Fechar

Comer doces pode dar ainda mais fome

Chega o final de tarde e com ele o fim do expediente. Você está com fome, mas ainda falta para ir ou chegar em casa. O que você faz? Come um chocolatinho ou mesmo uma “inocente barrinha”. Pouco depois percebe que, como dizem os mais velhos, aquilo “não deu nem para tapar o buraco do dente”.

Quando você se dá conta está num verdadeiro ciclo vicioso e um bombom virou uma caixa. Não se trata de gula ou falta de força de vontade. Alimentos ricos em carboidrato causam sensação de bem-estar e ativam uma parte do cérebro responsável pela “recompensa”. Esses alimentos, com alto índice glicêmico, estimulam o hipotálamo, aumentando a fome nas horas seguintes à ingestão. Todo esse efeito em cadeia atrapalha não só sua dieta, mas também sua saúde.

Doces e refrigerantes, são os principais vilões, pois além de aumentarem o peso, também elevam riscos de osteoporose e diabetes tipo 2. E não pense que a versão diet é menos danosa. Devido ao sabor doce, bebidas artificialmente adoçadas confundem o organismo na hora de controlar o consumo de calorias. Assim, o corpo regula a fome de acordo com as informações sobre o sabor dos alimentos e seu valor calórico. Como o sabor corresponde às calorias nele contidas, um efeito rebote faz com que você tenha ainda mais fome e mais vontade de consumir esses alimentos.

  • Leptina: É possível “comer um só”

O açúcar realmente pode fazer mal ao nosso corpo, poderíamos dizer que ele é realmente tóxico, principalmente devido a seus efeitos na leptina, o hormônio responsável pela saciedade, e na insulina. A leptina é produzida por células adiposas e, após liberada no fluxo sanguíneo, informa aos órgãos que há energia suficientemente disponível para eles trabalharem em seus processos metabólicos de alto consumo energético. Quando o nível de leptina sobe, nosso apetite diminui, porém se o nível de leptina cai, nosso metabolismo se desacelera, ou seja, ela é essencial para controlar quanto comemos.

Todo o problema começa com a liberação do hormônio insulina, que bloqueia a leptina. Quando comemos um doce, nosso nível de leptina é afetado, pois o açúcar libera insulina. Não há dúvidas de que você consumiu algo com alto valor energético, porém, o cérebro não reage a ela, devido ao bloqueio da leptina causado pela liberação de insulina.

  • Controlando a Fome e a Vontade de Comer

A ingestão de fibras é muito eficiente na hora de regular a saciedade. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Existe um tipo de alimento na natureza que contém ambas: as frutas. Quando você come uma maçã, por exemplo, a fibra insolúvel forma uma rede no interior do intestino, enquanto isso, a fibra solúvel “faz buracos” nessa rede. Todo esse processo reveste o órgão de um véu esbranquiçado que atua como uma barreira que impede seu corpo de absorver todo o açúcar rapidamente, protegendo o fígado e controlando a saciedade.

O problema é quando você retira as fibras e consome apenas o açúcar, como em sucos de frutas. Essa é a diferença entre “comida de verdade e comida processada”. Enquanto os primeiros são ricos em fibras e açúcar, o segundo contém apenas açúcar.

Para uma dieta rica e balanceada é importante ingerir todos os tipos de alimentos, mas, se você suspeita que algo está errado com você e a sensação de saciedade nunca chega, não deixe de procurar um médico para um check up completo.

Compre produtos sem açúcar na OneMarket

    Veja outros produtos

    Conheça a OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Conhecer
    Produtos Sem Glúten é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar
    Produtos Veganos é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar
    Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar
    Produtos Sem Lactose é na OneMarket
    A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
    Quero Experimentar

    Comentários

    Comentário

    Fechar