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Conheça os alimentos que ajudam no controle da diabetes

Você sabia que existem alimentos que ajudam no controle da diabetes? Isso mesmo! Uma dieta balanceada, rica em fibras e com baixo índice glicêmico, é fundamental para os diabéticos que querem alcançar uma melhor qualidade de vida.

Dentro do corpo, as fibras auxiliam a diminuir e a retardar a absorção do açúcar pelo organismo e os alimentos de baixo índice glicêmico são absorvidos aos poucos, liberando lentamente o açúcar para a corrente sanguínea. Assim, não há picos de glicose no sangue, o que é muito importante para quem sofre com essa doença.

Se você tem esse distúrbio, continue lendo este post e conheça alguns dos alimentos que ajudam no controle da diabetes. Confira:

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Frutas

Muitas pessoas acreditam que, devido à presença da frutose (açúcar natural) na composição das frutas, quem tem diabetes deve parar de comer esses alimentos. Mas isso não é verdade!

A frutose encontrada nas frutas está associada a outros nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais, portanto sua absorção é lenta e não provoca a elevação dos níveis de açúcar no sangue.

É indicada a ingestão de frutas frescas, que possam ser consumidas com casca ou que tenham bagaço, como maçã, pera, laranja e limão. Frutas vermelhas também são recomendadas já que contêm substâncias com ação anti-inflamatória, melhorando a circulação sanguínea.

Porém, tome cuidado com frutas ricas em carboidratos, como banana, açaí, uva e jaca, pois elas aumentam as chances de pico de glicemia.

Grãos e sementes

Os grãos e sementes são ricos em nutrientes, contribuem para uma melhor circulação sanguínea, fortalecem o sistema imunológico e controlam as quantidades de açúcar no sangue.

Além disso, são fundamentais para o melhor funcionamento do intestino, o que é ótimo para os diabéticos, uma vez que problemas de constipação intestinal são muito comuns em quem sofre com essa patologia.

Então, inclua nas suas refeições os seguintes grãos e sementes: grão-de-bico, lentilha, feijão branco, ervilha, linhaça, aveia, chia, quinoa, sementes de girassol e de abóbora.

Tubérculos e vegetais

A batata-doce é um dos alimentos mais indicados para quem tem diabetes. Esse tubérculo é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, o que reduz os picos de hiperglicemia depois das refeições.

Outro tubérculo muito recomendado para os diabéticos é a batata yacon. Ela é capaz de reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue. No grupo dos vegetais, o brócolis e o espinafre são alimentos muito indicados para quem sofre com diabetes.

O brócolis é um vegetal antioxidante, rico em vitamina C e fibras. Ele é ainda importante por conter cromo na sua composição, mineral responsável por controlar a glicemia. Já o espinafre contém elevadas quantidades de fibras e baixa presença de carboidratos.

Outros vegetais de folha verde escura, como rúcula e couve, devem ser incluídos na dieta alimentar do diabético.

Farinha de banana-verde

A farinha de banana-verde é rica em amido resistente, carboidrato de difícil absorção e digerido somente no intestino, o que evita picos de glicose no sangue.

Esse nutriente é característico da fruta verde, portanto utilizar a biomassa de banana-verde nas receitas também auxilia na regulação da diabetes.

É importante destacar que todos esses alimentos devem ser consumidos de forma equilibrada e associados à prática regular de exercícios físicos para que, assim, os diabéticos garantam uma melhor qualidade de vida.

Agora que você já conhece os alimentos que ajudam no controle da diabetes, que tal entrar em contato com a gente? Temos várias opções de produtos sem açúcar e podemos ajudá-lo!

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