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Entenda o que são as isoflavonas e quais os seus benefícios

Você já ouviu falar das isoflavonas? Presentes em grandes quantidades na soja e nos seus derivados, essas substâncias podem ser muito benéficas para a saúde humana, principalmente a da mulher.

Por terem características semelhantes às do estrogênio, que tem alta concentração no corpo feminino, as isoflavonas atuam de maneira parecida, ajudando a regular diversas funções. Além disso, auxiliam no combate a doenças e reduzem os sintomas da TPM e da menopausa.

Quer entender mais sobre a importância das isoflavonas para a sua saúde? Preparamos este post para que você as conheça e descubra maneiras de incorporá-las ao seu cronograma alimentar. Confira!

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O que são as isoflavonas?

As isoflavonas são variedades de fitoestrogênios. Substâncias como essas vêm do reino vegetal e têm estrutura molecular parecida com a do estrogênio. Sua ingestão em doses adequadas ajuda a manter as funcionalidades relacionadas a esse importante hormônio.

Todos os seres humanos precisam de estrogênio, e, no organismo da mulher, ele representa um papel de destaque, pois atua em várias frentes. Por exemplo, ele é o responsável pelo desenvolvimento das características femininas, pelo controle do ciclo menstrual e da ovulação e pela preparação do útero para a reprodução.

Qual é a ação das isoflavonas no corpo?

Essas substâncias são capazes de interagir com os receptores de estrogênio e, por isso, desempenham funções parecidas com as do hormônio no corpo humano.

O metabolismo das isoflavonas, de modo simples, acontece desta forma: após ingeridas, elas sofrem a ação da flora intestinal e, depois, entram na corrente sanguínea, em que se ligam aos receptores do hormônio estrogênio. É a partir desse fluxo que as isoflavonas são carregadas por todo o corpo, estimulando uma série de efeitos benéficos à saúde.

Onde as isoflavonas são encontradas?

As isoflavonas estão em alimentos de origem vegetal. As principais fontes dessas substâncias são a soja e os alimentos derivados dela. As variedades mais conhecidas de isoflavonas são a genisteína e a daidzeína, que são bastante presentes nos grãos da leguminosa.

Alguns bons exemplos de alimentos que contêm isoflavonas, além da soja in natura, são o leite e a farinha extraídos da planta, o shoyu, o missô, o tofu e o edamame (soja em grãos verdes). Outra boa fonte dessa substância são os “hambúrgueres” feitos à base de soja, muito consumidos por quem busca manter uma dieta com menos ingestão de carne.

Mas não é só a partir da soja que podemos obter as isoflavonas. Elas também são encontradas nas sementes de linhaça e nos brotos de alfafa, porém, em menor quantidade.

Outra opção para consumo são os medicamentos do tipo cápsula, que oferecem a possibilidade de administração de isoflavona de modo isolado. Mas atenção: nesse caso, é sempre necessário ter orientação médica, para fazer uso controlado e adequado às necessidades individuais.

Como podem ser consumidas?

O jeito mais fácil é inserir a soja na alimentação. É possível fazer refogados e caldos à base do grão e também substituir a carne bovina pela carne de soja, por exemplo. Além disso, a farinha e o leite que vêm da soja podem ser utilizados no preparo de pratos doces e salgados, como biscoitos, pães e bolos.

As sementes e a farinha de linhaça são boas opções para deixar saladas e vitaminas de frutas ainda mais nutritivas e também para enriquecer preparos de padaria e confeitaria. Os brotos de alfafa, que têm sabor suave, são ótimos complementos para guarnecer saladas.

O missô e o shoyu são interessantes para dar sabor à base de preparos quentes, especialmente às sopas de cozinha oriental. O tofu também acompanha esses pratos e ainda serve como ingrediente coringa de pastinhas para lanches, servidas antes ou depois de atividades físicas e também no café da manhã.

Quais os benefícios para a saúde?

Até aqui, mostramos o que são as isoflavonas, a ação delas no corpo, os alimentos em que são encontradas e quais são as formas de consumi-las no dia a dia. Então, falta você entender por que essas substâncias são importantes para a manutenção da sua saúde.

A seguir, conheça alguns dos principais benefícios que as isoflavonas oferecem ao organismo.

Reposição hormonal

Por terem estrutura semelhante à do hormônio estrogênio — que, nas mulheres, é produzido pelos ovários, sendo responsável por regular importantes funções, como a menstruação —, as isoflavonas podem atuar como repositores hormonais. A vantagem de optar por ingeri-las é que provocam menos efeitos colaterais do que os hormônios sintéticos disponíveis no mercado, já que elas são naturais.

É necessário destacar que, antes de aumentar os níveis de isoflavonas na sua dieta diária, você deve procurar um médico.

Diminuição de sintomas da TPM e da menopausa

Por causa da sua atuação semelhante ao hormônio estrogênio, a isoflavona auxilia também na redução de dores de cabeça, inchaços e cólicas, problemas que são presentes na rotina de muitas pessoas durante o período pré-menstrual.

Além disso, as isoflavonas ajudam e muito na melhoria do bem-estar das mulheres que estão no fim da sua fase reprodutiva, entrando na menopausa. Uma concentração saudável de fitoestrogênios no organismo auxilia a reduzir os sinais que desgastam o corpo nessa fase da vida, como dores de cabeça, insônia, calor e transpiração excessivos e alterações de humor.

Manutenção do colesterol

A ação das isoflavonas no corpo ajuda a deixar o colesterol em níveis adequados. Ou seja, elas estimulam a redução da concentração de LDL (“colesterol ruim”) e aumentam a de HDL (“colesterol bom”).

Combate à osteoporose

Com a menopausa, muitas mulheres enfrentam a perda de estrogênio, que pode ocasionar o desenvolvimento da osteoporose. A menor disponibilidade desse hormônio resulta na perda de massa óssea, levando ao desenvolvimento da doença. Como a isoflavona pode ser um substituto do estrogênio, seu uso em tratamentos para prevenir e combater a osteoporose é bastante comum.

Efeito antioxidante

A ação antioxidante das isoflavonas ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele, pois atua diretamente contra os radicais livres e age no tratamento de inflamações e cicatrizes. Essa propriedade das substâncias também é aliada da prevenção de doenças cardíacas e do desenvolvimento de cânceres.

Há efeitos colaterais relacionados às isoflavonas?

Toda substância que entra no nosso sistema em excesso pode causar algum efeito colateral. No caso das isoflavonas, não é diferente.

Apesar de os fitoestrogênios ajudarem em vários processos do organismo, algumas pesquisas evidenciaram possíveis riscos à saúde associados à ingestão de grandes porções de soja. Dentre eles, estão a possibilidade de desenvolvimento de câncer de mama e a interação medicamentosa em tratamentos de câncer.

Então, para garantir os benefícios das isoflavonas e evitar imprevistos, o ideal é ingerir os alimentos que as oferecem em doses moderadas. Mas se você decidir aumentar o aporte dessas substâncias na sua rotina, lembre-se disto: procurar orientação profissional, de médicos e nutricionistas, é indispensável.

Agora que você já conhece os benefícios das isoflavonas para a saúde, busque saber se o seu consumo está adequado. Vale ressaltar que o organismo precisa de diversos nutrientes para funcionar bem. Por isso, procure manter uma dieta equilibrada.

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