Fechar

Existe remédio caseiro para diabetes?

A diabetes é uma doença crônica que, atualmente, afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil. Mesmo que composta por alguns diferentes tipos de grupos — tipo 1, tipo 2 ou gestacional, por exemplo —, seu resultado sempre se relaciona aos altos níveis de glicose no sangue (ou alta taxa de glicemia).

Assim, independentemente do caso, a alimentação é sempre algo a se pensar e controlar nos pacientes. Mas, afinal, existe remédio caseiro para diabetes?

Infelizmente, os diabéticos ainda não podem contar com uma solução definitiva para este quadro. No entanto, consumindo alimentos de forma saudável e conhecendo bem as reações do corpo à doença, tudo pode ser mais leve. Veja mais em nosso post de hoje!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Como a alimentação influencia no tratamento da diabetes?

Por se tratar de uma doença que indica taxas elevadas de glicemia, a alimentação de um diabético está diretamente relacionada ao controle de sua saúde. O consumo de carboidratos em excesso pode ser um grande inimigo daqueles que portam a diabetes.

Isso se dá, de forma geral, pela ausência ou falha da insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Se essa substância não está funcionando plenamente, é certo que a ingestão de doces, massas e bebidas alcoólicas, por exemplo, deve ser uma preocupação.

Mas, apesar de uma dieta balanceada ser um passo essencial para o controle da diabetes, as visitas regulares a médicos especializados e de confiança — como um endocrinologista — são também imprescindíveis. Por ser uma doença ainda sem cura, os diabéticos também precisam do auxílio de medicamentos.

Quais os alimentos mais indicados para os diabéticos?

Conhecer alguns alimentos que auxiliam no controle da doença (para além daqueles sem açúcar) é fundamental para viver uma vida mais tranquila e menos cheia de preocupações.

A seguir, confira frutas, carnes e mais várias outras comidas que podem lhe ajudar a seguir firme no tratamento da doença — lembrando-se, sempre, de que eles não funcionam como um remédio caseiro para diabetes:

Abacate

O abacate é uma fruta replete de gorduras boas para o corpo, ou seja, as gorduras mono e poli-insaturadas. Esse tipo de substância, além de auxiliar na resistência à insulina, é também poderoso na prevenção de doenças cardiovasculares — as quais os diabéticos estão mais suscetíveis.

Fica, portanto, o aprendizado: se você possui algum tipo de diabetes, fuja das gorduras saturadas!

Peixes

Os peixes, principalmente aqueles de água fria, são excelentes tipos de carne para o auxílio no controle da diabetes. Isso porque eles são ricos em ômega 3, um nutriente que está diretamente ligado à diminuição da concentração de glicose no sangue — o que é perfeito para um diabético, certo?

Além disso, assim como o abacate, os alimentos rico em ômega 3 também são fundamentais para a prevenção de doenças cardiovasculares. Fica a dica: não deixe de incluir atum, sardinha e salmão no seu prato.

Amêndoas

Além de serem ricas nas gorduras boas, as amêndoas também estão cheias de magnésio. Mas por quê esse nutriente é importante?

É muito comum que, durante as crises de glicemia muito alta, os pacientes mostrem alguns sinais, como idas constantes ao banheiro para urinar. Nessa excreção, muito magnésio é perdido e, assim, é fundamental repor essas taxas. O consumo de amêndoas é uma boa forma de fazer isso.

Leguminosas

Ervilha, feijão e soja, por exemplo, são alimentos essenciais para o dia a dia daqueles que possuem diabetes. E o poder dessas leguminosas reside em suas quantidades de fibras.

As fibras são uma forma de desacelerar a absorção de glicose pelo sangue. Assim, se você consumiu açúcar, vai ter mais tempo de tomar providências em relação a isso — e os efeitos desse consumo não serão sentidos com tanta força, como costuma ocorrer com as crises.

Outras alternativas também existem. É o caso da SugarFree Box — um clube de assinatura de produtos sem açúcar. Não deixe de conferir. Os exercícios físicos também são muito importantes!

Não existe remédio caseiro para diabetes, mas, como mostramos, uma alimentação saudável é fundamental para uma vida mais leve. Continue com a gente e veja mais alimentos que podem lhe auxiliar no controle da doença!

Comentários

Comentário

Fechar