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Quais os benefícios do exercício físico para diabéticos?

Por mais que saibamos a importância de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos para diabéticos, muitas vezes não adotamos essas medidas no nosso dia a dia.

E não fazemos isso por mal, já que por vezes temos uma rotina agitada, em que precisamos dividir o tempo entre amigos, faculdade e vida online. Por causa disso, por vezes consumimos lanches industrializados, comida congelada e vivemos uma vida sedentária. Essa é, de fato, a realidade de muitos jovens e adultos que não têm muito tempo para cuidar melhor da saúde.

Em alguns casos, no entanto, o corpo começa a mandar cada vez mais sinais de alerta e, quando se tem um diagnóstico de diabetes ou de hipertensão arterial, é certo que alguns hábitos precisam mudar com urgência.

Por isso, trazemos, neste artigo, algumas informações especiais sobre atividades físicas que vão ajudar você a conviver melhor com a diabetes e a aumentar a sua qualidade de vida a curto e longo prazo.

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Benefícios dos exercícios físicos para diabéticos

Com pouco tempo de prática de atividades físicas regulares, as pessoas já começam a sentir no corpo mudanças positivas, devido à melhoria da circulação sanguínea, ao fortalecimento do sistema imune e ao emagrecimento. A mente também se beneficia dos exercícios, já que eles liberam no organismo substâncias que trazem sensação de bem-estar.

Para quem tem diabetes, então, existem mais vantagens ainda.

Redução de peso

O excesso de peso pode agravar algumas condições relacionadas à diabetes. Por isso, muito mais do que uma questão estética, a redução de massa corporal (especialmente da gordura) é muito benéfica para a saúde e o bem-estar dessas pessoas.

Além disso, é importante lembrar que a obesidade é uma das causas da diabetes do tipo 2. Assim, é fundamental que os portadores dela controlem o excesso de peso, aliando aos exercícios uma dieta balanceada.

Controle de glicose do sangue

Durante uma atividade física, os músculos precisam utilizar a energia que vem da glicose para se contraírem. Por isso, quando uma pessoa se exercita, parte do açúcar que estava no sangue é removida e redirecionada para esse órgão, o que melhora o desempenho durante o exercício e, por consequência, os níveis de glicose no organismo.

Nesse caso, obtém-se um efeito a curto prazo semelhante ao do hormônio insulina, que é responsável por remover o excesso de glicose do sangue e favorecer a entrada dessa substância nas células. Praticar alguma atividade física diariamente por, pelo menos, 30 minutos já pode produzir esse resultado.

Melhora da resistência à insulina

No organismo das pessoas diabéticas, a insulina não age da maneira adequada e, como consequência, há um acúmulo de glicose na corrente sanguínea, o que gera um fenômeno chamado de resistência à insulina.

Quando uma pessoa se exercita regularmente, suas células musculares passam a apresentar, a longo prazo, um transportador de glicose em sua membrana externa, chamado de GLUT-4. Essa molécula torna-se, então, uma via alternativa à insulina, fazendo com que o excedente de açúcar seja absorvido por meio dela e a glicemia possa ser controlada de maneira mais adequada.

Diminuição do risco cardiovascular

A comunidade científica já chegou a um consenso de que os exercícios físicos diminuem, de fato, o risco de problemas cardiovasculares. Entre outros elementos, isso acontece porque essas atividades são capazes de reduzir o colesterol ruim e também controlar a pressão arterial.

Além disso, como eles auxiliam no processo de emagrecimento, acabam trabalhando na eliminação do tecido adiposo que se deposita ao redor de órgãos como o coração, os rins e o fígado (e que é conhecido como gordura visceral). Essa característica afeta diretamente os diabéticos, já que a obesidade pode causar a resistência à insulina, segundo artigo produzido por uma equipe de pesquisadores da UNIFESP. 

Fortalecimento muscular e ósseo

Atividades como a musculação trazem o benefício de deixar os músculos e os ossos mais fortes. No caso dos diabéticos, isso é essencial para o controle dos índices de gordura no organismo. Esse tipo de exercício faz com que o corpo “troque” massa gorda por massa magra. Além disso, com o corpo mais forte, há uma maior disposição para mantê-lo em movimento.

Por fim, o cuidado com os ossos é algo com que todos devem se preocupar, dada a possibilidade de desenvolver uma série de problemas nas articulações ou até a osteoporose com o passar dos anos. O risco é ainda maior em pessoas que têm diabetes.

Aumento da disposição e melhoria do humor

Durante a atividade física, são liberadas substâncias conhecidas como opioides endógenos, como a endorfina, que são capazes de trazer a sensação de bem-estar e satisfação, auxiliando, inclusive, no tratamento de doenças como a depressão.

Ademais, os exercícios proporcionam uma ação analgésica natural que pode reduzir dores no corpo, e é por esse motivo que alguns atletas afirmam sentirem-se “viciados” em atividades físicas. Sendo assim, mova-se e melhore tanto a sua saúde física como a mental!

Melhores exercícios físicos para diabéticos

Por mais benefícios que atividades físicas em geral trazem para quem tem diabetes, existem algumas delas que podem ser contraindicadas. A musculação, por exemplo, pode representar um risco para quem tem problemas na retina.

Nesse caso, os exercícios mais indicados são os aeróbicos, como a corrida, a natação e o ciclismo, sempre com intensidade moderada. É importante também não ultrapassar a marca de 150 minutos semanais de atividades, durante as quais recomenda-se monitorar a frequência cardíaca, que não pode ultrapassar os resultados obtidos em testes ergométricos feitos por um cardiologista.

Atividades que trabalham flexibilidade e equilíbrio, como pilates e yoga, podem ser praticadas até cinco vezes por semana. Mas lembre-se de estar atento a possíveis sensações de desconforto durante a prática desses exercícios, como tontura e falta de ar.

Cuidados durante a prática de exercícios físicos

Antes de iniciar a prática de exercícios físicos, é fundamental consultar um médico para que sejam feitas algumas avaliações. Esse profissional também deve ser questionado sobre qual atividade é mais adequada para o paciente ou mesmo se há alguma que não é indicada.

O próximo passo consiste em medir a glicose antes de se exercitar, já que os valores muito altos ou muito baixos da glicemia contraindicam os exercícios naquele momento.

Também é extremamente importante escolher o calçado adequado. Afinal, o uso de sapatos desconfortáveis pode provocar bolhas e lesões nos pés. Vale lembrar que os diabéticos formam um grupo com maior risco de problemas de cicatrização. Portanto, todo cuidado para evitar feridas é importante.

Recomenda-se, ainda, ingerir bastante líquido e ter atenção redobrada a sintomas como falta de ar e tontura. Ao sentir qualquer mal-estar, interrompa a prática esportiva e, se necessário, busque ajuda médica.

Para finalizar, alimente-se adequadamente, principalmente antes e depois de se exercitar! Conhecer os alimentos que ajudam no controle da diabetes e fazer o acompanhamento alimentar com um nutricionista também é essencial.

Agora que você conhece os benefícios dos exercícios físicos para diabéticos, não espere mais e saia já do sedentarismo! No início, pode parecer difícil passar por tantas mudanças de hábito, mas lembre-se de que cuidar de si mesmo deve ser sempre sua prioridade.

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