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4 melhores maneiras de substituir o açúcar na sua alimentação

A decisão de substituir o açúcar na alimentação, seja motivada por males como diabetes ou pela opção de mudar o estilo de vida, por exemplo, tem feito muitas buscarem alternativas ao produto.

Rico em carboidratos, com poucos nutrientes e alto índice glicêmico, o consumo regular de açúcar em sua forma mais comum, refinada, pode ser bastante prejudicial à saúde. A longo prazo, a substância, presente em sobremesas, biscoitos e pães, eleva a taxa de glicose e favorece o acúmulo de gordura corporal, além de não promover a saciedade em decorrência de seu baixo índice de fibras alimentares.

Está em um processo de reeducação alimentar ou simplesmente quer reduzir seu consumo de açúcar e substituí-lo por outras opções mais saudáveis capazes de adoçar suas receitas? Então continue a ler nosso artigo e conheça algumas maneiras de colocar isso em prática:

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1. Utilize adoçantes naturais e de boa composição

Outros alimentos que têm poder de adoçar as refeições, com baixa quantidade de carboidratos e maior dulçor em porções menores são estévia, xylitol, taumatina e eritritol.

O estévia, extraído da planta Stevia rebaudiana, chega a ser trezentas vezes mais doce do que o açúcar refinado. Vendido em sua forma líquida, para consumo em gotas ou em pó, pode ser aquecido sem perda de suas propriedades nutricionais.

Semelhantes, xylitol e eritritol são álcoois obtidos da frutose e da glicose que limitam o aparecimento de bactérias nos dentes responsáveis por quadros de cáries. O xylitol pode ser utilizado por diabéticos, já que não recruta insulina para que seja metabolizado. Além disso, favorece a absorção de cálcio pelo organismo.

Feita a partir de uma composição de proteínas, a taumatina é uma excelente opção de adoçante para quem deseja emagrecer ou não elevar suas taxas de açúcar no sangue.

2. Opte por açúcares de baixo índice glicêmico

Gosta da textura e do sabor do açúcar? Se preferir algo mais semelhante a ele do que os últimos adoçantes citados, você também pode investir no açúcar de coco e no demerara.

O primeiro, extraído da fruta, com bom índice de fibra alimentar, é um substituto pouco industrializado e nutritivo. Pode ser usado desde o cafezinho da manhã até como opção de ingrediente para aquele bolo especial do final de semana.

Já o demerara, embora tenha um valor calórico bastante próximo ao do refinado, oferece maior riqueza nutricional e ajuda a proteger o sistema imunológico. A recomendação principal é de também consumi-lo com moderação.

3. Dê preferência a mel e a melado

Ricos em carboidratos, mas muito mais nutritivos que o açúcar refinado, merecem referência alimentos como mel, melado de cana e agave. O primeiro tem reconhecidas propriedades, abundante em ferro, potássio e cálcio, além de aliado de quem enfrenta gripes e resfriados.

Vindo de mel ou xarope, o agave é um antioxidante natural e ajuda no desenvolvimento de bactérias benéficas ao corpo na flora intestinal. O melado de cana, por fim, é ótima alternativa para veganos, já que representa uma rica fonte de ferro e é extraído da cana-de-açúcar.

4. Faça receitas com frutas

Para substituir açúcar de forma natural, outra sugestão é utilizar frutas, como banana, maçã e versões secas (uva passa, tâmara, damasco, figo) ao fazer suas receitas do dia a dia. Para isso, basta usar a criatividade, adicionar um bom aporte de fibras alimentares e se permitir sentir o sabor natural dos alimentos, com tudo de melhor que têm a oferecer.

Pode soar desafiador, mas substituir açúcar é possível e colabora a favor do bom funcionamento do organismo, evitando o surgimento de doenças como diabetes e/ou o aumento de gordura corporal.

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