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Qual é a relação entre as cores dos alimentos e a saúde do corpo?

Você já deve ter ouvido a recomendação sobre a necessidade de consumir pratos bem coloridos, certo? Mas será que existe mesmo uma relação entre as cores dos alimentos e a sua especialidade nutricional?

As cores de cada tipo de alimento não existem ao acaso: elas estão ali por conta de substâncias específicas que caracterizam a forte presença de um ou outro nutriente. Por isso, conhecer e saber como observar a coloração do que colocamos em nosso prato pode nos dar boas dicas de suas funções nutricionais.

A seguir, conversaremos sobre a relação entre os alimentos, suas cores e os nutrientes presentes em cada um deles, explicando como isso funciona e quais são os benefícios de uma dieta colorida. Boa leitura!

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Branco

Para começar, que tal conversarmos sobre os alimentos de coloração branca? Afinal, a ausência de cores fortes não quer dizer que esse tipo de produto não esteja repleto de nutrientes benéficos. Os principais alimentos desse grupo incluem:

  • nabo;
  • cogumelos;
  • couve-flor;
  • arroz;
  • banana;
  • batata;
  • repolho;
  • cebola;
  • alho.

As vitaminas e minerais mais comuns nesse grupo são o cálcio e o potássio, mas eles também são ótimas fontes de fitoquímicos e betaglucanos, substâncias diretamente ligadas com o fortalecimento do sistema imunológico.

Vermelho

Bastante comuns na mesa do povo brasileiro, os alimentos avermelhados têm essa coloração principalmente por conta do licopeno. Essa substância tem função antioxidante, ou seja, é responsável pela desintoxicação de nosso organismo e prevenção do câncer. Os ingredientes mais comuns do grupo são:

  • tomates;
  • melancia;
  • morango;
  • cereja;
  • pimentão;
  • pimentas.

Os alimentos vermelhos normalmente são fontes de muitas vitaminas e também de ferro, o que favorece muito a produção de sangue e a oxigenação do organismo. Além disso, contêm substâncias importantes para ajudar na desinflamação do corpo.

Verde

A cor verde também é (ou pelo menos deveria ser) extremamente abundante na mesa da maioria das famílias. Nesse grupo estão presentes frutas e boa parte das verduras que estamos acostumados a consumir. Algumas delas são:

  • couve;
  • abacate;
  • pimentão verde;
  • brócolis;
  • espinafre;
  • limão;
  • kiwi;
  • pepino;
  • escarola.

Todos esses alimentos são fontes indispensáveis de nutrientes e fibras. As principais vitaminas encontradas são a C (excelente para a pele e imunidade) e a A (fundamental para a saúde de nossa visão). Além disso, é possível encontrar o cálcio, o ferro e muitos outros minerais.

Laranja e amarelo

Essenciais para a proteção de nosso sistema imune e para o fortalecimento da pele — já que conta com substâncias que, combinadas, ajudam na produção de colágeno —, os alimentos de cor amarela ou laranja são uma ótima alternativa para a saúde. Os principais deles são:

  • laranja;
  • pimentão amarelo;
  • cenoura;
  • mamão;
  • manga;
  • abóbora;
  • damasco;
  • melão;
  • maracujá;
  • abacaxi.

Felizmente, é possível utilizar tais alimentos no dia a dia em forma de sucos refrescantes e com a função detox. Todo o betacaroteno presente nesses ingredientes trará muita saúde ao seu dia a dia. Experimente!

Roxo

Pouco comuns, mas extremamente bonitos e saborosos, os alimentos roxos são ricos em antocianina, um pigmento que auxilia na proteção do organismo contra agentes externos ao fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos mais comuns desse grupo são:

  • repolho roxo;
  • beterraba;
  • açaí;
  • berinjela;
  • jabuticaba;
  • ameixa;
  • uva.

Além disso, tais alimentos são ricas fontes de inúmeras vitaminas responsáveis por nos trazer energia (especialmente no caso do açaí) e fazer com que o metabolismo funcione a todo vapor.

Marrom

Por fim, devemos citar os ingredientes de coloração marrom, que são algumas das principais fontes de fibras e proteínas (principalmente para pessoas que seguem uma alimentação vegetariana). Eles são:

  • feijão;
  • grão de bico;
  • cacau;
  • linhaça.

Além de ricos em proteínas e aminoácidos, tais alimentos nos fornecem boas doses de ácidos graxos (como o ômega 3) e vitaminas do complexo B, fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.

Viu como as cores dos alimentos e os seus nutrientes têm tudo a ver? Agora que você já conhece a relação entre a coloração e os nutrientes presentes nos produtos, invista em refeições coloridas e diversificadas para garantir que seu corpo receba todas as vitaminas e minerais necessários para uma vida saudável!

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