Fechar

Stevia: o que é e seus benefícios

Seja por questões de saúde ou para emagrecer de forma saudável, especialistas da área da saúde e nutrição recomendam reduzir os níveis de açúcar em nossa alimentação. Embora possa parecer bem complicado, produtos como a stevia ajudam nesse processo.

A stevia é um potente adoçante que está em alta. Ela é recomendada por conta de seus benefícios e por ser completamente natural, já que é extraída de uma planta.

Mas quais são os benefícios trazidos pelo consumo da stevia? Como ela é produzida? Existem contraindicações? Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre esse poderoso adoçante! Vamos nessa?

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é a stevia?

A stevia é uma planta oriunda da América do Sul, que faz parte da família Asteraceae, a mesma de ambrósias e margaridas. O seu uso como adoçante e planta medicinal começou há séculos, com os índios guaranis, que habitavam as florestas tropicais do Brasil e do Paraguai. Ela também é utilizada há vários anos na região do Japão.

Os nativos a usavam para reduzir o gosto acentuado da erva-mate e para refrescar a boca. Existem relatos de que o curandeiro da tribo também a utilizava para combater sintomas de desconforto abdominal e para auxiliar pessoas que apresentavam fadiga física ou emocional — provavelmente, portadores do que conhecemos hoje como diabetes.

Nos dias atuais, a stevia é utilizada como um adoçante natural que age nos alimentos de uma forma semelhante ao açúcar. O seu sabor característico vem de uma substância chamada glicosídeos de esteviol, que são extraídos das folhas da planta (Stevia rebaudiana Bertoni).

Esse composto completamente natural — ao contrário do ácido ciclâmico, do aspartame e da sacarina, largamente utilizados — é um edulcorante extremamente poderoso, que pode adoçar até 300 vezes mais do que a sacarose (açúcar comum).

Quais são os principais benefícios da stevia para a saúde?

Agora que você já sabe o que é a stevia e conhece a sua importância histórica, que tal descobrir os benefícios que essa planta pode trazer para a nossa saúde?

É nutritiva

Ao contrário do açúcar branco, as folhas da stevia possuem vários nutrientes necessários para uma dieta saudável. Isso ocorre devido à falta de processamento, já que o adoçante é extraído de forma a manter as vitaminas e minerais, fato que não ocorre no processo de refinamento do açúcar comum.

Entre os principais nutrientes presentes na stevia, podemos citar:

  • sais minerais: alumínio; cálcio; cromo; cobalto; flúor; ferro; magnésio; manganês; fósforo; potássio; selênio; sódio; estanho; zinco;
  • vitaminas: ácido ascórbico (vitamina C); beta-caroteno (precursor da vitamina A); niacina, riboflavina e tiamina (vitaminas do complexo B).

Auxilia na perda de peso

A maioria das dietas que visa o emagrecimento recomenda a exclusão total do açúcar da alimentação. Embora isso faça muito sentido do ponto de vista metabólico, cortar de vez os doces pode ser um grande tormento para os que estão tentando emagrecer.

Por isso, a stevia é uma ótima alternativa para evitar a privação total de sobremesas durante a dieta e comê-las sem culpa. Isso acontece porque ela não contém calorias, já que o nosso organismo não digere e nem metaboliza esse glicosídeo. Além disso, também não há modificação no trato intestinal, por isso ela possui índice glicêmico igual a zero.

Ajuda a regular o apetite

Segundo algumas pesquisas, a stevia auxilia na regulação e no controle do apetite. Isso acontece porque o composto age diretamente no hipotálamo, estrutura cerebral responsável pela sinalização e regulação do apetite. Essa ação reduziria a sensação de fome e controlaria compulsões alimentares com eficácia.

Auxilia no controle do diabetes

Comer algo doce é ao mesmo tempo um sonho e um pesadelo para os portadores de diabetes. Por isso, sugerir que um adoçante poderia ajudar no controle da doença pode parecer uma brincadeira de péssimo gosto, não é mesmo?

Felizmente, as informações são verdadeiras. As substâncias encontradas nas plantas da stevia possuem capacidades reguladoras dos níveis de açúcar no sangue, alterando o foco de absorção da glicose no organismo. Além disso, auxilia na secreção de insulina nos casos de diabetes tipo 2.

Mantém-se estável em altas temperaturas

Quem nunca tentou fazer uma receita mais saudável e acabou deixando todo o preparo com um gosto extremamente desagradável? Em altas temperaturas, algumas substâncias se quebram e se transformam, alterando o sabor dos ingredientes. Isso não acontece com a stevia, que é resistente a cerca de 200ºC e pode se tornar uma grande aliada na cozinha.

Ajuda a inibir a formação da placa e da cárie dental

A stevia possui entre seus componentes o flúor, que está presente em altos teores é faz com que a planta seja um aditivo popular para cremes dentais e enxaguatórios bucais.

Para quem não sabe, o flúor é um responsável por combater a cárie e a placa dental. Quando a cárie era considerada um problema de saúde pública, durante o início do século XX, foi descoberta a relação saudável entre ela e o flúor.

O flúor é um componente muito comum na natureza e tem a capacidade de reagir com diversos elementos e formar compostos orgânicos e inorgânicos.

Ajuda na saúde da pele

Do mesmo modo que a stevia desempenha funções antibacterianas na boca, ela atua na pele como uma aplicação útil para eczema e dermatite.

A stevia é capaz de controlar a produção de bactérias de modo inibidor e agir como um esteroide nestas situações, se tornando uma opção popular para aliviar esse tipo de problema.

Ausência de ingredientes artificiais

Outro benefício da stevia é não possuir ingredientes artificiais, o que pode modificar a cor e sabor do alimento e ser prejudicial ao organismo do ser humano. Por ser uma planta — e consequentemente natural — os seus ingredientes não são artificiais e nem tóxicos.

Porém, é recomendado prestar atenção aos rótulos dos produtos, que podem receber a adição de outros ingredientes para composição.

Auxilia na digestão

É possível que, ao consumir doces, muitas pessoas sofram algum tipo de desconforto na barriga. Com a ingestão da stevia, você não passa por esse tipo de problema gástrico: as propriedades da planta previnem as dores no estômago e facilitam a digestão.

Previne a retenção de líquidos

A stevia também é um potente aliado na prevenção e no combate da retenção de líquidos. Ao ser ingerida, ela funciona como um diurético natural, se tornando uma grande aliada para quem deseja emagrecer ou desinchar.

Controla a pressão arterial

Para aqueles que sofrem de hipertensão, a stevia é extremamente indicada: as propriedades medicinais presentes nessa planta ajudam a proteger a saúde do coração de quem consome, controlando a pressão arterial e a frequência dos batimentos cardíacos.

O resultado disso é uma menor sobrecarga no sistema cardiovascular e uma redução na possibilidade de ocorrer doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares e cerebrais.

Auxilia na prevenção do câncer

A stevia possui uma ampla composição de antioxidantes ideais para a prevenção do câncer. Por exemplo, a kaempferol e a quercetina ajudam a eliminar os radicais livres no organismo, impedindo a mutação de células saudáveis em células cancerosas

Outros benefícios desses compostos é a prevenção de problemas no sistema cognitivo, doenças cardíacas e o envelhecimento precoce.

Combate a candidíase

O fungo responsável pela candidíase, a Candida albicans, está presente no intestino de todos os seres humanos. Porém, em alguns casos ele pode se desenvolver e ocasionar diversos problemas de saúde. O principal vilão dessas doenças é a fermentação do açúcar no intestino. Por isso, as dietas baseadas na remoção de sacarose, como a stevia permite, é tão benéfica.

Existem contraindicações para o consumo da stevia?

Embora seja natural e considerada segura, a stevia ainda é uma substância relativamente nova nos meios de pesquisa. Isso quer dizer que, diariamente, novas descobertas estão sendo feitas e, por isso, ela não pode ser utilizada indiscriminadamente.

É importante optar por produtos comercializados por marcas conhecidas e confiáveis, já que há vários tipos de plantas dessa espécie e nem todas elas são recomendadas para o consumo humano ou são puras, podendo ter outras substâncias misturadas em sua composição.

Como tudo em excesso pode ser prejudicial, existem evidências de que, em doses muito altas, os compostos da planta podem danificar o nosso DNA. Pensando nisso, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos definiu em 4mg/kg de peso corporal a dose diária admissível (DDA) desse produto.

Além disso, pesquisas feitas em ratos mostram uma redução nos níveis de fertilidade de machos e fêmeas depois do consumo da stevia. Por conta disso, estudiosos descobriram que a planta poderia ter sido utilizada em algumas tribos como um controle de natalidade natural.

Embora raros, outros efeitos colaterais que podem aparecer com o consumo da stevia são:

  • alergias (pessoas previamente alérgicas a crisântemos, ambrósias, margaridas e tagetes devem evitar a stevia);
  • inchaço abdominal;
  • diminuição no trânsito intestinal;
  • constipação;
  • náuseas.

Vale a pena salientar que pessoas que utilizam medicamentos de forma contínua devem consultar seus médicos antes de consumir a stevia. Alguns fármacos, como o lítio, podem reagir negativamente com a substância, o que eleva a absorção dos remédios no organismo, potencializando seus efeitos.

A stevia é um pequeno presente da natureza para nós, seres humanos. Trata-se de um produto natural e seguro quando consumido nas doses corretas, que nos permite adoçar um pouco as nossas vidas sem sofrer com todos os malefícios trazidos pelo consumo do açúcar refinado.

Agora que você conhece mais sobre o funcionamento e os benefícios da stevia, que tal aproveitar a visita para conhecer os produtos sem açúcar na nossa loja?

Compre diferentes tipos de adoçante na OneMarket

  • Essential Nutrition Xylitol Lata 300g - Essential Nutrition R$ 55.00
  • Suavipan Adoçante Dietético em pó Eritritol LevSlim 270g... R$ 37.50
  • Suavipan Adoçante Dietético em pó Xylitol LevSlim 270g -... R$ 36.97

Veja outros produtos

Comentários

Comentário

Fechar