tão rápido e veloz, acaba valendo mais no nosso cotidiano as facilidades que temos em mãos. Isso diz respeito também às refeições que fazemos. Refletir e se reinventar é o grande objetivo desse projeto.

Valorizar os pequenos produtores, com sua culinária afetiva e “rústica” é o caminho para ter uma qualidade de vida melhor. Quem come comida de verdade acredita que essa é uma forma de recompor uma sociedade que tanto foi prejudicada ao longo dos tempos.

Para que todos possam renovar a forma como a comida é vista, transformar o estilo de vida que se leva é o importante. E uma das mudanças de hábito é ter a consciência de que os produtos químicos que estão no seu prato, sejam eles aditivos, conservantes, acidulantes, não são sinônimos de saúde.

Viu como a mudança de hábitos começa com o chamado movimento comida de verdade? Ver que é possível ter uma relação direta com os alimentos não é algo fora do comum, mas essencial para ter uma vida mais saudável! Invista nessa oportunidade de se transformar!

Gostou? Veja aqui algumas vantagens em assinar um box de produtos saudáveis.

Comentários

Comentário

Fechar