Fechar

O que é espessante alimentar? Faz mal à saúde? Descubra!

Ao observar os ingredientes no rótulo dos alimentos industrializados, nos deparamos com vários aditivos que são utilizados para conservar e dar as características de sabor, textura, cor e cheiro aos produtos. Entre eles, um é visto com frequência: o espessante alimentar.

Você sabe para que ele serve? Basicamente, ele confere a viscosidade e a consistência desejadas aos alimentos. Mas, do que eles são feitos? Fazem mal à saúde? Continue a leitura e confira!

Definição de espessante alimentar

O espessante é formado por componentes que formam um tipo de rede ao entrar em contato com os líquidos para solidificar e estruturar a mistura. Dessa forma, é possível deixar o alimento mais consistente. Eles podem ser naturais, extraídos de:

  • plantas, como a arábica, goma guar e jataí;
  • algas, como agar-agar, alginato e carragenana;
  • bactérias, como a goma xantana;
  • proteína animal, como a gelatina à base de colágeno;
  • semissintéticos, como o CMC, que é produzido a partir de alterações da celulose.

Embora não tenham essa função, outros produtos podem ser usados como espessantes, que é o caso do amido de milho e da farinha de trigo para molhos e mingaus, além da maçã que contém pectina — uma fibra solúvel que gelifica as geleias feitas artesanalmente.

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Produtos em que são mais utilizados

Os espessantes são amplamente empregados na indústria alimentícia, tanto na convencional quanto na dietética. No segundo caso, são necessários para dar a consistência desejada ao alimento que teve algum dos ingredientes retirados ou reduzidos da receita original, como os sem — ou que contêm menos — glúten, açúcares e gorduras.

É muito comum encontrar espessantes em:

  • geleias artificiais;
  • molhos;
  • recheios e coberturas;
  • iogurtes;
  • gomas de mascar;
  • sorvetes;
  • sucos.

Vale lembrar que, no mercado, também existem os espessantes que são destinados a pacientes que correm risco de engasgar ou possuem dificuldade de deglutir ao ingerir líquidos.

Legislação sobre o uso de aditivos químicos

Embora esses produtos sejam muito utilizados na indústria na fabricação de alimentos, há leis que regulamentam quais podem ser utilizados e em quais condições.

Segundo o decreto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é proibido utilizar aditivos químicos nos alimentos quando:

  • houver evidência ou suspeita de que eles possuem toxidade atual ou potencial;
  • interferirem sensível e desfavoravelmente no valor nutritivo do alimento;
  • servirem para encobrir falhas no processamento e nas técnicas de manipulação realizadas no alimento;
  • encobrirem a alteração ou adulteração na matéria-prima ou do produto já elaborado;
  • induzirem o consumidor ao erro, engano ou confusão.

Consumo do espessante

É possível dizer que o consumo do espessante é seguro até certo ponto, ou seja, sem exageros. Até porque a maioria está presente em guloseimas processadas que não fazem bem a saúde. O consumo excessivo dessa substância pode modificar a microbiota intestinal, o que faz com que o organismo fique suscetível às doenças inflamatórias do intestino.

Como você pode perceber, o espessante alimentar é muito empregado na indústria para dar viscosidade às preparações. No entanto, a sua ingestão, assim como a de outros aditivos químicos, deve ser controlada para que não faça mal à saúde.

Gostou do conteúdo do post? Quer saber mais sobre o universo da alimentação saudável? Confira outros posts no nosso blog.

Comentários

Comentário

Fechar