Skip to main content

Saiba quais são os sintomas da intolerância ao glúten

Você sabia que alguns desconfortos gastrointestinais podem estar diretamente relacionados à intolerância ao glúten? Apesar de pouco conhecido, esse problema vem sendo estudado, e já existe uma série de alimentos livres da proteína. Você já parou para pensar que pode sofrer de intolerância e não saber?

Este post vai falar sobre os aspectos e os sintomas da intolerância ao glúten. Acompanhe:

A intolerância ao glúten

Considerada uma patologia autoimune, a intolerância ao glúten ou doença celíaca nada mais é que a dificuldade ou a impossibilidade de digerir a proteína presente em uma série de alimentos que contenham trigo e centeio. Essa dificuldade na digestão ataca diretamente o intestino, prejudicando o bem-estar e limitando a dieta do portador.

A intolerância exige alguns cuidados, e a única maneira de tratar o problema de intolerância é cortando integralmente a ingestão do glúten.

Os sintomas da intolerância ao glúten

Para quem tem o problema, ingerir glúten pode trazer consequências dolorosas. Afinal, o consumo da proteína ataca diretamente as paredes do intestino, o que pode afetar a saúde de muitas maneiras.

Dores e inchaço

As dores são o sintoma mais comum e mais fácil de ser compreendido, afinal, há a intolerância que faz mal ao intestino. Já o inchaço se deve à dificuldade de digerir o alimento que contém a proteína.

Observe se esses sintomas surgem após consumir pães, bolos e massas.

Gases

Os gases também surgem de forma muito recorrente, sendo um sinal muito claro de que há dificuldades em digerir aquele alimento. É importante observar a constância desse problema, pois é isso que o define como sintoma.

Diarreia crônica

Os malefícios às paredes no intestino também acabam por ocasionar diarreia em um nível crônico, na qual faz o portador da patologia ir ao banheiro cerca de 4 vezes ao dia, com grande volume de fezes.

Emagrecimento

Todas essas disfunções digestivas citadas podem levar a uma perda de peso muito brusca. Como em qualquer outra doença, a dificuldade de alimentação resulta em emagrecimento. É bom ficar de olho!

Enxaqueca

Dores de cabeças surgindo pouco depois das refeições? Pode ser um sinal de intolerância. O glúten causa disfunção nos processos inflamatórios, causando reações no sistema nervoso.

Queratose pilar

A dificuldade de absorção da proteína é um dos problemas que a intolerância ao glúten provoca no intestino, e isso tem algumas consequências. Uma delas é a queratose pilar, que consiste em uma disfunção cutânea que resulta no aparecimento de regiões com protuberâncias vermelhas no corpo.

Coceiras

Ainda tratando sobre problemas na pele, a ação nociva do glúten no intestino pode desencadear outras disfunções como constantes coceiras na pele. O sintoma reduz ou some quando a proteína é cortada da dieta.

Fibromialgia muscular

A doença pode estar diretamente ligada à rejeição do organismo ao glúten. A fibromialgia muscular resulta em fortes dores musculares, sem nenhum motivo aparente a quem desconhece o sintoma da intolerância.

Conhecer os sintomas da intolerância ao glúten é fundamental para entender como ela prejudica o organismo.

Tem alguma dúvida ou deseja compartilhar alguma experiência relacionada à doença? Então deixe um comentário.

Comentários

Comentário

Deixe uma resposta