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Açúcar de coco: conheça os seus benefícios

Água, óleo, leite, farinha e, agora, também açúcar de coco. Certamente, o coqueiro é a planta da qual mais conseguimos extrair produtos benéficos para a saúde e, acima de tudo, saborosos!

Já sabemos que o coco consegue hidratar o corpo e a pele, além de substituir o leite em receitas para intolerantes à lactose e entrar no lugar da farinha em preparações livres de glúten. Agora, ele também pode ser benéfico, inclusive, para os diabéticos.

Você já conhece ou utilizou esse ingrediente? Leia o nosso post, saiba alguns dos benefícios do açúcar de coco e o inclua já nas suas receitas.

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Como o açúcar de coco é produzido?

Esse açúcar é produzido a partir da seiva extraída do coqueiro. Depois de processada, ela se transforma em um xarope — com textura semelhante à do mel — e é aquecida até formar os cristais.

O açúcar de coco é um produto orgânico minimamente processado, o que conserva grande parte dos seus nutrientes. Esse alimento é uma boa fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6, potássio, ferro, magnésio e zinco. Além disso, ele se destaca pelo seu baixo índice glicêmico, fazendo com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta, auxiliando no controle da insulina.

Quais são os benefícios do açúcar de coco para a saúde?

Consumido moderadamente, o açúcar de coco traz muitos benefícios para a saúde, principalmente pelo fato de ele ser um alimento que mantém seu valor nutricional. Portanto, confira algumas das vantagens da sua ingestão abaixo.

Tem ação antioxidante

Por ser rico em vitaminas e minerais importantes, o açúcar de coco tem ação antioxidante, regulando vários eventos fisiológicos do corpo. O sistema cardiovascular é o maior beneficiado nesse sentido, já que esse cristal pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e hipertensão arterial.

Faz bem para o intestino

A inulina é uma fibra presente no açúcar de coco que traz uma série de benefícios para quem a consome. Com ação prebiótica, ela estimula o crescimento das bifidobactérias intestinais, responsáveis por manter ou restaurar a flora intestinal.

Pessoas que têm a flora destruída devido a tratamentos com antibióticos, quimioterapia ou mesmo devido a processos inflamatórios, por exemplo, podem se beneficiar do consumo da inulina do açúcar de coco. Além de restaurar as funções intestinais, essa fibra fortalece o sistema imunológico, atuando sobre as bifidobactérias.

Ajuda no controle da glicemia

O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, por isso, ele entra mais lentamente na corrente sanguínea e evita a rápida liberação de insulina. Isso faz com que as taxas de glicose no sangue sejam controladas.

No caso do açúcar simples refinado, que tem alto índice glicêmico, a entrada do açúcar no sangue é rápida, o que causa grande liberação de insulina que, com o passar do tempo, pode causar um quadro inicial de diabetes.

Por controlar a glicemia, o açúcar de coco pode ser uma boa opção no lugar do adoçante. Mas é importante ressaltar que qualquer modificação na alimentação do paciente, principalmente dos diabéticos, deve ser feita com orientação médica.

Diminui a sensação de fome

Alimentos com baixo índice glicêmico, como o açúcar de coco, evitam os picos de fome e ajudam no controle da saciedade do indivíduo por liberarem a insulina de forma mais lenta.

Contribui para a saúde dos ossos

O açúcar de coco tem vários minerais importantes como zinco, potássio, ferro, cálcio e cobre. Eles desempenham um papel importante na construção da densidade mineral óssea e na redução do risco de osteoporose. Além disso, o nível de ferro tem impacto na circulação sanguínea, aumentando a oxigenação e a disponibilidade de nutrientes no corpo do indivíduo.

Evita a retenção de líquidos

O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar ou sal pode aumentar a quantidade de líquidos retidos no organismo, o que causa aumento de peso. Com o açúcar de coco, essa retenção é menor. Devido ao potássio, o alimento promove o equilíbrio de líquidos no organismo, auxiliando no controle da quantidade de água nas células.

Auxilia no ganho de massa muscular

Por contribuir para a melhora da taxa de glicemia, o açúcar evita o aumento da gordura corporal quando aliado à alimentação saudável e exercícios. Além disso, por ser rico em potássio, ele auxilia nos processos de contração e relaxamento dos músculos, reduzindo dores e câimbras em treinos e atividades físicas. Esse mineral também ajuda a recuperação e o ganho de massa muscular.

Melhora a saúde do sistema nervoso

Os maiores benefícios do açúcar de coco se dão pela melhoria de funções do organismo, entre elas as funções do sistema nervoso. Além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3) e a piridoxina (B6).

Essas vitaminas participam da formação de fibras nervosas e neurotransmissores promovendo a troca entre os neurônios e a melhoria da saúde do sistema nervoso. Além disso, auxiliam e mantêm as funções cognitivas de concentração, foco e memória.

Ajuda no emagrecimento

Quer emagrecer? É quase unânime que açúcares tradicionais como o refinado branco atrapalham a perda de peso. A solução mais viável para quem tem esse objetivo é procurar substitutos que possam adocicar as refeições igualmente, só que de modo mais natural e menos calórico. É nesse caso que entra o açúcar de coco.

Ele é o queridinho do mundo fitness por ser uma ótima opção para dietas com mais restrições. Além de ser leve e não elevar o nível glicêmico, ele é muito mais nutritivo – sendo fonte de minerais como zinco, ferro, magnésio e potássio. Enquanto o açúcar branco refinado não oferece nenhum valor nutricional ao corpo.

Previne a diabetes

Conforme já mencionamos, o açúcar de coco não eleva os níveis de glicemia. Isso quer dizer que ele não provoca picos de glicose no sangue. O resultado é que ele ajuda a prevenir a diabetes – doença que cresceu 61,8% nos últimos 10 anos segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por isso, o açúcar de coco é indicado para os pacientes pré-diabéticos, que são os resistentes à insulina, e todos aqueles que querem manter a saúde. A contraindicação nesse caso fica para os indivíduos já diabéticos, cuja doença só permite o consumo de adoçantes, já que o índice glicêmico é zero.

Melhora o sistema imunológico

Esse açúcar é capaz de fortalecer o sistema imunológico e ainda aumentar o colesterol bom (HDL), o que previne doenças cardíacas. A outra vantagem é que o açúcar de coco não perde as suas propriedades nutricionais ao ser superaquecido. Ou seja, você recebe os valores nutritivos de refeições com esse açúcar tanto frias como quentes. A ressalva fica por conta da quantidade diária: a recomendação é de até uma colher de chá por dia.

Quais são as diferenças entre o açúcar de coco e os outros açúcares?

Mascavo

De modo geral, a regra básica é que, quanto mais escuro é o açúcar, mais valores nutricionais você recebe. Isso porque essa coloração indica que o produto está no seu estado mais bruto. É o caso do açúcar mascavo, que não passa por refinamentos e apresenta cor e sabor mais forte, muito semelhante ao da cana-de-açúcar.

Refinado

A regra básica mencionada acima serve para esse caso também. O açúcar refinado – o mais conhecido – passa por diversos processos de refinamento, incluindo a adição de químicos como o enxofre. Tudo isso para que no final ele ganhe a conhecida coloração branca. Porém, muitas vitaminas são perdidas nesse processo e, com isso, o sistema imunológico e a capacidade de regulação dos níveis de açúcar no sangue dos seus consumidores são afetados.

Cristal

É aquele açúcar transparente com cristais grandes que são mais difíceis de dissolver em água. Ele funciona quase como um meio termo: também passa por um processo de refinamento do açúcar — que envolve cristalizações e purificações —, porém, o processo é mais leve se comparado ao refinado, que é mais triturado e branqueado. Apesar disso, 90% das vitaminas ainda são perdidas nesse procedimento.

Diabéticos podem consumir açúcar de coco?

O médico sempre deve ser consultado quando se deseja introduzir um novo tipo de alimento — especialmente um açúcar — na dieta de quem tem diabetes. No entanto, é possível afirmar que o consumo de açúcar de coco é benéfico para aqueles que não precisam restringir totalmente o consumo de açúcares de adição.

Como citado nos benefícios do açúcar de coco, a insulina presente nesse alimento retarda a absorção de glicose, o que é bom para indivíduos em condições pré-diabéticas. E como tem um dulçor mais intenso que o do açúcar refinado, pode ser consumido em porções muito menores, sendo interessante para aquelas pessoas que precisam ingerir açúcares com moderação.

Como consumir esse tipo de açúcar?

O açúcar de coco pode ser consumido da mesma forma que o branco ou o mascavo. Portanto, troque o seu açúcar tradicional por ele e use-o nas mais diversas receitas de sucos, chás, doces, entre outros.

É importante ressaltar que, mesmo sendo mais saudável, o açúcar de coco deve ser consumido com moderação para evitar complicações na sua saúde.

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