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Perder peso em uma semana é possível?

Perder peso em uma semana é possível? Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas já devem ter feito a si mesmas. Independente de ser por aqueles que buscam resultados rápidos, como pelos que querem diminuir a silhueta para caber em algum modelito específico.

Perder peso em uma semana é possível sim, porém, existem alguns pontos importantes que você precisa saber antes de começar o processo. Neste post, contamos um pouco mais sobre as dietas rápidas e restritivas, a perda de líquidos e o efeito sanfona tão temido por quem busca reduzir medidas.

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Como emagrecer de maneira saudável?

É possível reduzir medidas em apenas uma semana, perdendo de 2 a 3 kg, como algumas dietas prometem. No entanto, nem sempre o que se perde é gordura, mas sim líquido.

Antes de tudo, um fato importante que deve ser levado em consideração ao falar sobre esse assunto é que, quando perdemos muito peso em um curto período de tempo, as chances de recuperá-lo – ou ganhar ainda mais peso – são maiores, podendo levar ao temível efeito sanfona. Por isso, veja a seguir o quanto é saudável perder por semana e como fazer isso.

Quanto é saudável perder por semana?

O ideal é que a perda de peso seja distribuída. Assim, por semana, o saudável é perder de 0,5 a 1 kg e, por mês, de 3 a 4 kg. Para isso, é necessário reduzir as calorias consumidas diariamente, fazendo uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

Para ter uma ideia, 1 kg de gordura corresponde a 7700 calorias, então, para perder 1 kg em 1 semana, seria necessário consumir apenas 1100 calorias por dia. No entanto, cada pessoa é única e tem necessidades próprias. Um corte tão grande como esse em tão pouco tempo pode ser prejudicial à saúde.

Por esse motivo, as dietas “milagrosas” não são recomendáveis, pois, para uma perda de peso saudável, devemos respeitar as necessidades e os limites do nosso corpo.

O que é necessário para perder peso?

É recomendado fazer uma dieta equilibrada, dividindo as calorias entre grupos alimentares, sendo 55% a 60% de carboidratos, 20% a 25% de gorduras e 15% a 20% de proteínas, e distribuindo-as entre 6 refeições por dia.

Vale lembrar que você pode administrar o consumo de calorias por meio do tipo de alimento que você consumirá. Assim, ao invés de consumir uma porção de 60g de batatas fritas, que contém 300 calorias, você pode comer 1 xícara de brócolis refogado e 1 filé de frango pequeno pelo mesmo valor calórico.

Além da alimentação, outro ponto-chave é praticar atividade física. Atividades como correr, pular corda e praticar taekwondo são excelentes para quem quer perder peso, pois gastam muitas calorias com apenas 1 hora por dia. A prática de exercícios acelera o metabolismo, queimando a gordura de forma mais rápida.

Estarei perdendo peso ou desinchando?

O inchaço provocado pela retenção de líquido pode ser diminuído eliminando toxinas do corpo por meio da ingestão de água e chás, de uma alimentação saudável e da diminuição de sódio.

Já a perda de peso está ligada à queima de gordura, que se dá por meio da alimentação equilibrada e de atividades físicas regulares.

É comum eles serem confundidos, pois ambos diminuem o peso na balança, dão diferença no manequim e deixam a silhueta mais enxuta. A redução do inchaço pode diminuir até 3 kg do peso.

Um teste simples pode ser feito para saber se você perdeu peso ou reduziu a retenção de líquido. Veja a seguir.

Com o polegar e o indicador, forme uma pinça e pressione, por alguns segundos, uma região saliente do seu corpo, como a coxa ou a barriga, e solte. Se aparecer a marca dos dedos na pele por cerca de três segundos, você sofre de retenção de líquidos. Do contrário, significa que é gordura acumulada.

Viu como é possível perder peso em uma semana de forma saudável? Então, tome cuidado com as dietas restritivas que prometem milagres, pois as que são realmente saudáveis trazem resultados mais lentos, porém, constantes.

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