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Conheça 6 alimentos anti-inflamatórios e como consumi-los

Em termos gerais, uma rotina que inclui exercícios físicos e uma alimentação adequada é capaz de transformar um organismo fraco e suscetível a doenças em um organismo saudável e forte. Porém, hoje sabemos que os benefícios vão muito além disso, desde a diminuição do cansaço até a melhora na capacidade mental.

Você mantém uma rotina de alimentação saudável? Seguir uma boa rotina alimentar pode não só prolongar a vida, como também melhorar a qualidade dela. Sabia também que existem alimentos anti-inflamatórios? É disso que vamos falar hoje.

Sendo assim, vamos mostrar 6 alimentos poderosos e saudáveis com ação anti-inflamatória. Se você ficou curioso, não deixe de ler este artigo. Vamos lá?

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Os benefícios de uma alimentação saudável

Todo mundo já deve ter ouvido a frase “você é o que você come”, e ela não poderia estar mais certa. São os alimentos que ingerimos que nutrem as células. Se uma pessoa ingere em demasia refrigerantes, frituras, comidas prontas e gorduras, mas pouca água, frutas, legumes e grãos, é bem capaz de que desenvolva um problema de saúde.

Isso porque nosso corpo necessita diariamente de doses de água, proteína, vitaminas, entre outros componentes. Como gorduras, por exemplo, fornecem pouquíssimos desses componentes e ainda possuem muito colesterol, acabam sobrecarregando o organismo com o oposto do que ele necessita.

Assim, a adoção de hábitos alimentares saudáveis não só combate o sobrepeso, mas também afasta doenças relacionadas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas.

Os alimentos anti-inflamatórios

Existem vários alimentos capazes de promover a saúde, o equilíbrio e ainda uma ação anti-inflamatória no organismo. Porém, os efeitos são a longo prazo. Por isso, vamos comentar alguns deles.

1. Peixes

O ômega 3, presente nos peixes, age no sistema nervoso central, melhorando o humor. Além disso, melhora a ação dos neurotransmissores responsáveis pela memória e ainda tem potencial de diminuir inflamações. Exemplos: atum, sardinha e salmão.

2. Sementes

Também ricas em ômega 3, contêm uma substância chamada salicilatos, que reduzem sinais de dor. Exemplos: linhaça, chia e gergelim. Podem ser usados em iogurtes, bolos e biscoitos.

3. Frutas cítricas

Alimentos ricos em vitaminas, mas os benefícios não param por aí. Pesquisas indicam que outro componente, os flavonoides, atuam como anti-inflamatórios. Exemplos: laranja, acerola, goiaba e abacaxi. Podem ser consumidas in natura ou em suco.

4. Oleaginosas

Além de dezenas de componentes benéficos ao corpo, combatem a inflamação e a oxidação das células. Exemplos: castanhas e nozes. Podem ser consumidos in natura ou acrescentados em saladas, pães e bolos.

5. Óleos

Calma! Não é qualquer óleo, mas aqueles que contêm o bom colesterol (HDL). Exemplos: óleo de coco e azeite. Eles podem substituir o óleo de soja e serem usados também em saladas. O óleo de coco, por exemplo, além de ter ação anti-inflamatória contribui para uma melhora na resposta imunológica contra micro-organismos. Porém, os óleos devem ser usados com parcimônia, pois são calóricos.

6. Ervas e temperos

Seus benefícios vão bem além de dar um sabor a mais nas refeições. As chamadas especiarias oferecem vários benefícios, sendo que algumas delas ajudam na prevenção do câncer. Exemplos: canela e açafrão.

A ação anti-inflamatória

Os anti-inflamatórios não tratam apenas da inflamação, mas também da dor e da febre. Eles são capazes de aumentar a nossa imunidade por meio de substâncias que inibem ou até mesmo bloqueiam a ação inflamatória. Entre essas substâncias estão o ácido graxo, ômega 3, alicina, antocianina e a vitamina C.

Vimos a importância de uma alimentação saudável para a melhora na qualidade de vida. Quem não quer ter mais qualidade de vida? Então, os alimentos anti-inflamatórios podem ajudar a promover uma boa saúde e ainda reduzir processos inflamatórios causados por alguma lesão. Que tal começar a consumi-los já e descobrir novas receitas?

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