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4 dicas práticas para reduzir o consumo de açúcar

A sensação de prazer que alimentos doces trazem é enorme, mas ela vem acompanhada de perigos para a saúde. Para resolver esse embate e colocar mais sabores naturais em suas refeições, é preciso reduzir o consumo de açúcar.

O açúcar em excesso ainda é tido como um dos estopins de várias doenças que comprometem gravemente o organismo. Pressão alta, diabetes, AVCs, câncer e problemas no coração são algumas delas.

Por isso, reduzir o consumo da substância é uma das melhores medidas de manter você longe dos médicos. Neste post, confira como fazer isso com 4 dicas rápidas!

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1. Corte refrigerantes

Para tirar o açúcar da sua mesa, é preciso radicalizar em alguns aspectos da sua dieta. O “doce irresistível” do refrigerante é o primeiro vilão a ser eliminado!

A bebida concentra muitas taxas de açúcar, além de outras substâncias como xaropes, conservantes e aromatizantes nocivos à saúde. O passo fundamental é sempre escolher sucos naturais, água ou chás gelados — sem açúcar — para acompanhar seus pratos ou se refrescar.

2. Substitua a sobremesa por frutas

Não dá para deixar aquele pedaço de torta de morango de lado? Dá sim, coma só o morango. O exemplo de sobremesa é comum, mas carrega, em um pedaço pequeno, grandes quantidades de calorias.

O ideal é sempre optar por frutas ao final das refeições e no café da manhã. Abacaxi, melancia, figo, melão e outras frutas leves e suculentas garantem estômago cheio, além de saciarem a vontade de comer algo doce!

3. Troque o açúcar por adoçantes naturais

O suco de limão é azedo demais sem açúcar? Não para uma língua acostumada a tomar a bebida sem o sabor doce. Ainda que pensar em tirar o açúcar de bebidas como café, vitaminas e sucos seja assustador, é possível fazer isso sem grandes transtornos.

Basta usar adoçantes naturais ou diminuir gradualmente as colheres do açúcar em seus copos e xícaras. Isso vai acostumar o seu paladar ao sabor menos doce cada vez que consumir algo.

4. Priorize refeições em casa

Se você vive correndo e não tem tempo para fazer sua marmita, há agora um bom motivo para fazê-la. O açúcar é usado em larga escala por grandes indústrias que produzem bolachas, embutidos, massas e outros alimentos. Por causa dessa “pressão industrial”, você acaba comendo altas doses de açúcar, sem perceber.

Se você preparar suas próprias refeições em casa, ficará fácil controlar as porções de açúcar, sal e outros temperos. Esse simples movimento vai fazer o seu paladar mudar e, ainda, revelar seus dotes culinários.

O controle do consumo de açúcar é dificultado devido ao fato dele estar presente na maior parte dos alimentos que o mercado produz. Ainda que outros tipos de açúcar (como o mascavo e o demerara) sejam mais saudáveis, cortar a ingestão é o melhor caminho para acabar com o vício nos doces.

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