Fechar

Acabe com as dúvidas: conheça agora 5 mitos sobre o diabetes

O diabetes é uma doença crônica causada pela deficiência do organismo em controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue. E um dos problemas de quem enfrenta esse mal é saber diferenciar os mitos sobre o diabetes das informações verdadeiras.

Muita gente acredita em coisas que não condizem com a realidade da doença. Isso faz com que os picos glicêmicos apareçam, tanto em excesso quanto na falta de glicose no sangue — respectivamente hiperglicemia e hipoglicemia.

Para desmistificar o que falam sobre essa doença, confira agora 5 mitos sobre o diabetes!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
1. Um dos mais comuns mitos sobre o diabetes é o de que só pessoas obesas o têm

Tanto pessoas obesas quanto magras ou até mesmo aquelas com o corpo de atleta, podem ter o diabetes. Ou seja, não são só pessoas obesas que têm a doença.

A obesidade é um fator de risco para que o diabetes tipo 2 apareça.

Nesse caso, a doença acontece quando o organismo não consegue produzir ou usar insulina o suficiente para controlar a glicose no sangue. Alguns fatores de risco como o sedentarismo e a má alimentação também contribuem para o surgimento do diabetes. Dessa forma, não é só o peso que é determinante!

2. Ainda dizem que o diabetes é contagioso

Não sabemos quem começou essa história, mas esse é um dos maiores mitos sobre o diabetes. Não há nenhuma chance de uma pessoa transmitir o diabetes para outra por alguma forma de contato.

O que acontece é que parentes de pessoas com o diabetes tipo 1 podem ter a doença por fatores genéticos que são hereditários. E esses fatores ainda não são controláveis pela medicina.

O diabetes tipo 1 é autoimune, que é quando as células do corpo atacam a produção de insulina do organismo. Esse tipo acomete principalmente crianças e jovens.

3. O diabetes surge pelo consumo excessivo de açúcar

Não é verdade, mas também não deixa de ser um motivo para você consumir menos ou substituir o açúcar.

O consumo excessivo de açúcar é um dos fatores de risco para que o diabetes tipo 2 surja ao longo da vida. Mas ainda assim não é o principal motivo que desencadeia a doença.

Pressão e colesterol altos, hereditariedade, diagnóstico de pré-diabetes e outros diversos aspectos, além do alto consumo de açúcar, são fatores desencadeantes.

4. Produtos diet e light podem ser consumidos sem preocupações

Falso mais uma vez. Não é por causa de um rótulo com esses nomes que você pode consumir esses produtos sem pensar. Alguns alimentos diet têm altas taxas de carboidratos, que no organismo se convertem em açúcar (glicose).

Há ainda outros produtos da linha diet com muita gordura saturada, que também deve ser evitada por quem tem o diabetes, pois prejudica a circulação sanguínea já agravada pela doença.

Os produtos light, por sua vez, contém menos açúcar do que os convencionais, o que não colabora em quase nada para quem tem o diabetes.

5. Diabéticos não podem consumir álcool

Essa deve ser uma das frases mais ouvidas pelos diabéticos e ao mesmo tempo um sofrimento. Mas fique tranquilo, é mais um dos mitos sobre o diabetes!

Algumas bebidas alcoólicas têm uma porcentagem de açúcar em sua composição, mas consumindo com moderação, você não vai agravar a doença.

Uma dica aqui é sempre consumir álcool depois de, pelo menos, ter ingerido algum alimento. O álcool desregula os níveis de açúcar no sangue e pode causar a hipoglicemia — queda brusca da glicose.

Para ter uma vida equilibrada com a doença, é preciso se autodisciplinar e seguir as recomendações médicas. E a alimentação e o estilo de vida mais saudáveis são os seus grandes aliados para o controle da doença.

Para explicar melhor um dos mitos sobre o diabetes dessa lista, veja mais essa dica nossa, em que falamos sobre os produtos light e diet. Para que você escolha bem qual desses é a melhor opção, leia o nosso artigo sobre as diferenças de cada um!

Comentários

Comentário

Fechar