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Farinha de centeio: entenda como ela ajuda no controle do açúcar

Cientificamente chamado de Secale cereale L, o centeio é semelhante ao trigo e à cevada, utilizado para fazer vodka, whisky e cerveja. Ele é mais comum em áreas de clima frio e, no Brasil, portanto, a sua produção se destaca no Sul.

Por ser saborosa, a farinha de centeio é usada no preparo de bolos, pães, tortas e biscoitos. Além disso, é fonte de proteínas, minerais, vitaminas e fibras, sendo mais nutritiva do que a farinha de trigo branca.

Hoje vamos contar quais são os benefícios da farinha de centeio e como ela auxilia os diabéticos, melhorando a qualidade de vida. Confira!

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Como a farinha de centeio auxilia no controle de açúcar e diabetes?

A farinha de centeio tem um índice glicêmico menor que o da farinha de trigo branca — mais usada na culinária em todo mundo — e, por esse motivo, não causa tantas variações de glicose no sangue.

Isso significa que alimentos preparados com a farinha de centeio aumentam a sensação de saciedade e evitam que o excesso de energia consumido se transforme em gordura abdominal.

Portanto, esse tipo de farinha não ocasiona picos de glicose — que é quando o açúcar no sangue cai e a insulina aumenta —, fazendo com que você sinta fome mais cedo e estimulando a reserva de gordura. Como suas moléculas são maiores e não se quebram facilmente em açúcar, a farinha de centeio é benéfica para as pessoas diabéticas.

Quais são outros benefícios da farinha de centeio?

Além de ajudar no controle da diabetes, a farinha de centeio traz vários benefícios para quem a inclui em sua dieta. Veja abaixo alguns deles.

Tem triptofano

A principal função deste aminoácido é produzir serotonina: neurotransmissor associado ao bem-estar. O triptofano é fabricado pelo organismo, porém pode também ser obtido por meio da dieta, como no caso da farinha de centeio. A serotonina em níveis adequados dificulta a depressão e eleva a sensação de prazer, além de diminuir o estresse e a compulsão por doces.

Contém menos glúten

Mais uma vez comparada à farinha de trigo — que é a mais utilizada na culinária —, a farinha de centeio tem menos glúten. Por esse motivo, o pão feito com ela tende a crescer pouco, já que possui menos dióxido de carbono, que é representado pelo glúten.

Aumenta a saciedade

A farinha de centeio prolonga a saciedade graças aos seus carboidratos complexos, que têm digestão mais lenta, e à presença das proteínas e fibras que também ajudam, a longo prazo, no controle do peso. Assim, a farinha de centeio satisfaz por mais tempo diminuindo a fome e portanto, ajuda na perda de peso.

Rica em nutrientes

Fonte de nutrientes, a farinha de centeio traz vários benefícios à saúde. Os minerais (magnésio, manganês, zinco, fósforo, selênio e potássio) presentes na farinha auxiliam o sistema imunológico, intensificando as defesas do organismo.

A vitamina B9 e o ácido fólico protegem o corpo contra doenças cardiovasculares, alzheimer e derrames, além disso melhora o sistema reprodutivo e também o sistema nervoso.

Ainda contém propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo câncer, problemas cardíacos e oxidação das células, causadores do envelhecimento precoce.

É fonte de energia

A farinha de centeio é uma ótima opção para quem pratica exercícios, já que é capaz de fornecer energia de forma gradual. Os carboidratos complexos presentes nessa farinha garantem uma liberação de energia no organismo lenta e gradual, diferentemente do que ocorre com os carboidratos de rápida digestão, que são rapidamente absorvidos e logo liberam o açúcar no sangue.

Contém fibras

Enquanto a farinha de trigo tem 3 gramas de fibra a cada 100 gramas, a farinha de centeio, na mesma proporção, tem 24 gramas do nutriente. Ou seja, 8 vezes mais fibras.

Como vimos, a farinha de centeio é uma ótima opção para ser incluída na dieta, principalmente quem tem diabetes e necessita fazer o controle do açúcar na alimentação. Além dos benefícios à saúde, ela pode ser uma aliada para quem busca uma alimentação saudável para perder peso.

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