Fechar

Quais os benefícios da Geleia Real para a saúde? Saiba aqui

A tarefa de conciliar a rotina diária e a vida social agitada com uma alimentação equilibrada pode ser muito mais prática do que você imagina. Isso porque existem no mercado alimentos fáceis de serem incluídos no cardápio, como a geleia real.

Se você já ouviu falar dela, sabe que muita gente vem adotando esse ingrediente nas refeições. Isso porque ela fornece ao corpo nutrientes valiosos para o bom funcionamento das células e das atividades metabólicas.

Neste artigo, vamos explicar o que é, afinal, a geleia real, como ela é produzida, qual sua composição química e quais os benefícios para a saúde. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é a geleia real?

Ela é uma substância natural produzida por abelhas jovens. A finalidade biológica dentro da colmeia é alimentar a rainha, daí deriva o nome. É um elemento importantíssimo para o crescimento, a longevidade e a reprodução das abelhas. Composta por proteínas, carboidratos, hormônios, vitaminas e substâncias minerais, apresenta diversos benefícios à saúde.

Como ela é produzida?

O objetivo da colmeia ao produzir a geleia real é criar abelhas rainhas. É nas chamadas realeiras (cúpulas onde são formadas as abelhas rainhas) que o produto é depositado e depois pode ser colhido.

Para que isso aconteça, é preciso criar um ambiente propício. Primeiro, retira-se a abelha rainha do ambiente comum ao restante das abelhas. Com isso, elas são incentivadas a produzir realeiras naturais e isso modifica a alimentação das larvas que nasceriam como abelhas-operárias. Essas larvas são alimentadas com grande quantidade de geleia real, que é acumulada dentro das cúpulas.

Vale lembrar que a produção comercial de geleia real precisa seguir padrões técnicos específicos, para que não atrapalhe a rotina biológica natural das abelhas. No Brasil, as estações do ano mais eficazes para isso são a primavera e o verão.

Qual é a sua composição?

A geleia real é rica em diversas substâncias que promovem a saúde. Conheça algumas delas:

  • ácido fólico;
  • vitamina B12;
  • inositol;
  • acetil colina;
  • vitamina C;
  • vitamina A;
  • vitamina D;
  • vitamina E;
  • tiamina (vitamina B1);
  • ácido pantotênico (vitamina B5);
  • piridoxina (vitamina B6);
  • biotina.

Quais são os benefícios desse alimento?

Com tantas substâncias boas, são muitos os benefícios. Confira alguns deles:

  • protege o fígado;
  • ação antibacteriana;
  • ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • saúde do cérebro;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • alívio de tosses e resfriados;
  • ameniza sintomas da TPM;
  • alivia sintomas da menopausa;
  • ação afrodisíaca que ajuda a melhorar o desejo sexual;
  • ação estimulante e fortificante;
  • melhora a memória e concentração;
  • combate a depressão, pois melhora o vigor;
  • aumento das defesas naturais do corpo;
  • hidratação e rejuvenescimento da pele;
  • fortalecimento do cabelo, podendo ser uma aliada no combate à queda.

Como você viu, a geleia real é um alimento complexo, que pode ajudar a melhorar diversos aspectos da saúde. Ela deve ser conservada em temperaturas abaixo dos 10°C, isto é, sempre dentro da geladeira. Vale lembrar que toda ingestão de novos ingredientes deve ser acompanhada por um nutricionista de sua confiança. Assim, fica mais fácil montar um cardápio que atenda às suas necessidades!

Como consumir a geleia real?

Com tantos benefícios, difícil é não querer incluir esse alimento no cardápio. Para fazê-lo, é possível consumir a geleia real de diferentes formas, adequadas ao seu paladar e a seus hábitos alimentares.

Segundo profissionais das áreas da saúde e da nutrição, a melhor opção de consumo é a natural, na qual a geleia real fresca, conservada em congelador, pode ser colocada abaixo da língua em pequenas porções com uma colher de chá.

Além dela, contudo, há também as alternativas de cápsulas — na versão liofilizada —, sachês ou como ingrediente que enriquece o mel. Conheça detalhadamente cada uma a seguir:

In natura

A geleia real natural tem caráter adstringente e sabor em que o amargor se destaca. Embora não agrade a todos os gostos, é a melhor opção, na qual se preservam seus antioxidantes e propriedades, como manutenção da saúde intestinal e da pele.

Para amenizar o gosto forte, se não for de seu agrado, experimente usar o ingrediente como adoçante de chás ou sucos. Que tal uma bebida quente de limão com geleia real?

Cápsulas liofilizadas

As cápsulas liofilizadas experimentam mais processos durante sua fabricação, como exposição ao calor, o que tende a diminuir suas propriedades nutritivas pelas quais se destacam.

Ainda assim, representam opções mais práticas, já que são mantidas em temperatura ambiente e podem ser transportadas a quaisquer lugares onde precisarem ir, como o destino de uma viagem de trabalho.

Sachês

Também vendidos na forma liofilizada, os sachês têm a vantagem de serem bastante neutros e, portanto, ótimos para serem incorporados a bebidas, como shakes matinais e smoothies de frutas.

Ótimos para quem tem pouco tempo para fazer uma refeição ou àqueles que têm dificuldade de tomar um café da manhã sólido e preferem uma opção cuja ingestão seja facilitada. Assim, já garantem uma boa fonte de energia com a geleia real e um excelente auxílio ao sistema imunológico.

Quais as contraindicações da geleia real?

Embora haja muitas qualidades nutricionais, o consumo de geleia real não é recomendado para todos. Pessoas alérgicas a ela, ao pólen e ao mel devem evitá-la, já que há riscos de terem problemas.

Entre eles, manifestações alérgicas na pele, reações gastrointestinais, como diarreia e constipação e, em casos mais graves, choque anafilático. Se você já tiver apresentado problema após a picada de uma abelha, por exemplo, o alimento pode não ser ideal.

Os indivíduos que têm os perfis citados, todavia, são poucos e, em caso de dúvidas, o acompanhamento médico de um alergologista ajuda a esclarecê-las.

A quem não apresentar alergias, a recomendação é de se atentar à dose consumida. Para a maioria das pessoas, uma colher de chá da geleia real ao dia é suficiente.

Quais outros usos para a geleia real?

Além da alimentação, a geleia real também é bastante requisitada como cosmético natural, já que colabora a favor do fortalecimento das unhas, do crescimento dos cabelos e da manutenção da produção de colágeno da pele.

É possível encontrá-la tanto em produtos industrializados quanto optar por receitas e fazer seus próprios cremes, xampus e fórmulas em casa.

Com poucas contraindicações e inúmeros benefícios em uma colher de chá ou cápsula, não é difícil entender, ao fim, os motivos que tornam a geleia real um ingrediente tão bom para sua saúde.

Compre produtos saudáveis na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar