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Você sabe ler os rótulos dos alimentos?

Sabemos que ler rótulo dos alimentos não é nenhuma diversão, e quando as informações têm letras pequenas, coisas muito técnicas… Ixi, fica mais complicado não é mesmo? Para quem tem a Doença Celíaca, Intolerância ou Alergia ao leite, é preciso ter uma atenção redobrada, pois qualquer coisinha que passar despercebida, pode piorar o quadro. Mas calma, este post veio para te ajudar a resolver seus problemas na hora de ler os rótulos e saber EXATAMENTE o que comendo.

O rótulo dos alimentos são as informações que aparecem em suas embalagens, como a tabela nutricional e a lista de ingredientes, para informar o que a pessoa está consumindo. É praticamente a comunicação mais eficaz que um produto tem com seu consumidor para mostrar o que foi utilizado para chegar no produto final, afinal, todos temos o direito de saber essas informações para o consumo consciente.

Ah e para os intolerantes ou alérgicos ao leite, há uma novidade quentíssima: a nova Lei 13.305 de 2016, torna obrigatória informações sobre lactose nos produtos, uma vitória para todos né? A má notícia é que as empresas podem ir se ajustando a essa nova lei até 2019, então ainda vai demorar um pouco para estar com força total.

Já os Celíacos têm uma lei brasileira que os protegem, desde 2003: A Lei nº 10.674, diz que todos os produtos industrializados precisam ter a informação se contém ou não Glúten. Essa informação precisa estar clara e legível e geralmente são encontradas em letras maiúsculas ao final da lista de ingredientes.

Mas vamos ao que interessa, para nos ajudar a desvendar o mistério dos rótulos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que controla os rótulos dos alimentos no Brasil, criou o Manual de orientação aos consumidores, e é com base nele que montamos essas explicações para vocês. 

Tabela Nutricional

rótulo dos alimentos

A tabela nutricional é onde se mostra a quantidade de nutrientes dentro de um produto.

– A porção do alimento (que aparece no começo da tabela): é a medida média que eles usam para quantificar as outras partes dos itens do rótulo, como: quantidade de proteínas e gorduras.

– Valor Energético: São as famosas calorias! É a energia produzida pelo nosso corpo que vem dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem o valor energético está em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ);

– Carboidratos: A principal função, é fornecer energia para as células do corpo, principalmente as células do cérebro. São encontrados em maiores quantidades em: massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral. Celíacos precisam ter bastante atenção nos alimentos com carboidratos, pois, muitos, contêm trigo em sua composição. Falando em pães, fizemos a receita de um delicioso Pão Francês Sem Glúten e Sem Lactose, seguro para quem quiser experimentar.

– Proteínas: São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. As proteínas estão nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha)

– Gorduras Totais: As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas  A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

– Gorduras Saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração;

– Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração;

– Fibra Alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como: frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino, muito importante para quem tem restrição alimentar como o glúten e o leite, uma vez que é no intestino que apresenta os primeiros sinais de desconforto. 

– Sódio: Está presente no sal de cozinha e nos alimentos industrializados. O sódio é um mineral, em que sua principal função é equilibrar a quantidade de água no organismo. Se o sódio for consumido em quantidades moderadas ele pode ser um aliado para a sua saúde, mas, se consumido em exagero ou na ausência total do consumo, ele pode ser prejudicial, causando hipertensão no consumo em excesso e cansaço em sua ausência.

Ingredientes

rótulo dos alimentos
como ler o rótulo dos alimentos

Vai aí uma diquinha muito fácil para entender os ingredientes: você sabia que a ordem dos ingredientes listados no rótulo do produto são a ordem de quantidade? Por exemplo, se um produto começa com Farinha de Arroz, Amido de Milho, Açúcar significa que o que mais vai no produto é farinha de arroz, depois amido de milho e assim vai. Interessante, né?

Produtos que contêm glúten, mas que no rótulo dos seus ingredientes não consta nada que, de fato, o contenha, provavelmente ocorreu a temida “contaminação cruzada”. Para você entender melhor o que ela significa, temos esse post explicando tudinho: O que é Contaminação Cruzada por Glúten e como evitá-la.

E não se engane achando que são só a lista de ingredientes e tabela nutricional são obrigatórias no rótulo dos produtos, informações como: marca e fabricante (informações para o consumidor entrar em contato se houve algum problema com o alimento), origem (indica em que lugar o produto foi fabricado), prazo e validade e lote também são essenciais.

É sempre importante ficar atento à todas as informações nos rótulos para melhor controle da sua alimentação e, também, para manter sua qualidade de vida. E mais importante, é ficar atento sobre o mundo dos Celíacos e dos Intolerantes e Alérgicos ao leite. Já que estar sempre informado sobre sua saúde, nunca é demais.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe ela nos comentários que te ajudamos! E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para sempre ter mais informações sobre o universo da alimentação saudável. 

GlutenFree Box: Facebook e Instagram;

LacFree Box: Facebook e Instagram.

Fontes: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/rotulos-devem-indicar-tambem-baixo-teor-de-lactose
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.674.htm

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