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Óleo saudável: quais os principais e como incluí-los na alimentação?

Você procura evitar o consumo de gorduras em sua alimentação? Excelente! Entretanto, a associação entre óleos e frituras pode fazer as pessoas pensarem que não existe óleo saudável. Mas, a realidade é que alguns tipos dessa substância (bem como a forma de utilização) podem trazer dezenas de benefícios ao corpo.

Isso se dá porque o nosso organismo também precisa de gordura para funcionar adequadamente. A questão que devemos nos preocupar é a quantidade ingerida desse elemento, que não deve ser exagerada.

Então, se você ainda não sabe quais óleos são saudáveis ou como incluí-los em sua alimentação, confira agora neste texto!

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Como o óleo pode ser saudável?

Quando se fala em gordura sempre a associamos com malefícios à saúde, como infarto e AVC. Porém, a verdade é que a gordura não só faz bem como é essencial para o corpo (em doses certas!).

Algumas das funções essenciais dos óleos são manter a temperatura corporal, produzir hormônios e transportar vitaminas para o sistema imunológico. Sendo assim, o segredo não é eliminar completamente a gordura da sua dieta, e sim saber como consumi-la.

Óleo saudável: quais são os principais?

Vamos direto ao ponto! Quais são os óleos fundamentais disponíveis no mercado, os seus benefícios e como consumir? Confira!

Azeite de oliva

Ele é uma fonte de gordura monoinsaturada, assim ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo. Mas preste bem atenção: não utilize o óleo de oliva para fritar alimentos, pois altas temperaturas acabam com todos os nutrientes. A melhor forma de utilizá-lo é na preparação crua, como nas saladas.

Óleo de coco

Esse produto tem conquistado muita fama ultimamente, pois pode ser utilizado até na hidratação da pele e do cabelo. É rico em vitamina E e agentes antioxidantes. Dentre os seus principais benefícios estão: combater fungos e proteger o coração. Além disso, combina com qualquer alimento.

Como se não bastasse tudo isso, ele ainda não produz elementos tóxicos se exposto a altas temperaturas. O óleo de coco pode ser utilizado de forma a substituir os outros mais comuns no preparo de qualquer refeição, inclusive frituras. Como? Basta aplicá-lo na mesma quantidade que você usaria se fosse o óleo de soja, por exemplo.

Óleo de abacate

Tem uma composição parecida com o azeite, ou seja, feito de gorduras saudáveis e antioxidantes. Alguns dos seus benefícios são a redução de chances de desenvolver doenças cardíacas e propriedades bactericidas. Pode ser consumido puro, em molhos, e ainda em frituras, por ser estável em altas temperaturas, assim não apresenta riscos à saúde.

Óleo de avelã

Sem dúvidas, é um dos menos consumidos na culinária, porém, é cheio de atributos. Tem vitamina E, A, vitaminas B1, B2 e B6 e é ainda antioxidante. Pode ser usado em saladas e na confeitaria para perfumar biscoitos e bolos.

Existem cuidados na hora de consumir óleos?

Uma informação importante: quando os óleos são submetidos a temperaturas muito elevadas, acabam sofrendo um processo de oxidação, que dá origem a substâncias prejudiciais ao organismo. Assim, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um.

Quando falamos do processo de cozimento, um dos fatores a considerar é a estabilidade do óleo diante do calor. Quanto mais insaturada for a gordura, mais estará suscetível aos danos oxidativos. Isso significa perda de propriedades nutritivas e até aparecimento de substâncias nocivas.

Pronto! Agora você sabe quais são as gorduras mais benéficas e como consumi-las da melhor forma. Por isso, não deixe de incluir um óleo saudável no seu dia a dia, pois nosso organismo necessita desse componente para funcionar bem.

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