Fechar

Descubra se realmente existe relação entre açúcar e câncer

Barra de chocolate, bola de sorvete, torta de maçã ou de limão. Se você é como boa parte das pessoas, fã de açúcar, deve ser difícil resistir à tentação de consumir esses alimentos, mesmo que eles possam trazer uma série de doenças já conhecidas, como obesidade e diabetes. Mas, e se você soubesse também que o açúcar e câncer podem estar mais relacionados do que você pensa?

O prêmio Nobel de Medicina de 1931 foi para um médico alemão que descobriu que as células cancerígenas têm um enorme apreço pelo açúcar, e nos períodos em que o tumor cresce com rapidez, elas conseguem digerir o alimento até 200 vezes mais rápido do que células normais. Além disso, há estudos mais recentes que trazem mais explicações sobre a possível relação entre o açúcar e câncer.

Quer saber mais sobre isso e descobrir se há realmente uma culpa no açúcar pelo câncer? Continue a leitura!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O açúcar alimenta o câncer?

Todas as células presentes em nosso organismo (tumorais ou não) precisam de açúcar para sobreviver, ou seja, todas são alimentadas por ele. A questão é que as células cancerígenas quebram o açúcar, e isso estimula o crescimento do tumor. Como a glicose fornece energia para o corpo e as células que possuem câncer vão precisar de energia mais do que as normais, há a necessidade de consumi-las mais rapidamente.

O que as pesquisas mais recentes — desenvolvidas durante 9 anos por cientistas da Universidade Católica de Leuven — mostram é que esse consumo abundante de açúcar pelas células cancerígenas leva a um ciclo vicioso: o crescimento e desenvolvimento do câncer, que é continuamente estimulado.

Então, ficou claro que o consumo de açúcar não é a causa do câncer, e aboli-lo do seu cardápio é contraproducente para sua saúde, já que as células saudáveis também precisam dele para sobreviver.

Por que existe esse boato?

Conforme foi mencionado, o açúcar não é responsável pelo aparecimento do câncer. Porém, ele pode ter um tipo de responsabilidade indireta. Afinal, o excesso de açúcar é um dos grandes vilões que podem desencadear a obesidade, e o excesso de peso aumenta consideravelmente as chances de alguém desenvolver até 14 tipos de câncer. A obesidade só fica atrás do tabagismo quando o assunto é riscos de desenvolvimento dessa doença.

Além disso, também há estudos que apontam que quem possui diabetes tem mais chances de desenvolver o câncer. 27% dos voluntários diabéticos da pesquisa foram apresentados como mais propensos à doença.

Por isso, é preciso tomar cuidado com os excessos dos alimentos mencionados no começo do texto, mas também com outros menos óbvios que podem conter altas doses de açúcar, como iogurtes, cereais matinais, molho para macarrão, suco de fruta industrializado etc.

A mensagem deste texto é que o açúcar e câncer não têm uma relação direta, mas é possível reduzir as chances de desenvolver o tumor por meio de hábitos mais saudáveis que afastam outras doenças, como exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Compre produtos sem açúcar na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar