Fechar

Frutose faz mal? Entenda mais sobre o consumo deste tipo de açúcar!

Manter uma alimentação saudável é o que todo mundo quer, mas para atingir este objetivo vale a pena ficar atento a alguns quesitos que acabam passando despercebidos pelo dia a dia. Por exemplo: você sabia que, se consumida de forma indevida e em excesso, a frutose faz mal?

Este é o caso dos açúcares, que são importantes para nossa vida, como a frutose contida nas frutas. Mas, aí começam a surgir as questões: será que suco faz mal? Será que realmente é saudável?

Pensando nisso, separamos a resposta dessa dúvida e ainda mostramos alguns pontos para você não passar dificuldade na hora de pôr em prática os novos hábitos alimentares. Confira!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
Excessos

Embora seja delicioso tomar um suco de frutas refrescante, precisamos entender que devido ao grande fluxo de produtos que contém frutose, acabamos não nos atentando ao que contém em seu interior. E o processo de industrialização modifica algumas composições desses alimentos. Mas, o que isso quer dizer?

Além de ocasionar um mal estar na saúde, em geral esses elementos que são trocados podem ser cruciais na nossa dieta, por exemplo. Por isso, ler os rótulos facilita na hora de se planejar. Aquele velho ditado ”qualquer coisa em grande quantidade faz mal” nunca foi tão bem usado, viu?

Alimentação

É preciso olhar também para o resto da alimentação, pois a frutose está contida em outros alimentos. A maioria dos produtos ingeridos pela população, por si só, contém açúcar do milho que, na verdade, é transformado e, muitas vezes, modificado para ser utilizado em forma de xarope.

Esse aditivo pode ser comparado com a cana-de-açúcar já processada, a qual conhecemos como o açúcar refinado. Neste caso, adoça 2 vezes mais do que o normal. Então, fique de olho em sopas de saquinho, molhos e atenção: suco faz mal quando muito adoçado. O ideal é consumi-lo sem açúcar ou com Stevia.

Metabolismo

Com o processo de absorção dos nutrientes provenientes da ingestão de alimentos com teor de frutose alta, o que seria para se transformar em células e nos dar energia, acaba se transformando em gordura.

Isso forma um ciclo no organismo, onde tudo o que contém glicose não é absorvido, gerando, consequentemente, algumas doenças. Evite! Não dá para ficar doente, não é?

Doenças

De acordo com alguns estudos, a maioria de pessoas portadoras de diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares tem a doença adquirida pela má alimentação e pela ingestão de doces. A pressão arterial se inicia devido ao excesso delas, em certos casos evoluindo para um quadro mais crítico.

Consumo adequado

Já que estamos falando de frutose, por que não ingerir frutas no seu modo natural? Sim! Ingeri-las sem processos e outras formas é totalmente permitido. Mas, o indicado mesmo é comer a fruta por inteiro, nada de jogar as fibras fora!

São elas que contêm o “antídoto ” para esse açúcar não se tornar vilão. E ainda bloqueiam tudo aquilo que vem em grande quantidade e ajudam na hora da transformação dentro do corpo humano. O bagaço da laranja, por exemplo, não é descartável e pode ser muito gostoso, então aproveite!

Como você pode notar, estar atento às condições de alguns alimentos é fundamental para ter uma boa forma física. Não fique com medo, suco faz mal quando não se lê o rótulo!

Gostou? Assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos para a sua saúde em primeira mão!

Comentários

Comentário

Fechar