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Saiba quais são os alimentos que não contêm açúcar

​Está cada vez mais comum a busca por alimentos sem açúcar, principalmente entre as pessoas que procuram melhorar os hábitos alimentares, seja para perder peso, por causa de diabetes ou para manter uma alimentação saudável e evitar problemas de saúde.

Mas, ainda existe muita confusão sobre o que são de fato alimentos que não contêm açúcar, já que mesmo alimentos considerados saudáveis, como frutas ou iogurtes, podem conter açúcares naturais.

Para acabar com essa dúvida de vez, montamos esta lista de alimentos que não contêm açúcar e ainda apresentamos algumas alternativas. Confira!

As fontes de proteínas

As principais fontes de proteínas, isto é, carnes, peixes e ovos, não contêm açúcar em sua forma natural. Mas, é claro, isso não inclui aquele peixinho à milanesa ou o filé ao molho branco. Se você está fugindo dos açúcares de todo jeito, então precisa ficar atento também aos acompanhamentos, pois muitos pratos, ainda que usem como base um alimento sem açúcar, são complementados com algum molho ou guarnição que utiliza ingredientes com açúcar no preparo.

O ideal para quem está buscando uma dieta açúcar zero é comer e preparar os alimentos do modo mais natural possível.

Um engano

Ao procurar alimentos sem açúcar, é comum pensarmos: “se não é doce, não tem açúcar”. Porém, esse é um erro que pode ser facilmente desmascarado. Os carboidratos se transformam em açúcar e, por isso, até mesmo legumes e verduras, usados para saladas, totalmente salgadas, contêm açúcar, já que quase toda planta contém carboidratos.

Por isso, a dica: mesmo se você achar que encontrou alimentos que não contêm açúcar, confira a presença de carboidratos também.

A alternativa

Com a problematização do açúcar cada vez maior, a indústria alimentícia criou outras possibilidades que serviriam de substituto ao açúcar: os edulcorantes ou adoçantes, como são conhecidos popularmente. A ideia dos edulcorantes nutritivos é simples: pegar açúcares presentes naturalmente em certos alimentos e sintetizá-los para que fosse possível usá-los em outros alimentos em que eles não são encontrados naturalmente.

Isso aconteceu com a frutose, o sorbitol e o manitol presentes em frutas, ou ainda a planta stevia, por exemplo. Mas, a indústria foi além e inventou também açúcares não presentes na natureza, como os famosos aspartame, ciclamato e sucralose, edulcorantes artificiais que até hoje estão em disputa pela comunidade médica, sobre as vantagens e desvantagens para a saúde.

Na dúvida, o melhor mesmo é se manter o mais natural possível, ensinando o paladar e reduzindo os níveis de açúcar consumidos, sem se esquecer que um bom índice glicêmico (índice de açúcar no sangue) é importante para o bom funcionamento do corpo. É necessário manter uma dieta balanceada e só cortar totalmente algum nutriente por recomendações médicas.

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