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Conheça os benefícios da jabuticaba para sua saúde

A jabuticaba é uma fruta brasileira advinda da floresta Atlântica que se diferencia de outras porque cresce diretamente no tronco de sua árvore.

A fruta pequena e arredondada tem poucas sementes, que são envolvidas por uma polpa. Tanto semente quanto polpa têm diversas propriedades e fazem bem para aqueles que a consomem.

Os benefícios da jabuticaba não são poucos, sendo rica em: carboidratos, proteínas, vitaminas C e B, ferro, cálcio, fósforo, fibras e antioxidantes. Além disso, apresenta baixos níveis de gordura.

Saborosa e com tantas propriedades, uma fruta assim deve ser incluída na sua alimentação saudável, não é mesmo? Você gosta dessa fruta brasileira e já conhece seus benefícios? Confira nosso post e saiba agora mesmo o que ela tem de bom para oferecer!

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Benefícios da jabuticaba

Graças às suas muitas propriedades, a junção da casca e da polpa da jabuticaba fazem muito bem à saúde. Confira abaixo algumas das propriedades dessa deliciosa fruta.

Promove a saúde óssea

A jabuticaba tem altos níveis de potássio, magnésio e cálcio. Os percentuais desses minerais na fruta são de 129,7 mg, 17,8 mg e 8,4 mg, respectivamente, a cada 100 g ingeridas. As propriedades oferecidas por tais nutrientes são importantes para manter a saúde dos ossos, prevenindo seu enfraquecimento e também o surgimento de doenças degenerativas, como a osteoporose.

Estimula a cicatrização

Por ser rica em vitamina C (100 g de jabuticaba garantem 36% do valor diário recomendado para esse nutriente), que promove a regeneração celular, um dos benefícios da jabuticaba é estimular a cicatrização da pele, evitando também o surgimento de manchas e rugas.

A vitamina C ainda é responsável por estimular a produção de colágeno e elastina, beneficiando a derme com mais firmeza e elasticidade.

Além disso tudo, os antioxidantes oferecidos por essa vitamina ajudam a prevenir o envelhecimento precoce dos tecidos.

Previne o câncer

A jabuticaba é eficiente no combate a doenças como o câncer graças às suas propriedades antioxidantes, que advêm de múltiplas substâncias — além da vitamina C, a fruta oferece também a vitamina B1 (tiamina) e o mineral manganês.

A porcentagem da B1 a cada 100 g de jabuticaba é de 0,1 mg (ou 7% do valor diário); já o manganês, que é um potente aliado para varrer processos de envelhecimento celular, tem concentração de 0,3 mg nessa fruta, ou seja, 13% do valor diário recomendado.

A jabuticaba também tem compostos como antocianinas, presentes em alimentos das cores vermelhas e arroxeadas. As antocianinas são flavonóides que atuam no nosso organismo combatendo a ação dos radicais livres, que são responsáveis por danos às células e mutações do DNA que podem gerar diferentes tipos de cânceres.

Auxilia no controle da diabetes

Dos muitos benefícios da jabuticaba, pode-se citar também o auxílio no controle de diabetes. Por meio do rico ambiente fibroso da sua casca (2,3 g de fibras a cada 100 g), especialmente a pectina, a fruta auxilia a criar uma espécie de barreira para o controle da absorção de açúcar e gordura para o sangue. Dessa forma, a fruta é eficaz na diminuição de glicose, sendo benéfica para os diabéticos.

Regula o intestino

Como comentamos no item anterior, a jabuticaba tem alto teor de fibras. Logo, o consumo regular da fruta, em uma alimentação equilibrada, ajuda a estimular os movimentos regulares e a melhorar o fluxo do intestino.

Isso facilita os processos de digestão e a desintoxicação do organismo. Um benefício adicional relacionado a esse cuidado do trato digestivo promovido pelo consumo de jabuticaba é a prevenção da prisão de ventre.

Pode ajudar em processos de emagrecimento

Além de todos os benefícios para a regulação do metabolismo que você já viu neste post, a jabuticaba é uma ótima opção para driblar a vontade de consumir açúcares ultraprocessados. Essas substâncias, presentes em alimentos que muitos comem nos intervalos, como bolachas recheadas, favorecem o aumento de peso e o desenvolvimento de diversos problemas de saúde.

A jabuticaba aparece, nesse contexto, como uma boa alternativa para driblar a vontade de doces e fazer um lanche leve (a cada 100 g, são apenas 58 kcal e 15,3 g de carboidratos). Logo, ela é uma opção interessante para turbinar o cardápio com bons nutrientes e também sabor, ajudando na manutenção de um cronograma alimentar.

Consumo da jabuticaba

A jabuticaba geralmente é consumida in natura, ainda mais quando está na época de colheita, doce e suculenta. Mas saiba que ela também pode ser usada para fazer sucos, geleias, doces, licores e chás.

Para que você consiga aproveitar mais os benefícios da jabuticaba no dia a dia e organizar um cronograma alimentar mais rico e estimulante, nós preparamos ótimas dicas que poderão ser aliadas da sua dieta.

Nas próximas linhas, vamos ensinar duas receitinhas práticas, deliciosas e equilibradas com jabuticaba. Tome nota e faça os testes aí na sua casa!

Suco detox de jabuticaba

Ingredientes:

  • 1 copo de água de coco natural;
  • 20 g de amora;
  • 40 g de jabuticaba;
  • 1 colher (chá) de capim-santo;
  • gelo a gosto.

Preparo:

  1. coloque tudo no liquidificador, exceto o gelo, e bata até ficar homogêneo;
  2. adicione os cubos de gelo e pulse até chegar na consistência preferida;
  3. se quiser adoçar a bebida, opte por adoçantes naturais, como stévia e mel de agave.

Dica: se preferir, você pode coar o suco para servir. No entanto, esse processo tende a reduzir o volume de fibras ingerido.

Picolé de jabuticaba

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de geleia de jabuticaba (veja nossas dicas para fazer geleia caseira);
  • 2 copos de iogurte natural sem açúcar.

Preparo:

  1. misture os dois ingredientes em uma tigela até obter uma textura bem homogênea;
  2. transfira o creme de jabuticaba e o iogurte para forminhas de picolé e leve tudo para congelar;
  3. sirva geladinho!

Seja qual for o preparo que você escolher fazer na sua casa, lembre-se de que a fruta deve ser completamente utilizada, casca e polpa, para que todos os nutrientes e benefícios sejam aproveitados.

Além disso, ao tomar esse cuidado, você evita o desperdício de alimentos, tornando a sua cozinha ainda mais equilibrada. Por fim, não se esqueça de lavar as jabuticabas muito bem antes do consumo, de modo a evitar contaminações.

Neste post, você viu os vários benefícios da jabuticaba. Lembre-se de que eles podem ser potencializados quando aliados a uma alimentação saudável e regrada.

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