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4 exercícios para diabéticos que ajudam no controle da doença

Praticar atividades físicas é o caminho apontado por todo bom médico para quem deseja ter uma qualidade de vida melhor. Acontece que, para alcançar a longevidade, é preciso aliar a prática de exercícios físicos a uma alimentação balanceada. Aposto que você já ouviu esses conselhos em algum consultório, não é verdade?

Então, você precisa saber que os benefícios advindos da prática regular de atividades físicas são ainda maiores para pessoas com diabetes. Afinal, ao se exercitarem, promovem melhorias em sua condição de saúde, como a diminuição da resistência à insulina e redução da taxa de açúcar no sangue.

Contudo, é importante ressaltar que, antes de começar a praticar qualquer atividade, é preciso pedir orientação ao seu médico. Alguns exercícios para diabéticos não são indicados, pois podem agravar problemas com a retina ou, no caso de feridas nos pés, algumas atividades chegam a piorar os sintomas ou interferir no tratamento.

Assim, veja quais são os melhores exercícios para diabéticos para que eles levem uma vida mais saudável!

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1. Caminhada

É a mais leve das atividades físicas, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive as mais idosas — desde que reduzam os riscos de queda, entre outros. O médico poderá indicar se a prática da caminhada é recomendada no seu caso.

O ideal para quem está saindo de uma condição sedentária é caminhar 20 minutos diários, 3 vezes por semana, em ritmo lento. À medida que for melhorando o desempenho e não se sentir tão cansado, vá aumentando até 30 minutos diários, 5 vezes por semana.

A caminhada, mesmo leve, traz muitos benefícios, como acelerar o metabolismo e melhorar a circulação, evitando o chamado pé diabético.

2. Corrida

Com o intuito de manter a forma, muitas pessoas optam pela corrida por ser uma atividade simples e que pode ser realizada em qualquer lugar, assim como a caminhada. A diferença é que, ao correr, há maior gasto de calorias e, consequentemente, é mais fácil emagrecer e perder gordura.

A orientação de um médico ou de um educador físico é necessária para começar a correr. Assim, você evita dores, distensões e lesões advindas da prática equivocada do exercício.

Depois do café da manhã é o melhor horário para as pessoas diabéticas realizarem atividades físicas. Assim, é possível evitar uma crise de hipoglicemia. Lembre-se também de tomar água durante a corrida para não se desidratar, o que pode levar a uma variação glicêmica e provocar tonturas e enjoos.

3. Aero Jump

Nesse tipo de exercício aeróbico, assim como o step, o corpo consome alta quantidade de oxigênio, pois se movimenta muito e rapidamente — o que ajuda a regular a glicose e a insulina. Perfeito para diabéticos!

Uma pequena plataforma elástica é a base para movimentos regulados, que vão ajudar a melhorar a resistência cardiorrespiratória e a coordenação motora. Sem contar que é essa uma atividade que consome muitas calorias por hora (cerca de 400) e é muito animada!

4. Ioga

Essa é uma atividade indiana milenar. Como os praticantes de ioga trabalham muito as posturas, a respiração e a meditação, os resultados são positivos para qualquer pessoa. Quem tem diabetes ainda aproveita os benefícios de uma espécie de “massagem” que os órgãos recebem de acordo com a posição trabalhada. Eles são irrigados e o sangue circula por todo o corpo.

As boas consequências da prática da ioga envolvem também a diminuição do estresse e a regulação da glicose no sangue. Só benefícios!

Ser diabético não é desculpa para ficar parado. Pelo contrário! Como você pôde perceber, existem vários exercícios para diabéticos que podem e devem ser feitos para melhorar sua qualidade de vida.

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