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Quais os benefícios do exercício físico para diabéticos?

Dividir o tempo entre amigos, faculdade e vida online faz com que os lanches industrializados, a comida de congelada e o sedentarismo sejam parte da rotina de muitos jovens e adultos, sem que sobre muito momentos para cuidar melhor da saúde.

Em alguns casos, no entanto, o corpo começa a mandar sinais de alerta, como um diagnóstico de diabetes ou hipertensão arterial, avisando que certos hábitos precisam ser mudados.

A partir de então, algumas atividades como a prática de exercícios físicos, a mudança na alimentação passam a ser recomendadas. Nesse momento, muitos se perguntam: Qual a vantagem do exercício físico para diabéticos? Quais cuidados devem ser tomados?

Pensando nisso, destacaremos algumas informações especiais sobre as atividades físicas, para que seja possível conviver melhor com a diabetes e aumentar a qualidade de vida a curto e longo prazo. Confira!

Exercitar-se remove o excesso de glicose do sangue

Durante uma atividade física os músculos precisam utilizar a energia que vem da glicose durante sua contração, por isso, quando uma pessoa se exercita, parte do açúcar que estava no sangue é removida e redirecionada para esse tecido, melhorando o desempenho durante essa prática.

Nesse caso, obtém-se um efeito a curto prazo semelhante ao do hormônio insulina, que é responsável por remover o excesso de glicose do sangue e favorecer a sua entrada nas células. Praticar alguma atividade física diariamente por, pelo menos, 30 minutos já pode produzir esse resultado.

Exercícios afetam resistência à insulina

No caso das pessoas diabéticas, a insulina não age da maneira adequada e, como consequência, há um acúmulo de açúcar na corrente sanguínea. Esse processo é chamado resistência à insulina.

Quando uma pessoa se exercita regularmente, suas células musculares passam a apresentar, a longo prazo, um transportador de glicose em sua membrana externa, chamado GLUT-4. Essa molécula torna-se, então, uma via alternativa à insulina, fazendo com que o excedente açúcar seja absorvido através dela e a glicemia possa ser melhor controlada.

Atividades físicas diminuem o risco cardiovascular

Toda a comunidade científica já chegou a um consenso: os exercícios físicos diminuem o risco de problemas cardiovascular. Isso acontece porque essas atividades são capazes de reduzir o colesterol ruim e também a pressão arterial.

Além disso, podem ajudar no processo de emagrecimento e na remoção de gordura ao redor de órgãos como o coração, rins e fígado, conhecida como gordura visceral. Essa alteração também afeta os diabéticos, afinal, a obesidade pode causar a resistência à insulina, como afirma o artigo produzido pela Universidade Federal de São Paulo.

Movimentar-se aumenta o humor e a disposição

Durante a atividade física, são liberadas substâncias chamadas opioides endógenos, como a endorfina, que são capazes de trazer a sensação de bem-estar e satisfação, auxiliando inclusive no tratamento de doenças como a depressão.

Além disso, os exercícios proporcionam uma ação analgésica natural, que pode reduzir dores no corpo, e é por esse motivo alguns atletas afirmam sentirem-se “viciados” em exercícios. Sendo assim, mova-se e melhore tanto a saúde física como a mental!

Cuidados durante a prática de exercícios físicos

Antes de iniciar a prática de exercícios físicos, é fundamental consultar um médico para que sejam feitas avaliações que a autorizem.

O próximo passo consiste em medir a glicose antes de se exercitar, já que os valores muito altos ou muito baixos da glicemia contraindicam os exercícios naquele momento.

Também é extremamente importante escolher o calçado adequado, afinal, o uso de sapatos desconfortáveis pode provocar bolhas e lesões nos pés. Vale lembrar que os diabéticos são um grupo com maior risco de problemas de cicatrização, portanto, todo cuidado para evitar feridas é importante.

Para finalizar, alimente-se adequadamente, principalmente antes e depois de exercitar-se! Conhecer os alimentos que ajudam no controle da diabetes e fazer o acompanhamento alimentar com um nutricionista traz resultados ainda melhores.

Agora que você conhece os benefícios do exercício físico para diabéticos, não espere mais e saia já do sedentarismo! No início pode parecer difícil passar por tantas mudanças de hábitos, mas lembre-se que cuidar de si mesmo deve ser sempre uma prioridade. Por isso, descubra também como ter uma rotina mais saudável e amplie sua qualidade de vida!

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