Fechar

Dicas de como comer doce de forma mais saudável

Para alguns, um docinho no meio da tarde, ou a sobremesa pós-almoço é essencial. Assim, o hábito de sentir o gosto do açúcar e a sensação de prazer proporcionada por saborear essas delícias pode ser algo muito difícil de abandonar, mesmo durante dietas e restrições alimentares. Mas, existe uma maneira comer doce de forma mais saudável.

No entanto, sabendo que o açúcar pode causar problemas de saúde, como obesidade, insuficiência do fígado e até câncer, fica difícil encarar um doce como um pequeno ato de prazer inocente.

Para mostrar que é possível comer doce de forma mais saudável, e sem grandes sacrifícios, reunimos dicas que podem ajudá-lo a reduzir o consumo de açúcar, sem deixar esse prazer de lado. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Encare o consumo de doces como um vício

O açúcar é um ingrediente muito presente no dia a dia do brasileiro. Às vezes, como no café, podemos identificá-lo e, até mesmo, saber a quantidade que foi colocada. Em outros momentos, como no caso dos molhos de tomate, ingerimos açúcar sem nem perceber.

Como esse é um ingrediente altamente aditivo, ou seja, que causa um vício, é preciso adotar um novo ponto de vista.

Encarar seu consumo de doces como um vício pode ajudá-lo a mudar esse hábito. Assim, você consegue reduzir a quantidade de doces que precisa para ficar feliz, sem matar de vez esse prazer.

Prepare seus próprios doces

Um jeito fácil de comer doce de forma mais saudável é deixar de lado todos aqueles que são produzidos industrialmente e optar por doces feitos pelas suas próprias mãos.

Desse jeito fica fácil, por exemplo, mensurar as porções e o quanto de açúcar você realmente está consumindo.

É possível encontrar receitas alternativas mais saudáveis, que substituem o achocolatado por cacau em pó, reduzindo drasticamente a quantidade de açúcar que vai na receita.

Em alguns doces que podemos facilmente fazer em casa, como a paçoquinha diet, o açúcar não chega nem perto do preparo!

Utilize adoçantes naturais

Para poder preparar os doces em casa, saboreando-os sem culpa, uma boa dica é optar por adoçantes naturais ou ingredientes que adoçam naturalmente.

Além de reduzirem a carga de açúcar inserida no corpo, eles não são industrializados e são mais saudáveis para o nosso organismo.

Conheça as variedades de açúcar

Existem ainda diferentes tipos de açúcar, que vão além do tradicional açúcar branco refinado, que é o mais utilizado pelos brasileiros.

Adaptar seu paladar a outras variedades pode ser uma forma de consumir doces mais saudável.

Escolha a sobremesa ideal

Há uma ampla variedade de tipos e estilos de sobremesa. As que são feitas utilizando frutas como base, por exemplo, não costumam vir acompanhadas de muito açúcar, pois a fruta já possui a doçura natural.

Por isso, se você vai a um restaurante e não quer deixar a sobremesa de lado, optar por uma que seja feita com frutas pode ser uma opção mais saudável.

Se a sobremesa pós-almoço é feita em casa ou no escritório, uma alternativa pode ser uma gelatina, por exemplo. Uvas congeladas e maçãs cozidas também são ótimas opções!

Divida os doces com alguém

Não dá mesmo para ficar sem um doce? Então é hora de encarar a vontade de frente, mas de forma mais saudável. Compre o doce que deseja e divida-o com alguém que também quer saborear uma delícia. Desse jeito, dá para matar a vontade, mas sem o perigo de cometer excessos!

Compre doces sem açúcar na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar