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7 dicas práticas para diminuir a vontade de comer doce

A busca por limitar o consumo de açúcar está cada vez mais popular — seja por uma dieta saudável ou por necessidade. Para atingir esse objetivo, o maior desafio é driblar a vontade de comer doce.

Se engana quem pensa que o desejo por alimentos açucarados está ligado apenas ao sabor agradável. Ingerir doces constantemente aumenta o nível de glicose e provoca mudanças no corpo humano que levam à necessidade de mais e mais açúcar.

Para conseguir colocar o organismo de volta aos eixos e fugir de uma vez por todas desse ciclo, separamos 7 dicas para ajudar a diminuir a vontade de comer doce. Não perca tempo, leia agora mesmo!

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Por que sentimos tanta vontade de comer doce?

Você pode até conhecer alguém que diz não para um bom e velho docinho, mas vamos ser sinceros: isso é bastante raro. A maioria das pessoas adora alimentos açucarados e não costuma rejeitar uma sobremesa. Mas afinal, por que sentimos tanta vontade de comer doce?

Há diversas razões para isso. A primeira delas é, obviamente, o poder que o açúcar tem de criar um vício em nosso organismo e fazer com que o desejemos cada vez mais. No entanto, poucas pessoas sabem que alguns hábitos podem contribuir para que essa vontade seja ainda maior. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

Comer pouco

Por incrível que pareça, pular refeições ou comer pouco pode contribuir para que a nossa vontade de comer doces aumente. Quando você não ingere calorias suficientes, o organismo passa a procurar outras formas de energia com o objetivo de suprir aquela deficiência. Com isso, o desejo por doces cresce consideravelmente, já que carboidratos são a nossa principal fonte energética.

Refeições com muitos carboidratos vazios

Muitos se perguntam como os povos mediterrâneos, como os italianos, estão sempre em forma mesmo consumindo tantos carboidratos. O que acontece é que eles compensam esse hábito com a ingestão de fibras e proteínas. As calorias de um prato de macarrão, por exemplo, são absorvidas muito rapidamente. Por isso, comer apenas massa não sacia e aumenta o desejo por açúcar.

Consumir alimentos super processados

Alimentos ultraprocessados e repletos de aditivos químicos também são responsáveis pelo aumento da vontade de comer açúcar. Eles contêm muito sódio, o que faz com que nosso organismo busque o equilíbrio com a ingestão de alimentos mais adocicados. Por isso, invista em refeições menos salgadas e mais naturais.

Qual é a importância da redução do consumo de alimentos açucarados?

A introdução do açúcar refinado em nossa alimentação começou há cerca de 400 anos, com o desenvolvimento do ciclo da cana-de-açúcar. Nesse período, esse ingrediente passou a ser considerado indispensável e seu consumo virou mania em praticamente todo o planeta.

O açúcar é, sem dúvidas, uma das substâncias mais prejudiciais na alimentação da sociedade moderna. Ele é responsável ou contribui para o surgimento de diversas doenças que são consideradas verdadeiras epidemias na atualidade. Algumas delas são:

  • obesidade;
  • síndrome metabólica;
  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • doenças ósseas;
  • alterações hormonais;
  • hipertensão;
  • colesterol alto;
  • problemas hepáticos.

Os problemas mencionados acima são apenas alguns dos exemplos de situações causadas, seja direta ou indiretamente, pelo consumo exagerado de açúcar. Por isso, a redução da ingestão dessa substância é fundamental na prevenção e tratamento dessas doenças e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Como podemos driblar a vontade de comer doce?

Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com dicas práticas para enganar o nosso organismo e ensiná-lo a viver sem o excesso de açúcar. Confira, a seguir, algumas maneiras de driblar a vontade de comer doce.

1. Substitua o açúcar

Mel, stevia, agave, adoçantes e açúcares de frutas — como o de coco — são ótimos substitutos para o açúcar branco. Apostar nesses ingredientes é uma boa forma de começar, já que eles mantêm o gosto adocicado dos alimentos.

Todas essas opções também podem ser utilizadas por diabéticos, pois são livres de glicose. As opções naturais, além de adoçar, trazem outros benefícios — a stevia, por exemplo, é rica em vitaminas, sais minerais e não possui nenhuma caloria.

2. Coma menos carboidratos vazios

Existem várias mudanças de hábitos alimentares que ajudam a diminuir a vontade de comer doces. O açúcar não está presente apenas em balas, chocolates e afins — carboidratos simples também fazem parte dessa lista.

Entre os vilões estão os pães brancos, massas e bolachas, conhecidos como carboidratos vazios. Procure substituí-los pelas versões integrais, que além de aplacarem o desejo por doces, proporcionam maior saciedade e auxiliam no funcionamento do sistema digestivo.

3. Prefira alimentos naturais

Coma regularmente e busque sempre opções naturais — no lugar do doce na sobremesa, escolha uma fruta ou um pedaço de chocolate amargo. Se mesmo assim for difícil, existem no mercado várias opções de doces sem açúcar, até mesmo assinaturas mensais de caixas com produtos.

Quando não puder evitar produtos industrializados, crie o hábito de ler as embalagens. Refrigerantes, sucos, molhos, enlatados e processados costumam levar grandes quantidades de açúcar na composição. As bebidas podem ser substituídas por chás, águas aromatizadas e água de coco.

4. Consuma gorduras boas

A frase acima pode parecer absurda para muitas pessoas, já que normalmente gorduras são tidas como substâncias altamente nocivas para nosso organismo. O que poucos sabem, no entanto, é que elas são essenciais para o funcionamento do corpo e que devem, sim, ser consumidas com frequência.

A principal diferença está na qualidade desse lipídio. Para repor a energia que a glicose proporciona ao organismo, acrescente em seu dia a dia alimentos com gorduras saudáveis. Elas podem ser encontradas no abacate, ovos, castanhas, peixes e até mesmo no chocolate amargo.

5. Melhore a saúde da flora intestinal

Quando o intestino funciona bem, fica mais fácil controlar a vontade de comer doce. Ao consumir os alimentos certos, as bactérias presentes no trato intestinal são capazes de liberar substâncias que reduzem a necessidade de açúcar no organismo.

Na lista de benfeitores, estão o iogurte natural — rico em probióticos —, alimentos integrais repletos de fibras, aveia, sementes como a chia e a linhaça e também a biomassa de banana-verde. Alie o consumo desses itens aos seus novos hábitos alimentares.

6. Pratique atividades físicas

É unânime afirmar que os benefícios de praticar atividades físicas são incontáveis. Entre eles, está o controle da ansiedade por meio da liberação de endorfina — o hormônio da felicidade. Mas como esse fato pode diminuir a vontade de comer doces?

Muitas pessoas utilizam os doces como escape, o que as leva a consumi-los sem limites em momentos de estresse. Assim como os exercícios, o açúcar também é capaz de liberar a endorfina — então, a solução é fazer uma troca: em vez de comer, pratique uma atividade física, que também ajuda no controle do índice glicêmico e na perda de peso!

7. Beba água e durma bem

Você sabia que a sede pode ser confundida com a fome? Por isso é fundamental manter-se hidratado. A falta de água no organismo pode alterar os hábitos alimentares. Noites mal dormidas também causam esse efeito — não abra mão do sono de qualidade!

Além das dicas que acabou de conferir, se você é muito ansioso, pode recorrer aos florais — medicamentos naturais feitos a partir da essência de flores. Evite também hábitos que despertam a vontade de comer doce.

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