Fechar

Cuidados com crianças celíacas e intolerantes

Um assunto envolvendo dietas sem glúten e sem lactose tem gerado polêmica nos últimos dias. Uma criança belga faleceu após pais o colocarem em uma dieta livre de glúten e lactose, mesmo sem nenhum diagnóstico ou recomendação médica. Sempre que esse tipo de coisa sai na mídia ficamos apreensivos e com dúvidas sobre o que fazer em relação aos nossos filhos, por isso, hoje vamos dar algumas dicas sobre quais cuidados se deve ter quando seu filho é celíaco ou intolerante ao glúten. Acompanhe a gente e deixe suas dúvidas nos nossos comentários.

A primeira coisa que devemos lembrar é que o bebê não veio a falecer porque era celíaco (não havia nem sido comprovada por médicos a doença), mas sim pela negligência e falta de informação dos pais. Com acompanhamento de médicos e nutricionistas, bebês celíacos podem ser tão saudáveis quanto bebês comuns. Se você suspeita que seu bebê possa ser celíaco ou intolerante, não hesite em levá-lo ao médico. O profissional enviará exames para serem feitos e dará o diagnóstico correto. Caso o diagnóstico dê positivo, o ideal é procurar a ajuda de um nutricionista para que ele o oriente melhor a respeito das restrições alimentares. Para dar uma ajuda inicial, conversamos com a nutricionista Bruna Bellusci e separamos algumas dicas básicas de cuidados com seus bebês celíacos:

O que substituir na alimentação de uma criança celíaca ou intolerante?

Antes de qualquer mudança na alimentação da criança celíaca ou intolerante é muito importante que ter o diagnóstico da doença feito por um médico. Os bebês até 6 meses devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno. Depois disso, os alimentos vão sendo introduzidos aos pouco à dieta e é nesse momento que deve-se ter muito cuidado.

Como qualquer pessoa que tenha doença celíaca, a criança não pode consumir nada que contenha trigo, centeio, cevada e aveia, alimentos presentes em grande quantidade em pães, massas e biscoitos. Ler os rótulos dos alimentos pode ajudar muito! Existe uma lei que obriga às empresas a informarem nos rótulos se o alimento contém ou não contém glúten. Tudo que tiver a presença de glúten deve ser substituído.

Além disso, é necessário tomar cuidado para não contaminar a comida do bebê com os alimentos com glúten consumidos pelo restante da família, pois mesmo traços do glúten podem desencadear os sintomas. E caso você ainda tenha dúvida sobre como cuidar com a contaminação cruzada falamos tudo o que você precisa saber neste post O que é Contaminação Cruzada e como Evitá-la

Quais os sintomas que seu filho é celíaco?

Os principais sintomas da doença celíaca clássica são diarreia crônica, prisão de ventre, vômitos, irritabilidade, distensão e dor abdominal, perda de peso e desnutrição. No caso das crianças também pode causar atraso no crescimento.

Na suspeita que seu bebê é celíaco o intolerante, quais cuidados com a sua própria alimentação?

Além do cuidado com a contaminação cruzada, é muito importante que na fase do aleitamento materno a mamãe não consuma nada que contenha glúten, já que a proteína pode ser passada pelo leite para o bebê.

Quais os problemas que meu filho pode apresentar?

Além dos problemas citados acima, a criança celíaca ou intolerante pode apresentar deficiências de nutrientes. Isso deve ao fato de os problemas intestinais causados pelo glúten prejudicarem a absorção destes nutrientes.

De onde tirar as vitaminas que ele precisa?

Como o problema está na absorção e não na oferta de nutrientes na dieta é necessário tratar a doença celíaca através da dieta isenta de glúten. Com o tempo os sintomas irão desaparecer e a absorção dos nutrientes deve ser normalizada. É muito importante o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista para conseguir substituir os nutrientes através do consumo de outros alimentos. 

Qual a diferença de uma criança celíaca para uma intolerante?

A doença se caracteriza por uma inflamação no intestino delgado causada pela presença de glúten na dieta, já a intolerância é uma sensibilidade ao glúten que pode causar diversas reações no nosso corpo sem a presença de doença celíaca.

Compre produtos sem glúten OneMarket

    Veja outros produtos

    Conheça a OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Conhecer
    Produtos Sem Glúten é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar
    Produtos Veganos é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar
    Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar
    Produtos Sem Lactose é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar

    Comentários

    Comentário

    Fechar