Fechar

Farinha de berinjela: descubra 3 benefícios

Existem várias opções de farinha para quem deseja substituir a farinha de trigo, seja para variar o cardápio ou para adotar hábitos mais saudáveis. No post de hoje, vamos falar sobre uma dessas alternativas: a farinha de berinjela.

A farinha de berinjela, que é obtida por meio da desidratação e trituramento do legume, traz diversos benefícios para a saúde e é muito saborosa. Abaixo, listamos as principais propriedades e benefícios desse alimento. Vamos conhecê-lo melhor?

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Conheça as propriedades da farinha de berinjela

A berinjela tem várias qualidades nutricionais. A casca do legume, por exemplo, é rica em antioxidantes, que promovem a proteção do DNA das células e evitam doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, entre outras enfermidades.

Na forma de farinha, o alimento se destaca pela forte presença de fibras e por não ter quase nada de gordura. Além disso, o produto também é uma rica fonte de:

  • ferro;
  • magnésio;
  • vitamina A;
  • vitaminas do complexo B;
  • cálcio;
  • cobre.

Entenda os benefícios da farinha de berinjela

1. Reduz o colesterol

O consumo da farinha de berinjela contribui para a redução do colesterol LDL (também conhecido como colesterol ruim) e de triglicérides no sangue. Isso acontece porque o gel formado pelas fibras da berinjela faz com que a quantidade de colesterol enviado seja menor ao sangue. Além disso, o alimento também é rico em colesterol bom, o HDL, que promove a retirada do colesterol ruim do organismo.

2. Contribui para o emagrecimento

A rica presença de fibras na composição da farinha também é um dos motivos que a tornam uma aliada para quem quer emagrecer. Isso porque a fibra, ao entrar em contato com as substâncias do estômago, se expandem e promovem uma sensação de saciedade. Em outras palavras, você consome menos calorias e alimentos para se sentir satisfeito!

Um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) confirmou a eficácia da farinha para a perda de peso. Entretanto, vale lembrar que o produto sozinho não faz milagre e que é fundamental ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

3. Melhora o funcionamento do intestino

A ingestão da farinha de berinjela também traz benefícios para o funcionamento intestinal. Por ter uma grande quantidade de fibras, o alimento ajuda a aumentar o bolo fecal, aumentando a pressão exercida na parede do intestino e estimulando o órgão a funcionar de forma mais eficiente.

Saiba como o alimento pode ser consumido

Além de todas as vantagens que citamos, vale enfatizar que a farinha de berinjela é versátil e prática. Após ser desidratada para a produção da farinha, a berinjela perde o seu conhecido amargor natural, podendo ser tranquilamente inserida tanto em alimentos salgados quanto em um suco, por exemplo.

Outras possibilidades de consumi-la são:

  • misturada com iogurte;
  • salpicada em saladas de frutas;
  • adicionada na preparação de pães, bolos e biscoitos.

Não existem contraindicações específicas relacionadas à absorção da farinha. Entretanto, para evitar constipação intestinal, é fundamental alinhar o consumo da farinha de berinjela à ingestão correta de água (cerca de 2 litros por dia). Dessa forma, é possível aproveitar todas as vantagens desse alimento na sua dieta!

Gostou de conhecer a farinha de berinjela? A OneMarket disponibiliza esse e vários outros produtos saudáveis e deliciosos.

Compre produtos relacionados na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar