Fechar

Glicose baixa: descubra os sintomas da hipoglicemia

 

glicose é a principal fonte de energia do organismo, sendo assim, é necessária para o perfeito funcionamento do nosso corpo. Quando essa substância está em baixa no organismo, logo surgem alguns sintomas de hipoglicemia. Além disso, vale ressaltar que esse quadro não é exclusivo de quem tem diabetes.

A queda do nível de glicose no sangue é comum em diabéticos, mas também é um alerta para qualquer um, já que está ligada a fatores além de uma doença estabelecida. Entre os muitos meios de se prevenir da hipoglicemia, alguns são tão simples que não parecem parte de um tratamento.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda mais sobre o assunto, aprenda a reconhecer os sintomas de hipoglicemia, suas causas e consequências. Acompanhe!

Produtos Sem Lactose é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem lactose e sem lácteos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Açúcar é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos sem açucar do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Veganos é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos veganos do país. Encontre os produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Produtos Sem Glúten é na OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos glúten do país. Encontre Schãr, Aminna, Belive, Casarão e outras marcas que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Experimentar
Conheça a OneMarket
A OneMarket é o maior mercado de alimentos saudáveis do país. Encontre snacks, alimentos a granel, suplementos e outros produtos que você ama e receba na porta da sua casa.
Quero Conhecer
O que é glicose?

A glicose é um tipo de molécula do grupo dos carboidratos, presente em alimentos doces, naturais ou industrializados. Em outras palavras, esse elemento é o açúcar de qualquer comida que, depois de passar por processos metabólicos no organismo, se transforma em glicose.

No organismo, a glicose fornece energia às células. O pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio insulina, que regula e permite a entrada da glicose nas células.

Caso esse órgão esteja com algum problema, pode acontecer tanto o aumento quanto a baixa da produção desse hormônio, alterando a absorção da glicose. Devido a isso, podem ser geradas uma série de problemas como a hipoglicemia, que também é conhecida por glicose baixa.

Essa condição é definida como a falta de açúcar no sangue, que ocorre quando a taxa de glicose no sangue cai para valores inferiores à taxa normal. Contudo, vale ressaltar que a glicemia baixa não é uma doença.

A seguir você vai conhecer o que pode provocar essa queda da taxa de glicose no sangue.

O que provoca a hipoglicemia ou glicose baixa?

Essa é a dúvida mais comum das pessoas e, para ajudar no controle da taxa de glicemia, é essencial que fique essa questão esteja muito clara. Você sabia que é um dos problemas mais graves relacionados ao tratamento do Diabetes Mellitus? No entanto, as pessoas saudáveis não estão livres do risco. Por isso, confira três condições que podem desencadear a glicose baixa a curto ou a longo prazo.

Ingestão excessiva de álcool

Pois é, aquela cervejinha ou caipirinha em excesso durante a semana pode se tornar um risco. Quando consumido em altas quantidades, o álcool dificulta a produção de insulina, prejudicando o funcionamento do fígado. Assim, para metabolizar e tirar todo o álcool, será necessário um tempo importante para que ele volte ao normal.

Medicamentos

Mesmo considerados inofensivos, alguns medicamentos, quando ingeridos em doses maiores que o recomendado pelo médico, podem, sim, provocar hipoglicemia em pessoas saudáveis. Como exemplo temos a aspirina, a claritromicina, a fluoxetina e também a quinina, que é um remédio utilizado para tratar a malária.

Dietas restritivas

restrição no consumo, principalmente, de carboidratos e de fontes importantes de energia fazem com que o seu corpo queime gordura mais rápido. Esse corte brusco diminui o nível de glicose no seu sangue.

Diabetes

A maior incidência da hipoglicemia ocorre mesmo em quem tem diabetes. O uso de insulina e de medicamentos para o tratamento da doença na tentativa de diminuir as taxas de glicose no sangue pode reduzir demais, levando a um quadro de hipoglicemia.

Quais são os tipos de hipoglicemia?

Há uma distinção médica para classificar a glicose baixa a partir de como se dão os sintomas de hipoglicemia. As diferenças entre a hipoglicemia de jejum e a pós-prandial vão desde fatores provocados por agentes externos até por problemas do organismo.

Hipoglicemia em jejum

Na maioria dos casos, esse problema surge depois que a pessoa fica várias horas sem comer ou porque fez uma alimentação inadequada. No entanto, além desses motivos — que valem para qualquer pessoa que esteja sob essas condições —, a taxa de glicose baixa também por outras causas, como consumir álcool em excesso, ter problemas hormonais, nos rins e no sistema cardíaco, por exemplo.

Hipoglicemia pós-prandial

Esse tipo de baixa da glicose se dá após as refeições, cerca de duas a cinco horas depois da última alimentação. Ou seja, ingerir alimentos pobres em carboidratos é um dos motivos alimentares para a hipoglicemia.

Outro ponto a se levantar em que os sintomas de hipoglicemia pós-prandial aparecem, é em pessoas que fizeram cirurgia bariátrica. A redução do estômago para a ingestão de menor quantidade de comida pode trazer crises de glicose baixa depois de refeições.

Quais são os sintomas de hipoglicemia?

Não é difícil notar os sintomas de glicose baixa, afinal, eles são muito claros, incômodos e facilmente reconhecidos. Os sinais de uma crise hipoglicêmica se dividem em categorias.

Sintomas no corpo

  • fraqueza;
  • tremores;
  • suor;
  • corpo frio;
  • cor da pele fica pálida;
  • fraqueza muscular;
  • formigamento;
  • visão turva.

Na cognição

  • confusão mental;
  • raciocínio prejudicado;
  • tontura;
  • sono.

No humor

  • irritação;
  • agitação;
  • ansiedade.

No coração

  • palpitações;
  • batimentos mais fortes.

Na boca

  • boca seca;
  • fome excessiva.

Se a crise se intensificar e não tratar a dor a tempo, os sintomas evoluem para convulsões, desmaio e até coma e morte.

Qual é a importância da alimentação no tratamento da hipoglicemia?

A alimentação é fundamental na prevenção e também no controle de uma crise hipoglicêmica. Alimentar-se de três em três horas, sempre variando nas combinações de alimentos em busca de um prato saudável, com carboidratos, fibras, etc. é parte da prevenção.

Tomar sucos de frutas naturais também é uma forma de manter a glicose estável. A frutose — açúcar natural das frutas — ajuda a estabilizar os níveis glicêmicos, além de ser uma alternativa muito mais saudável do que refrigerantes.

Não passar longos períodos sem comer também é fator primordial na prevenção da hipoglicemia. Busque fazer refeições menores e sempre com algum alimento mais doce ou rico em carboidratos, dessa forma o organismo terá sempre um estoque de glicose à disposição.

Beber muita água também ajuda nesse ponto, já que o líquido facilita a metabolização dos nutrientes — aqui a ênfase é a glicose — pelo organismo. Outra dica é beber um copo de água com açúcar em que, após alguns minutos, você sentirá uma melhora e, logo em seguida, poderá fazer uma refeição.

Sempre busque um local arejado, além de ajuda, caso você esteja sozinho e uma crise de baixa glicemia acontecer. Como a hipoglicemia provoca tonturas e também desmaios, é ideal se sentar em algum lugar com apoio para as costas

Se os sintomas de hipoglicemia surgirem, você deve agir para reverter o problema. Além das maneiras de se prevenir desse mal que afeta milhões de pessoas diabéticas e não diabéticas, não se esqueça também de visitar um médico regularmente para fazer check-ups.

Aprenda algumas receitas com muito sabor e nutritivas para evitar esse problema de saúde — preparamos 3 de mousse de alfarroba, uma alternativa saudável ao chocolate!

Compre produtos sem açúcar na OneMarket

    Veja outros produtos

    Comentários

    Comentário

    Fechar