Fechar

Saiba quais são os 5 piores alimentos do mundo!

Não tem jeito! Na hora de planejar um cardápio saudável, é preciso evitar algumas prateleiras do mercado. Afinal, muitos dos alimentos que estão presentes hoje na nossa rotina são extremamente saborosos, mas pobres em valores nutritivos. A especialista norte-americana Michelle Cook, mundialmente reconhecida por seus livros e contribuições no campo da nutrição, elencou em um estudo quais são os piores alimentos do mundo.

Mas como ela chegou neste ranking? Michelle selecionou alimentos nos quais a presença de componentes químicos e açúcar é excessiva e prejudicial à saúde. O problema de ingeri-los regularmente é que você deixa de fornecer ao corpo nutrientes importantes para o funcionamento das células e para a qualidade de vida. Em vez disso, seu organismo recebe apenas gorduras e substâncias de menor valor.

Confira a lista de Michelle e verifique se você consome algum destes produtos:

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Refrigerante diet

O refrigerante diet está no topo da lista porque, além de conter várias das substâncias presentes no refrigerante tradicional, também é composto por aspartame, aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar. O aspartame está ligado ao desenvolvimento de doenças como ansiedade, depressão, fadiga, enxaquecas, palpitações no coração, entre outros.

2. Refrigerante

Uma lata de refrigerante corresponde a 10 colheres de chá de açúcar e de 30 a 55 miligramas de cafeína, composto por colorantes artificiais e sulfatos. Além disso, é extremamente ácido. Estima-se que são necessários 30 copos de água para neutralizar o pH do corpo novamente.

A acidez do refrigerante pode ter consequências ruins para os rins, já que eles terão de filtrá-la. Também há estudos que conectam a bebida com osteoporose, obesidade e doenças do coração.

3. Churros recheados

Na realidade, o levantamento da Dra. Cook menciona os famosos “donuts”, típicos da cultura norte-americana. Por aqui, eles podem ser comparados aos churros recheados. Esse alimento possui entre 35% e 40% de gorduras trans, o pior tipo de gordura que o corpo humano pode ingerir, por estar ligada a doenças cardiovasculares e ao desenvolvimento de câncer.

4. Cachorro-quente

O problema do cachorro-quente está na carne processada da salsicha. A Dra. Cook aponta que um dos componentes encontrados nesse alimento é o nitrato de sódio, responsável pelo desenvolvimento de cânceres infantis. Em 2015, a ONU publicou um relatório apontando que o consumo de carnes processadas como presuntos, salames, bacon e salsicha aumenta os riscos de câncer colorretal, isto é, no sistema digestivo e intestinal.

5. Bacon

Como era de se esperar, o bacon entrou na lista pelos mesmos motivos que o cachorro-quente. O consumo diário desse alimento pode aumentar os riscos de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. O ideal é que se evite esse tipo de alimento!

A lista dos piores alimentos do mundo preparada por Michelle Cook é um ótimo parâmetro para saber se mantemos uma alimentação balanceada ou não. O primeiro passo para mudar de rotina é estabelecer suas prioridades, buscar um nutricionista especializado e encontrar locais onde você possa adquirir alimentos saudáveis e igualmente saborosos!

Se você gostou desse conteúdo, confira nosso próximo post sobre o movimento Comida de Verdade!

Comentários

Comentário

Fechar