Fechar

Palatinose: desvende 10 dúvidas sobre o carboidrato inteligente

Antes de consumir algum alimento que você não conhece, sempre é bom saber para que ele é recomendado, não é? A palatinose ainda é desconhecida para muitos, mas tem tudo para ser incluída na dieta dos apaixonados pela alimentação saudável e para quem quer, entre outras coisas, perder peso com saúde.

Sentiu curiosidade sobre o assunto? Continue a leitura que esclareceremos 10 dúvidas a respeito da palatinose, um alimento pouco conhecido, mas que tem muito a acrescentar na sua saúde. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Palatinose: o que é esse alimento?

A palatinose, que também é conhecida como isomaltulose, é um carboidrato inteligente, com a exclusividade de ser totalmente digerível pelo organismo. Essa substância é um tipo de sacarose — 100% natural — obtida a partir da união da glicose com a frutose, encontradas na cana-de-açúcar, mel ou beterraba.

Sua principal característica é ter um baixíssimo índice glicêmico, o que não deixa que picos de glicemia atrapalhem a sua saúde.

2. Ele é calórico igual aos outros carboidratos?

Esse alimento tem a mesma quantidade de calorias que outros açúcares (4kcal/g), porém, a absorção e a digestão pelo organismo acontecem de forma mais lenta.

Outras fontes de açúcar, como a glicose e a frutose, são rapidamente digeridas e liberadas para a corrente sanguínea, enquanto a palatinose é absorvida de forma muito equilibrada!

Após a absorção, a glicose e a frutose, por meio da palatinose, serão metabolizadas e irão pelo mesmo caminho clássico, como a glicose e a frutose, a partir da sacarose. A clivagem também é lenta, mas a tolerância é total se comparada aos níveis da sacarose, inclusive em altos níveis de ingestão.

3. Pode ser usada em dietas de emagrecimento?

Com certeza! Quando essa substância é ingerida, ela atua aumentando a metabolização da gordura corporal. E, ainda, a energia proveniente dela não causa o aumento do nível de glicemia no sangue.

Além disso, sua ingestão proporciona redução da gordura corporal e fornece uma maior saciedade, o que, consequentemente, vai fazer você comer pouco e se sentir bem!

4. Posso usar a palatinose antes de qualquer atividade física?

Por ter baixo índice glicêmico, a substância é mais indicada aos exercícios de longa duração, principalmente os aeróbicos, como, por exemplo, o ciclismo, a caminhada, a corrida, a natação, entre outras atividades de baixa a média intensidade. Outra ótima vantagem é que ela evita a fadiga muscular e a exaustão física.

Além de comer cerca de meia hora antes do treino, você também pode consumir o alimento depois. Essa é uma forma de ter sempre reservas de energia no corpo por mais tempo.

5. Tenho diabetes. Posso consumir a palatinose?

Pode, pois esse alimento é de baixo índice glicêmico e até vai ajudar a manter o nível de glicemia mais estável no seu sangue.

Para isso, é preciso ter um plano alimentar adequado. Consulte seu médico ou nutricionista para saber quais são as recomendações de consumo junto à sua dieta de controle de diabetes, ok?

6. É verdade que ela ajuda a manter meus dentes saudáveis?

Sim! A palatinose é um produto não cariogênico – que não provoca cáries. Por ser um carboidrato funcional, esse alimento não exige digestão pelas bactérias da boca, o que não causa a fermentação que leva à formação de cáries.

Além disso, a ligação entre as moléculas de glicose e frutose são resistentes e, até os pequenos microorganismos existentes na cavidade oral, têm dificuldade em fermentar essa substância para ser utilizada.

Sabia que seu consumo pode entrar no lugar do açúcar e evitar problemas dentários?

7. Fornece mais energia por mais tempo?

Esse carboidrato proporciona uma liberação de energia sustentável para o seu corpo e por tempo prolongado. Isso se deve ao fato de ele ser hidrolisado e absorvido de quatro a cinco vezes mais devagar que a sacarose, por causa da forte ligação de glicose e frutose nos componentes.

Dessa maneira, a glicose é oferecida para o corpo e cérebro como combustível, no momento em que a digestão e a absorção de sacarose ou glicose pura é encerrado. Traduzindo: isso significa um constante fluxo de energia por um bom período de tempo, principalmente se comparado aos carboidratos normais.

8. Promove a oxidação de gordura?

Bingo mais uma vez para a palatinose! Ela é capaz de promover a queima de gordura ao aumentar a utilização de gordura corporal e de ácidos graxos que servem como fontes de energia. Por exemplo: se uma bebida esportiva for consumida junto com esse carboidrato como parte do regime, ele é capaz de melhorar o metabolismo da gordura.

A Palatinose proporciona uma absorção diferenciada que libera a energia de glicose no mesmo nível em que ocasiona um aumento na taxa de metabolização de gordura com o potencial de economizar o glicogênio. Assim, importantes reservas dessa substância ficam disponíveis em caso de necessidade.

9. Palatinose engorda?

Apesar de seus inúmeros benefícios, é preciso ter cuidado: a palatinose engorda. Caso seu consumo seja maior que a quantidade de calorias gastas e sem a orientação de um profissional, em vez de você aproveitar os benefícios desse carboidrato, poderá sofrer com o acúmulo de gordura.

10. Ajuda no controle da glicemia?

O consumo, com regularidade, de fórmulas líquidas que contenham a palatinose – 12 semanas de ingestão regular já pode fazer efeitos – é benéfica para pessoas com intolerância à glicose, que sentirá os efeitos relacionados à síndrome metabólica.

Ao longo do tempo, pessoas com intolerância à glicose que ingerem a palatinose frequentemente no café da manhã, sentem melhoras a longo prazo em 2 horas de glicose plasmática, após OGTT (oral glucose tolerance test) e nos níveis de ácidos graxos livres no soro. Além disso, as pessoas obesas também têm uma significativa redução no acúmulo de gordura visceral.

Esse carboidrato inteligente pode ser seu aliado na hora de substituir alguns alimentos ricos em carboidratos convencionais e, ainda, oferecer outros benefícios ótimos para a sua saúde, o que torna a sua ingestão uma das melhores escolhas na hora do exercício físico. Porém, não se esqueça de procurar ajuda de profissionais capacitados e licenciados para lhe trazer um treino mais adequado de acordo com as suas necessidades.

Compre palatinose na OneMarket

  • Atlhetica Nutrition Palatinose Low GI 400g - Atlhetica Nutrition R$ 66.00

Veja outros produtos

Comentários

Comentário

Fechar