Fechar

Chá de pata de vaca: o que é e quais os benefícios para diabéticos?

A pata de vaca é uma planta de nome científico Bauhinia forficata. Ela também é popularmente conhecida por unha de vaca, unha de boi ou mão de vaca, pelo fato de suas folhas se assemelharem às patas dos bovinos. O chá de pata de vaca tem se popularizado, entenda o motivo.

A planta é nativa da índia e pode ser facilmente encontrada em países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Brasil e Uruguai. São muitos os benefícios que ela traz para a saúde, sendo indicada até mesmo pelo SUS para uso medicinal.

Bastante utilizada para preparar chás e banhos, e recomendada principalmente para quem tem diabetes, a pata de vaca oferece outras vantagens. Quer conhecer um pouco mais, por exemplo, sobre o chá de pata de vaca? Acompanhe nosso post!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Quais os benefícios e as propriedades do chá de pata de vaca?

A folha da pata de vaca aumenta a interação da insulina com as células, favorecendo uma maior absorção e estimulando a degradação da glicose, impedindo que ela circule por muito tempo na corrente sanguínea. Por esse motivo, o chá é indicado como complemento do tratamento medicamentoso de diabetes.

Além disso, o chá também proporciona aos diabéticos uma cicatrização rápida de ferimentos. Isso ocorre graças à sua ação analgésica, cicatrizante e depurativa. Bastam banhos diários com o chá, após a higienização das lesões, para perceber a melhora.

Veja outros benefícios à saúde que o chá da pata de vaca oferece:

  • auxilia no controle da diabetes;
  • ameniza infecção urinária;
  • elimina a retenção de água;
  • combate o colesterol;
  • melhora a prisão de ventre;
  • coopera para o emagrecimento;
  • ajuda no tratamento de cálculos na bexiga e nos rins;
  • evita o inchaço;
  • contribui para o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais;
  • neutraliza os radicais livres;
  • auxilia no tratamento de elefantíase;
  • impede a formação de trombos;
  • contribui no tratamento da hipertensão arterial e doenças do coração;
  • trata problemas do fígado, intestino, estômago e rins;
  • combate diarreias;
  • atua no tratamento da anemia e hemofilia.

Estes benefícios são possíveis graças às propriedades da pata de vaca que têm poder analgésico, antioxidante, vermífugo, depurativo, laxante, diurético, purgativo, antifúngico, antimicrobiano, cicatrizante e hipoglicêmico.

Como preparar e utilizar a pata de vaca?

O chá da pata de vaca tem ação forte. Portanto, deve-se ter cuidado com a quantidade e a dosagem do ingrediente, visto que ele pode causar efeitos colaterais, como a queda abrupta de glicemia.

Para garantir os benefícios do chá, a dosagem recomendada é de três xícaras de chá por dia por um período de dez dias. O ideal é consumir uma de manhã, em jejum, outra antes do almoço e a última antes de dormir.

Para preparar o chá:

  • coloque uma xícara de chá de água para ferver;
  • desligue o fogo e acrescente uma folha e meia de pata de vaca picada;
  • tampe a vasilha e deixe-a repousar por dez minutos;
  • coe o chá e sirva.

Esse chá pode ser feito em proporções maiores para uso no banho. Ele é eficaz na cicatrização de ferimentos em pessoas diabéticas, sendo aplicado após a higienização do local.

Os benefícios medicinais da pata de vaca são potencializados se as folhas forem colhidas antes da floração e secas ao sol.

A planta da pata de vaca também é encontrada nas versões de pó, tintura e cápsula, e deve ser consumida seguindo as recomendações do nutricionista, médico ou fabricante.

Quais as contraindicações?

O consumo do chá é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças. Antes de incluir esse hábito na rotina, é recomendável consultar um médico, principalmente nos casos de quem sofre com diabetes e hipoglicemia. Essa planta pode potencializar os efeitos dos remédios para o tratamento.

Não se deve substituir o tratamento indicado pelo médico pelo uso do chá da pata de vaca, que, ressaltamos, figura apenas como complemento.

O chá de pata de vaca é capaz de oferecer diversos benefícios à saúde. Como se não bastasse, é fácil de encontrar e incluir na dieta, exigindo apenas a moderação na quantidade consumida por dia.

Você já conhecia o chá de pata de vaca? Tem alguma dúvida a respeito? Deixe seu comentário no post!

Comentários

Comentário

Fechar