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Veja quais são as melhores atividades físicas para diabéticos

Para assegurar bem-estar e longevidade, a prática regular de exercícios aliada à uma boa alimentação são medidas essenciais. Pessoas que apresentam doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, se beneficiam ainda mais quando incluem estas mudanças em suas vidas. Neste artigo, apresentamos algumas das melhores opções de atividades físicas para diabéticos.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 8,9% da população brasileira adulta (mais de 18 anos) apresentou diagnóstico de diabetes em 2016. Entre estes, requerem atenção especial os casos de diabetes tipo 2, que representam quase 90% do total e são causados principalmente por hábitos precários de alimentação, como excesso do consumo de açúcares refinados e sedentarismo.

A partir da prática de atividades físicas, diabéticos se beneficiam da diminuição dos níveis de glicose no sangue e estimulam a ação de insulina, que passa a agir de forma mais rápida, evitando picos glicêmicos no sangue.

Conheça a seguir algumas das melhores opções de modalidades para quem possui diabetes e deseja viver com mais qualidade:

1. Caminhada

Capaz de garantir o bom funcionamento muscular e de ativar a circulação sanguínea, a caminhada é uma alternativa de atividade física barata, de baixa intensidade e, de forma geral, com poucas contraindicações à população.

Para diabéticos, caminhar possibilita a aceleração dos batimentos cardíacos, a oxigenação e o aumento do consumo de glicose. Sozinhos ou acompanhados, podem caminhar diariamente, o que evita hábitos sedentários e diminui problemas como estresse, ansiedade e pode ajudar até no tratamento da depressão.

2. Natação e hidroginástica

As atividades físicas para diabéticos na água estão entre as melhores, pois a ação destas ajuda na diminuição do peso nas articulações e causa baixíssimo impacto. Com elas, é possível também melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis de açúcar no sangue e assegurar a manutenção de um peso saudável, diminuindo a porcentagem de gordura corporal e aumentando a massa muscular do indivíduo.

Em natação e hidroginástica, o praticante trabalha grupos de músculos de todo o corpo, dos membros superiores aos inferiores.

3. Ioga

Com efeito relaxante, a ioga vai além de uma atividade física, permitindo também o reequilíbrio mental de quem a pratica, a partir do controle respiratório e de exercícios que trabalham e aliviam a pressão sofrida por diferentes órgãos do corpo.

Por ser uma atividade mais lenta, promove melhoria da irrigação sanguínea e relaxamento muscular. Nela, há diferentes níveis de práticas e adaptações que podem ser feitas para que pessoas com mais dificuldades ou problemas de mobilidade realizem os exercícios.

4. Pilates

Considerado excelente opção para aqueles que desejam realinhar seu equilíbrio postural e tratar lesões musculares ou dores nas articulações, o pilates é um método não invasivo que promove bem-estar, força e flexibilidade.

Para diabéticos, o pilates ajuda a evitar o excesso de tensão e a favorecer o equilíbrio em seus âmbitos mental e corporal, mesclando exercícios em solo e em aparelhos apropriados.

5. Corrida

Para diabéticos que já praticam atividades físicas e têm um nível de condicionamento mais elevado, a corrida, quando acompanhada por médico e profissional de educação física qualificado, também é uma ótima opção.

Para praticá-la com segurança, é recomendado monitorar os níveis de insulina, podendo aplicá-la antes ou depois do treino, o que varia conforme as características de cada indivíduo.

De alto impacto, a corrida requer tênis bem amortecidos, roupas adequadas e um trabalho de fortalecimento muscular paralelo para evitar lesões futuramente. Com ela, muitos diabéticos se beneficiam da perda de peso e da melhora da autoestima.

Indicada a todas as pessoas, a prática diária de pelo menos 30 minutos de atividades físicas promove a saúde física e mental, independentemente da modalidade escolhida. Com ela, os diabéticos melhoram a ação da insulina e a captação da glicose por vias musculares, permitindo também que desenvolvam um bom perfil lipídico, fundamental para evitar doenças cardiovasculares.

Entretanto, antes de iniciar, é recomendado que façam um check-up médico com endocrinologista, cardiologista e ortopedista, para esclarecer dúvidas e evitar quaisquer complicações. Com hidratação e nutrição adequadas, a prática de atividades físicas para diabéticos pode reduzir os sintomas e controlar a doença, garantindo mais qualidade de vida e disposição para o dia a dia. Conheça outras doenças também agravadas pelo excesso de açúcar no sangue.

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