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Qual o adoçante mais saudável? Conheça as melhores opções

Na hora de substituir o açúcar comum, muita gente opta pelos adoçantes acreditando fazer uma boa escolha. O que nem todo mundo sabe é que o adoçante nem sempre é sinônimo de saúde. São muitas as opções oferecidas no mercado, o que pode gerar dúvidas na hora de determinar qual o adoçante mais saudável.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Abaixo, você vai conferir os principais adoçantes saudáveis e os que você deve evitar. Boa leitura!

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Melhores opções de adoçantes naturais

Xilitol

Este adoçante é, na verdade, um álcool de açúcar e, por isso, considerado natural. Tem baixas calorias e não aumenta a glicose no sangue, o que evita os picos de insulina. Além disso, seu sabor é muito próximo do açúcar.

É uma boa opção para substituir o açúcar, já que é menos prejudicial à saúde e traz benefícios para a saúde bucal, reduzindo as cáries. Além disso, o xilitol previne doenças nos ossos, como a osteoporose, pois potencializa a absorção de cálcio no organismo, melhorando, consequentemente, a densidade óssea.

Porém, é bom ficar atento à quantidade ingerida por dia. Como esse adoçante é um álcool de açúcar, se consumido em grandes quantidades, pode gerar efeitos colaterais no sistema digestivo.

Eritritol

O eritritol também é um álcool de açúcar e o encontramos em algumas frutas. Tem um sabor muito adocicado e poucas calorias. Ideal para quem quer controlar a glicose, pois não é um alimento de alto índice glicêmico e não gera efeitos sobre os triglicerídeos nem sobre o colesterol.

Mesmo sendo um adoçante natural e o mais tolerado dentre os álcoois de açúcar, o eritritol, se consumido em excesso, pode gerar efeitos colaterais no sistema digestivo.

Stevia

Um dos adoçantes mais populares, a stevia é extraída das folhas da chamada Stevia rebaudiana, uma planta com poderes medicinais, também usada na culinária.

Além de ter pouquíssimas calorias, a stevia apresenta benefícios à saúde:

  • diminuir a formação de placas nas artérias;
  • reduzir os níveis de açúcar em diabéticos — melhorando a sensibilidade à insulina;
  • reduzir a pressão arterial — em caso já existente de pressão alta;
  • diminuir os níveis de colesterol LDL oxidado.

Entretanto, vale lembrar que é preciso cautela e moderação, pois esse adoçante deve ser utilizado para substituição do açúcar ou conforme recomendação do seu médico.

Adoçantes que você deve evitar

Aspartame

Trata-se de um produto químico com poder adoçante 220 vezes maior que o açúcar. Muito utilizado em alimentos de baixa caloria, como refrigerantes light e diet.

O aspartame é o mais polêmico dentre os adoçantes quanto aos seus efeitos colaterais — que podem ser graduais ou imediatos, ou podem, ainda, ocorrer por uma reação aguda —, já que algumas pessoas são mais sensíveis ao seu uso e apresentam reações. A dor de cabeça e o mal-estar são os sintomas mais comuns atribuídos ao consumo do adoçante.

Estudos mostram que o aspartame aumenta os níveis de glicose no sangue, que quando misturado com colorantes, se torna altamente tóxico para as células cerebrais, e que um dos componentes presentes de sua fórmula é o formaldeído, substância responsável pelo câncer.

Além disso, é totalmente contraindicado na gestação, assim como os outros adoçantes artificiais. O cérebro do feto em formação capta 5 vezes mais os efeitos do aspartame, o que pode causar graves lesões em seu sistema nervoso.

Sucralose

A sucralose é feita a partir da transformação da molécula do açúcar, adicionando moléculas de cloro. Por essa razão, é contraindicada para quem tem distúrbios na tireoide, uma vez que o cloro compete com a absorção do iodo. Ainda, pode aumentar a quantidade de insulina no sangue de pessoas que ainda não estão habituadas a consumir adoçantes.

Esse adoçante não possui calorias e é 600 vezes mais doce que a sacarose (açúcar comum).

Os adoçantes são uma boa opção de substituição de açúcar no dia a dia. Porém, é necessário analisar e escolher qual o adoçante mais saudável. Assim, você pode cortar o açúcar de uma vez por todas, mas sem prejudicar a sua saúde.

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